A transmissão ao vivo no Instagram é um recurso que foi introduzido na rede social no ano de 2016 quase sem nenhuma funcionalidade que conhecemos atualmente.
Hoje as lives no Instagram são uma tendência que ganha cada vez mais espaço na rede social.
O que antes era um recurso utilizado apenas por celebridades e influencers para se comunicar com seus fãs, cada vez mais empresas e empreendedores utilizam as transmissões ao vivo para diferentes objetivos:
Fazer uma live no Instagram é bem simples. Você precisará somente de um celular e uma conexão de internet estável.
Entretanto, antes de ligar o celular e sair falando, é preciso fazer um planejamento estratégico e um plano de ação. E esse é o grande objetivo desse artigo que preparamos: Te dar um passo a passo para realizar lives poderosas.
Agora que já entendemos a importância das lives no Instagram, vamos conferir um checklist para que você possa planejar melhor as suas transmissões ao vivo no aplicativo
Antes de tudo, determine qual é o objetivo da sua live. É como diz o gato do filme Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”.
Por isso é fundamental determinar o que você quer com a live. Qual é o seu principal objetivo? Engajar sua audiência, informar, vender…
Após definir o objetivo da sua live, chegou o momento de definir o tema e o conteúdo que você vai abordar.
Inclusive o tema pode determinar a duração da live e a quantidade de pessoas que participarão, além de possíveis convidados para participar ao vivo.
Um roteiro vai te ajudar a não se perder do objetivo da sua live. Organizar em tópicos que podem ser consultados durante a transmissão é simples e poderá te salvar em momentos de apuros.
Se você não tem experiência com roteiros, pode começar do macro para o micro como por exemplo:
Para garantir uma boa audiência em sua live, avise antes para as pessoas para que elas possam se programar para assistir.
Adicione lembrete nos posts e stories para que as pessoas façam “check in” e recebam notificação do Instagram para participar da transmissão ao vivo.
Nunca é demais lembrar e é sempre bom repetir…
Entregue um conteúdo que faça sentido para a sua audiência. E siga o conteúdo que você definiu e avisou com antecedência.
Não há nada pior do que se preparar para uma live de conteúdo e só ouvir papo furado…
Fixar o tema da live ajuda as pessoas que estão chegando a identificarem sobre o que você está falando.
Para isso, basta escrever um comentário com o tema, tocar sobre ele e fixar o comentário.
Peça para quem está assistindo a live convidar mais pessoas para assistir também clicando no ícone enviar que parece um ‘aviãozinho’.
Uma boa dica para quem está começando é ter pessoas do time fazendo esses convites inicialmente.
Responder as perguntas que são feitas é uma excelente forma de manter a audiência engajada e assistindo.
Por mais básica que seja a pergunta, se alguém está com dúvida, muitos outros podem estar também.
A sacada aqui é responder naturalmente como se a pergunta fizesse parte da pauta.
Isso porque se você for aproveitar o vídeo da live para publicar no seu perfil do Instagram ou em seu canal do youtube, o conteúdo ficará mais natural.
Procure um ambiente tranquilo para fazer a sua live.
Siga os passos abaixo para realizar um teste de áudio e vídeo com o celular que vai realizar a transmissão.
O Instagram disponibilizou recentemente um recurso chamado PRÁTICA, para que você possa treinar a fazer suas lives.
Escolhendo essa opção, nenhuma pessoa será notificada para assistir e você pode praticar tranquilamente no ambiente de live além de realizar os testes de áudio e vídeo.
As transmissões ao vivo não são descartáveis, muito pelo contrário, são recursos valiosos para serem explorados depois…
Assim que a live termina, você tem a possibilidade de salvá-la em seu celular ou publicar o vídeo no seu instagram para que outras pessoas possam assistir mais tarde.
Pensando nisso, se você quiser utilizar o conteúdo da live posteriormente, evite ficar mandando beijos e abraços no início da live para quem for entrando.
Lembre-se de que as pessoas que vão assistir o replay, não estão ao vivo para interagir com você.
Nem todas as pessoas têm intimidade com as câmeras ou com os recursos do Instagram. Publicar uma foto no feed ou fazer um vídeo para o reels, requer um nível de segurança diferente de falar ao vivo para as pessoas…
Assim como andar de bicicleta, o que nós recomendamos é treino. Quanto mais lives você fizer, melhor vai ficar.
Você vai ajustando a postura, o tom de voz, a cadência… e com o tempo você se sentirá mais confortável com as transmissões ao vivo e encontrará o modelo ideal para você.
Este checklist com certeza vai te ajudar a se planejar com antecedência e a lembrar dos pontos importantes para fazer lives de sucesso no instagram.
Não se esqueça de adaptar o checklist à sua realidade e invista em conteúdo relevante para o seu público.
O uSocial é um sistema que automatiza a criação de artes e catálogos personalizados para negócios de moda por meio da inteligência artificial.
Todas as artes criadas automaticamente são personalizadas com a sua marca e cores. Sua única preocupação será publicar ou enviar para os seus clientes!
Você ainda pode fazer edições alterando imagens dos produtos, textos e muito mais.
Será muito mais fácil começar a divulgação dos seus produtos com artes profissionais criadas automaticamente. Clique aqui e conheça o uSocial!
Desta forma as marcas conseguem garantir que o seu padrão visual será mantido pelos clientes (lojas), e os clientes (lojas) terão materiais para divulgação com muito mais qualidade e velocidade!