O êxito de um e-commerce depende muito da habilidade em aproveitar os algoritmos de recomendação. De modo que a experiência do consumidor é melhor e, consequentemente, ele fica mais incentivado a adquirir mais serviços e produtos.
Por isso, analisar o comportamento do cliente, saber suas necessidades, seus gostos e comportamentos podem ser essenciais para o sucesso de um comércio on-line. Logo, entenda melhor como funcionam esses algoritmos e conheça as melhores opções para o e-commerce.
Os algoritmos de recomendação, também conhecidos como sistemas de recomendação, são uma tecnologia utilizada para realizar recomendações de produtos para os consumidores, ou seja, funciona como um vendedor on-line, o que facilita a navegação no site da loja.
Nesse sentido, você já deve ter percebido que a maioria dos e-commerce oferecem produtos similares ao escolhido, isso acontece porque quanto mais relevante for a recomendação, maiores são as chances do usuário comprar o item no e-commerce. Sendo assim, esses algoritmos oferecem sugestões baseadas em critérios predefinidos.
No entanto, é fundamental escolher a configuração correta para que a estratégia tenha sucesso. Esses softwares possuem instalação simples, e não é necessária manutenção constante. Desse modo, os algoritmos se conectam com o banco de dados da loja virtual para analisar as informações dos produtos cadastrados. Além disso, esses mecanismos utilizam até mesmo IA (inteligência artificial) para essas recomendações on-line.
Portanto, essa experiência pode ser personalizada para cada usuário ou não. De modo que depende do objetivo de cada plataforma, modelo de tecnologia utilizado e o número de dados que foram obtidos. Logo, quando o foco é a personalização da navegação do consumidor, o software irá utilizar dados referentes ao perfil do usuário baseados em: avaliações, cliques e buscas, assim, a lista de indicações é melhor e mais relevante.
Atualmente, os algoritmos de recomendação não estão presentes apenas no e-commerce. Nesse sentido, podem ser encontrados nas redes sociais, streaming e lojas de aplicativos. Em contrapartida, são sistemas bem distintos entre si, mas possuem algo em comum: lidar com uma grande quantidade de informações. Então, o sistema realiza uma organização para que esses dados se apresentem de maneira mais atrativa para o cliente.
Esse mecanismo tem a função de melhorar a experiência para o usuário que está navegando em um site de e-commerce. Por isso, utilizam a estratégia de sugestões através das vitrines inteligentes que podem aparecer na página inicial ou dos produtos e no carrinho de compras. Logo, entenda melhor quais os tipos de algoritmos de recomendação.
Esses sistemas agem como um vendedor virtual. Assim, recomendam os produtos de maneira inteligente enquanto o consumidor explora o site. Nesse sentido, elas podem indicar produtos com mais eficiência e personalização do que um vendedor comum, pois possuem conhecimento sobre o perfil do usuário.
Em contrapartida, essa assertividade e levantamento de informações dependerá do tempo que o cliente navegar no site e o número de dados que ele fornece para o sistema.
São usadas nos casos em que o usuário entra no e-commerce e começa a explorar as páginas, buscando produtos de sua preferência. Então, o sistema consegue determinar as características da pessoa e recomendar itens personalizados e similares ao que o cliente procura, o que aumenta o potencial de compra.
Essa estratégia torna a experiência do usuário mais prazerosa, pois o consumidor consegue verificar diversos produtos de seu interesse sem precisar ficar buscando nas categorias ou filtrando informações.
Esses modelos de recomendação são baseados naquelas situações em que o comprador ainda não navegou o suficiente. Desse modo, o software não consegue adquirir os dados necessários e, consequentemente, não consegue identificar os interesses do usuário.
As vitrines não personalizadas são mais genéricas e mostram menos produtos ao consumidor. Portanto, a estratégia utilizada pelo algoritmo é apostar nos gatilhos mentais, mostrando produtos em escassez ou tentar atrair através da aprovação social, colocando as últimas ofertas e itens mais vistos ou vendidos. Além disso, os lançamentos também costumam servir de método para trazer mais clientes.
Esses sistemas também podem funcionar de modo autônomo. Visto que funcionam automaticamente e não precisam de configuração manual, assim, são mais eficientes. Entretanto, esse mecanismo só é possível quando o software utiliza inteligência artificial. De modo que apresentam melhor personalização e automação.
Essa abordagem é realizada através da semelhança. Assim, a ferramenta analisa os produtos que estão sendo pesquisados pelo cliente. Logo, compreende que se o consumidor está pesquisando produtos com aquelas características, itens similares podem ser de interesse do cliente.
No entanto, é necessária uma base grande de dados. De modo que essa estratégia terá maior eficiência em sites que o comprador precisa realizar algum cadastro.
Em contrapartida, podem ser geradas bolhas de conteúdo, pois o sistema só realiza sugestões de mercadorias parecidas, o que não promove uma diversidade e limita as chances de aumentar o padrão de consumo.
Nesse caso, são verificadas as interações passadas do cliente. Assim, através de avaliações, tentam detectar similaridades com o comportamento de outros usuários por meio dos algoritmos. Desse modo, analisam o usuário através das características de outros consumidores.
Os algoritmos de regressão utilizam a correlação entre duas variáveis para encontrar a melhor maneira de ajustar um modelo e, consequentemente, escolher a melhor estratégia para o negócio.
Em outras palavras, um exemplo desse processo é quando realizamos a relação entre preço x oferta, onde a quantidade de produtos ofertados aumenta conforme o preço se eleva. Em síntese, o resultado desse sistema é sempre um número. Além disso, existem duas maneiras de realizar esse processo, são elas: regressão linear simples e regressão linear.
Os algoritmos de recomendação funcionam como ferramentas que auxiliam o usuário a lidar com diversas informações. De modo que conseguem aumentar o nível de compras de um e-commerce e, consequentemente, trazer muitos benefícios para o negócio.
Primeiramente, é necessário conhecer o seu público, pois, é necessário configurar os critérios que os algoritmos irão utilizar para determinar o padrão de comportamento dos consumidores.
Logo depois, aprender mais sobre os clientes e atualizar o banco de dados também é essencial, porque quando essas etapas não são realizadas de maneira correta, podem prejudicar a qualidade dos resultados.
O processo de como criar algoritmos de recomendação ou como desativar algoritmos de recomendação é complexo. Nesse sentido, o recomendado é realizar uma pesquisa antes de se aventurar nesse modelo de negócio.
Os algoritmos de recomendação são uma tendência e podem ajudar o e-commerce a chegar em resultados que não eram possíveis antes da tecnologia. Por isso, implementar essa estratégia de algoritmos pode ser o segredo para o sucesso da sua loja virtual.
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