O planejamento de coleção de moda não é fácil. Muitas vezes não se sabe direito nem por onde começar! Algumas dicas podem tornar esse processo mais fácil, como adotar a fashion PLM da U.Mode e executar algumas etapas fundamentais para o desenvolvimento de uma coleção de moda, por exemplo detalhar os croquis e conversas com fornecedores. Confira!
Dicas para facilitar o planejamento de coleção de moda
1. Pense nas quantidades
O primeiro passo para um bom planejamento de coleção de moda é definir a quantidade de peças no lançamento. Por exemplo, duas calças, quatro saias e três vestidos. A moda não se faz apenas com tecidos. É necessário outras matérias-primas e mão de obra, que dependem da definição dessa quantidade.
2. Data de lançamento
Uma coleção de moda pode ser lançada aos poucos ou toda de uma vez. Mesmo que você seja iniciante, é importante escolher um dia para começar a disponibilizar as peças de moda. Isso vai afetar toda a organização da produção. Para definir a data de lançamento leve em conta o tipo de roupa produzida, capacidade de confecção e período de compras.
3. Pesquise sobre seus consumidores e tendências
Saiba quem é o público-alvo da sua coleção de moda e as tendências do mercado. Assim, você consegue direcionar melhor o seu estilo e moda, aliando a identidade da marca com as novidades de cada ano e o comportamento da sociedade.
O ideal é encontrar um meio termo entre tendências e características da marca. Uma dica é prolongar o planejamento da coleção de moda, deixar na metade da coleção a identidade da marca mais presente e na outra parte dar mais espaço para as tendências ficarem evidentes. Lembre-se também de que todo planejamento de coleção de moda começa com pesquisa.
4. Desenhe detalhadamente os croquis
Na hora de fazer os croquis coloque o máximo de detalhes possível. Esse é um passo essencial do planejamento da coleção de moda. A partir dele será decidido todas as outras questões. Por isso, é importante que os desenhos de moda estejam bem elaborados.
Visto que, eles também serão consultados durante toda a produção. Coloque cores, estampas, texturas, formas, costura e materiais. Deixe bem claro como quer a sua coleção de moda. O indicado é ter dois desenhos de cada peça, um esboço dinâmico e outro com medidas e visualização mais fácil.
5. Encontre fornecedores
Liste os fornecedores e seus preços. Mantenha contato frequente com eles, converse sobre o contexto da moda para que fique sabendo das próximas tendências. Além disso, os fornecedores são de extrema importância, pois a qualidade da coleção de moda depende deles.
6. Tenha uma fashion PLM
PLM (Product Lifecycle Management, em inglês) realiza o gerenciamento do ciclo de vida do produto e propõe soluções para problemas da indústria. É como se fosse um banco de dados para gerir o tempo de vida de qualquer produto.
Com PLM, você acessa as informações referentes às datas e ao histórico do ciclo de cada peça. Para moda existe a fashion PLM oferecida pela U.Mode. Mais abaixo falaremos sobre isso, mas se quiser, clique aqui e veja o que a Co-founder da U.Mode, Juliana Férre, diz sobre o assunto!
A vantagem de incorporar o PLM ao planejamento de coleção de moda é a redução do time to market – técnica que mede o tempo do desenvolvimento até a venda. Dessa forma, é mais fácil evitar atrasos na entrega e encontrar pontos que podem ter falhas e precisam ser solucionados.
Outro benefício que a fashion PLM traz para a sua coleção de moda é o baixo custo de prototipagem. Isso porque, o PLM automatiza funções, como a ficha técnica, parte importante do planejamento de coleção de moda.
Assim, as chances de haver erros e, consequentemente, prejuízos são mínimas. Sem contar que a fashion PLM é sustentável, a matéria-prima é aproveitada de modo inteligente e permite a digitalização das coleções de moda.
Fashion PLM na U.Mode
Com o aplicativo da U.Mode, plataforma de fashion PLM 100% brasileira, é uma ótima solução para digitalizar o desenvolvimento da sua coleção de moda, aumentando a produtividade da sua marca. Como?
Fashion PLM da U.Mode funciona como um diário de moda próprio para desenvolver as melhores coleções com total transparência, centralização e facilidade. Dentre as vantagens, oferece:
- Gestão à vista
- Controle o status de cada produto
- Ficha técnica online e padronizada
- Total green
- Gestão de atividades e prazos
- Busca de novos fornecedores
- Análise de preço e coleção
- Mapa de coleção automatizado
- Gestão de tarefas e prazos
- Informações sobre tendências
- Aumenta a produtividade e gestão da sua marca.
Se você quer ter um bom planejamento de coleção de moda, a plataforma de fashion PLM da U.Mode é a melhor opção do mercado. Para saber mais detalhes, clique aqui!