Muitas pessoas tem vontade de fazer disparo de campanhas na plataforma do WhatsApp, mas não fazem pelo medo de serem banidas do aplicativo por conta das mensagens em massa.
É importante saber quais são as táticas a serem usadas para disparos de mensagens sem comprometer sua estadia no aplicativo. Veja, aqui, algumas dicas para serem usadas!
Algumas empresas fazem envio de mensagens em massa por meio do WhatsApp Business, que são recebidas por pessoas que muitas vezes não conhecem sua empresa e nem o porquê de estarem recebendo mensagens dela.
Isso resulta no seu bloqueio por parte de muitos dos usuários. Por isso, apenas envie os conteúdos de mensagem em massa para as pessoas que já interagiram com a sua empresa, porque caso contrário, não será possível ter resultados positivos.
Os conteúdos que forem enviados precisam ter uma certa relevância e significado para os usuários, porque só assim essas mensagens surtirão algum efeito.
Por esse motivo, a dica é sempre focar nas mensagens personalizadas e que tem base em alguma ação do seu usuário. Por exemplo, se o usuário realizou alguma compra recentemente, ou se algum feedback específico foi dado.
Algo que você precisa saber é que a mensagem pronta enviada pelo WhatsApp Oficial (API) pode possuir apenas 1.024 caracteres. Por esse motivo toda a comunicação deve ser bem fácil de entender e muito clara para o usuário.
A pessoa que receber sua mensagem não vai te perguntar o que você quis dizer caso não esteja claro, e sim ignorar o texto.
Levando isso em consideração, apenas escreva conteúdos que possam guiar o usuário a tomar alguma decisão que realmente precise ser tomada. Caso você queira que ele clique em um link, apenas coloque um link. Caso você queira que ele responda, deixe isso em evidência na conclusão da mensagem. Tenha um objetivo em mente e mantenha o seu foco nele.
Cada negócio precisa de uma mensagem em massa no WhatsApp diferente. Por esse motivo, confira alguns exemplos que podem encaixar na sua empresa:
Um lembrete de quando algum produto solicitado chegar ao estoque, recomendações de produtos com base nas suas compras recentes, cupons de desconto, lembretes de abandono de carrinho caso existam produtos que ainda não foram comprados e mais.
Descontos em diferentes cursos, lembretes de mensalidades e também de novas matrículas.
Para esse caso de disparo de mensagem, é realizada a confirmação de que o pedido foi recebido e o status de entrega dele. Ou seja, você pode conferir o status do seu pedido.
Lembretes para que os pacientes agendem consultas e retornos, ou lembrete de consultas já marcadas e próximas de acontecerem.
Recomendações de produtos que tenham base em compras recentes (como parcelamento ou linha de crédito), ofertas, descontos e também parcerias.
Alertas de preço para voos que o cliente tem interesse, ofertas personalizadas com base nas preferências ou viagens passadas, ofertas de reserva de carro ou atrações turísticas, lembretes de abandono de carrinho para compras que ainda não foram adquiridas.
Divulgação de seus novos produtos e lembretes do final do período de testes ou promoções.
Divulgação de novos produtos ou serviços disponíveis, envio de lembretes de renovação de contratos e também incentivos para que o seu cliente sempre continue a manter o contrato com a empresa.
Para ter uma abordagem de sucesso, é necessário lembrar que se deve ter a permissão do cliente antes de realizar o disparo de mensagens pelo WhatsApp.
E para que isso aconteça, o número de contato que for utilizado no aplicativo deve ser exposto em todos os canais de comunicação que a empresa tiver, como o site, as redes sociais, até os cartões de visita e publicidades offline.
Dessa forma, é possível aumentar as chances do cliente tomar a iniciativa de busca pela empresa, e iniciar uma interação, tendo o aval para manter esse relacionamento.
Também existem algumas estratégias que podem favorecer a boa aceitação de mensagens pelos clientes, por exemplo:
Todo bom suporte deve atender os seus clientes com bastante eficiência e agilidade, em todos os canais de relacionamento.
Isso também inclui um bom atendimento instantâneo pelo WhatsApp, que permite aproveitar cada vez mais o impulso do cliente e iniciar um bom relacionamento, por meio de mensagens que sejam rápidas e personalizadas.
À medida que o crescimento das demandas na empresa vai aumentando, em algum momento você terá que contar com algum sistema de atendimento automatizado, como se fosse um chatbot integrado ao WhatsApp, para conseguir manter a qualidade das suas interações e contribuir para que a marca seja fidelizada.
Mais do que essas respostas automáticas, um chatbot pode manter essa conversa com o cliente e solucionar essas demandas operacionais, funcionando 24 horas por dia e todos os dias do ano, respondendo as mensagens de uma forma totalmente otimizada e personalizada para cada cliente que precisar entrar em contato.
Devido a grande audiência, o WhatsApp se tornou um ótimo lugar para vender as peças de lojas de moda, pois são mais de 120 milhões de brasileiros conectados a essa ferramenta!
Para ter sucesso nas vendas por meio do WhatsApp é necessário planejamento estratégico, ou seja, você precisa conhecer seu público-alvo para anunciar seus produtos da melhor forma possível. Desta forma, conseguirá aproveitar benefícios como:
Você provavelmente já ouviu dizer que É MUITO MAIS BARATO VENDER PARA QUEM JÁ TE CONHECE do que converter um desconhecido em cliente.
Entretanto, sabemos que falar com centenas de contatos um a um é muito cansativo e frustrante. Mas você sabia que já é possível disparar mensagens personalizadas com o nome da pessoa de forma automática?
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