Foto de Bagntell

Por que ter um mapa de coleção é importante e como fazer o seu?

os motivos para investir em um

Juliana Ferré
Postado em 09 de Dezembro - leitura de 4 minutos
Foto de Bagntell

Indo na contramão de tudo que vi nos meus anos de mercado em que 99,9999% de profissionais com que trabalhei não eram adeptos ao painel de coleção, esse é um assunto que gera muito engajamento nas redes sociais e no meio digital.

Se você não faz ideia do que seja um mapa ou painel de coleção, aqui embaixo eu coloquei duas fotos que representam perfeitamente o que vou falar pra você nesse conteúdo.

 

Fonte: nail.fotogram.site

São esses os grandes painéis que ficam nas paredes das marcas confeccionadas com fotos e desenhos de todos os produtos junto com as informações principais agrupados especificamente. Esse tipo de ferramenta é essencial para ter uma coleção mais assertiva em menor tempo e agora vou listar os principais motivos para você ter um mapa de coleção e como você vai fazer.

Passo a passo para criar um mapa de coleção eficiente 

Antes de começar seu mapa, saiba que você precisa:

1. TER VISÃO MACRO

Uma das grandes dificuldades de estilistas é ter a visão macro e detalhada de todas as peças antes que elas cheguem às araras e prateleiras. Com o mapa de coleção, a sensação de encontro às cegas é praticamente anulado, pois ele permite que você veja todas as peças juntas e agrupadas da melhor maneira. 

2. CONFERIR SEMPRE

Com a visão detalhada de todas as peças lado a lado diariamente na parede ou na tela do seu computador, faça as conferências e correções dos detalhes que só seriam vistos na apresentação das peças.

LEIA TAMBÉM: Quais são os problemas que sua empresa pode ter com uma etiqueta errada?

3. SE PRECAVER

Com toda a visão e conferência, é inevitável que você consiga ver todos os pontos falhos da coleção para corrigi-lo imediatamente. Ter precaução ajuda a prever que algo pode dar errado ou não ficar bom e já trabalhar para evitar que os problemas apareçam. Com isso, o mapa permite que você tenha uma ação proativa em relação à sua coleção, evitando ser pego de surpresa e ter o trabalho comprometido.

Criando seu próprio mapa de coleção

Existem várias ferramentas para você montar seu mapa, o Excel, o Corel e o Illustrator são as mais comuns, porém totalmente manuais, o que torna difícil manter o mapa de coleção atualizado por isso. 

Com essas ferramentas tradicionais citadas acima, toda vez que você altera uma informação no produto e na sua ficha técnica, você tem que fazer manualmente a alteração da informação no mapa de coleção. 

Na correria do desenvolvimento de coleção, esse trabalho muitas vezes é esquecido e o mapa de coleção se torna obsoleto em pouquíssimo tempo. Com isso, depois de ver inúmeros profissionais cometendo esse erro (digo por mim, porque já vivi isso)... Depois de ver várias pessoas sendo prejudicadas em sua coleção, comecei a pensar numa forma de resolver esse problema pra mim e para demais parceiros de trabalho que estavam no mesmo barco.

Foi aí que, a U.mode surgiu. Foi pensada como uma plataforma especialmente direcionada em desenvolvimento de produto, inclusive para fazer o mapa de coleção automaticamente a partir da ficha técnica. Se você não leu o passo a passo que ensino como fazer uma ficha, aproveite para acessar aqui. 

Na U.mode você não precisa atualizar nada, pois a plataforma é inteligente e já faz isso pra você, ou seja, otimiza seu trabalho e o mais importante, seu precioso tempo. Fora que você também pode filtrar as informações, agrupá-las de diversas maneiras e montar várias versões do seu mapa sem ter nenhum trabalho extra pra isso. Perfeito né? Como você não conhecia isso ainda?

Só que nem tudo foi feito assim da noite pro dia não. Pra chegar no resultado que eu queria e atender as dores de estilistas, que eram as mesmas que eu tinha, foi demorado… Mas felizmente deu certo e hoje posso dizer que já facilitou a vida de mais de 900 estilistas.

Quando pensei nessa solução o intuito principal foi: trazer agilidade, praticidade e devolver aquele tempo gasto com trabalhos burocráticos. Agora, você pode desenvolver de uma forma bem mais qualificada.

Por falar nisso, o que acha de começar? Clique aqui para fazer um trial.

(Podemos colocar aqui no final um gif com o mapa de coleção sendo usado na U.Mode).

Cadastre-se e fique pode dentro das novidades