Foto de TV Globo | Reprodução | Montagem

Afinal, qual a diferença das Startups para os sistemas anos 90?

Saulo Arruda
Postado em 24 de Julho - leitura de 3 minutos
Foto de TV Globo | Reprodução | Montagem

Nas décadas de 90 e 2000 o foco de sistemas era "fazer o que tem que ser feito". Os recursos computacionais da época já não eram tão precários como nas décadas de 70 e 80, mas a herança das interfaces de usuário tipo "DOS" ainda estavam muito presentes, principalmente em sistemas corporativos.

Não é algo incomum até hoje nas empresas, em pleno 2019, ver interfaces de sistemas como esta:

E esses sistemas continuam sendo críticos para a operação da empresa e não podem ser substituídos por sistemas mais modernos muitas vezes por questões econômicas. Até aí, tudo bem, afinal, é trabalho né? 

Mas tudo começou a mudar radicalmente quando o usuário que opera esses sistemas começou a ficar mais, digamos, exigente. A partir de 2010 nós nos habituamos a usar um novo tipo de interface em uma tela muito menor nos nossos smartphones.

De lá pra cá essa evolução foi absurda! Pense que há menos de 10 anos atrás o smartphone mais moderno tinha um teclado físico! 

E os sistemas usados smartphones foram ficando cada vez mais modernos e atrativos, o famoso: "fácil de usar". Hoje qualquer pessoa - com pouco conhecimento do uso de smartphones - pega um aparelho e em minutos sai usando! (lembra do vídeo do bebê com iPad?).

E nas empresas? Nada mudou?

Nos últimos 20 anos, o conceito de Software como Serviço (ou Saas em inglês como acrônimo para Software as a Service) se popularizou no mundo todo. Esse modelo prevê que você contrata um software e normalmente paga um valor mensal.

Você mesmo já deve ter usado o Google Drive ou Microsoft Office 365. São bons exemplos de SaaS usados por empresas e também por pessoas físicas. Instalar o pacote Office no seu computador vai se tornar cada vez mais obsoleto.

Essas plataformas permitem que você acesse suas informações de qualquer computador e compartilhe informações com qualquer pessoa de dentro ou de fora da sua empresa. Isso permite uma série de possibilidades como trabalhar de casa, ou durante uma viagem de volta ao mundo, que tal?

Mas, o que esse tal de SaaS mudou nos sistemas das empresas? A resposta é TUDO!

Agora não precisamos mais ficar presos ao sistemas obsoletos e complicados dos anos 90. A cada dia novos sistemas são lançados para resolver problemas do dia-a-dia das empresas. 

E mais, esses novos sistemas são simples de usar, rápidos de implantar (lembra da implantação de 3 anos do ERP gigante?), baratos e totalmente integráveis com a estrutura da empresa atual!

Você utiliza algum programa para gerenciar seu processo de desenvolvimento de produto?

Mesmo que utilize algum software, somente planilhas ou apenas em papéis, você precisa conhecer a U.Mode.

Clique aqui e deixe seus contatos para nossos consultores entrarem em contato.

Cadastre-se e fique pode dentro das novidades