Custos crescentes, políticas comerciais em evolução e mudanças geopolíticas estão levando marcas de moda a diversificarem suas fontes de produção na Ásia e a considerarem a fabricação mais próxima de casa. Essas tendências são detalhadas no relatório "The State of Fashion 2025" da Business of Fashion (BoF) em parceria com a McKinsey & Company.
Principais Insights
- Aumento das Barreiras Comerciais: Desde 2015, as barreiras comerciais e interrupções no fornecimento aumentaram em 5 vezes, com cerca de 3.000 restrições comerciais impostas em 2023.
- Diversificação das Importações: As importações de vestuário e têxteis dos EUA estão se afastando da China na taxa mais rápida desde 2010, caindo 6 pontos percentuais de 2019 a 2023.
- Investimentos em Regiões de Nearshoring: O investimento direto estrangeiro na fabricação de vestuário em regiões de nearshoring para os EUA e Europa cresceu significativamente nos últimos cinco anos.
A Mudança do Comércio Global
Até o início dos anos 2020, o comércio global girava em torno da relação entre os EUA e a China. No entanto, tensões geopolíticas, mudanças de mercado e alterações na economia de sourcing resultaram em uma estrutura "multipolar", onde mais países participam do comércio global.
Entre 2017 e 2023, a participação total das importações dos EUA vindas da China caiu 5,8 pontos percentuais. Importações em indústrias estratégicas, como eletrônicos, reduziram mais de 20% em 2023. Simultaneamente, a União Europeia reduziu seu déficit comercial com a China em 27%, buscando diversificar cadeias de suprimentos em setores estratégicos como eletrônicos e produtos químicos.
Outras economias importantes também estão reduzindo riscos ao comercializar com países geopolíticamente alinhados. Países como China, Alemanha, Reino Unido e EUA reduziram a distância geopolítica de seu comércio em 4% a 10% nos últimos cinco anos.
Diversificação das Fontes de Abastecimento
As marcas de moda estão cada vez mais diversificando sua base de fornecedores para criar resiliência na cadeia de suprimentos:
- Diminuição da Dependência da China: A participação de vestuário e têxteis provenientes da China diminuiu 6 pontos percentuais para os EUA e 3 pontos percentuais para a UE entre 2019 e 2023.
- Mercados Emergentes como Alternativas: Países como Índia, Vietnã e Bangladesh estão se tornando hubs importantes para vestuário e têxteis, oferecendo custos mais competitivos devido à mão de obra mais barata e melhorias na infraestrutura de produção.
Aumento dos Custos e Impacto nas Estratégias
- Custos de Mão de Obra: Os custos trabalhistas na China aumentaram 38% de 2010 a 2021, reduzindo sua competitividade em relação a outros países do Sudeste Asiático.
- Custos de Transporte: Houve um aumento de 165% nos custos de transporte da Ásia para os EUA entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, devido a interrupções logísticas.
- Barreiras Comerciais: O número de restrições comerciais aumentou em 5 vezes desde 2015, com cerca de 3.000 impostas em 2023.
Sustentabilidade como Fator Estratégico
- Redução de Emissões: 63% das marcas de moda precisam acelerar seus esforços de redução de emissões para atingir as metas de 2030.
- Impacto das Localizações de Produção: A mudança no país de produção pode influenciar significativamente as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que mais de 70% das emissões da indústria da moda vêm de atividades iniciais, principalmente na produção têxtil.
Nearshoring e Investimentos Regionais
- Investimentos Crescentes: O investimento direto estrangeiro em fabricação de vestuário em regiões próximas aos mercados consumidores (nearshoring) aumentou 20 pontos percentuais para os EUA e 8 pontos percentuais para a Europa nos últimos cinco anos.
- Iniciativas Governamentais: Políticas como o Americas Act nos EUA, que pode dedicar US$ 14 bilhões a subsídios e investimentos em vestuário, estão impulsionando o nearshoring. Na Europa, estratégias para reduzir o impacto ambiental também incentivam a produção local.
- Produtividade e Custos: Fabricantes locais estão investindo em integração vertical e melhorias na produtividade para competir com os fornecedores asiáticos.
Exemplo de Hubs de Nearshoring
- América Latina para os EUA: Países como México e Guatemala estão emergindo como hubs importantes para o mercado dos EUA, oferecendo vantagens em custos e tempos de envio.
- O transporte de contêineres do México para os EUA custa cerca de US$ 5.000, em comparação com US$ 18.000 da China, e leva de 5 a 10 dias, em vez de 60 dias.
- Turquia para a Europa: A Turquia aumentou sua participação na produção têxtil global e é um fornecedor-chave para marcas europeias como Inditex, H&M, Boohoo e Asos.
- Oferece tempos de entrega reduzidos, de menos de 50 dias, comparado a 150 a 170 dias da região Ásia-Pacífico, com média de 7 dias em trânsito.
Recomendações para Executivos de Moda
Avaliar e Otimizar a Base de Fornecedores
- Realizar avaliações regulares para identificar regiões prioritárias, considerando custos, capacidades e potenciais interrupções.
- Utilizar análises detalhadas para melhorar os custos unitários e processos de sourcing.
Desenvolver Relacionamentos Estratégicos
- Fomentar parcerias de longo prazo com fabricantes e fornecedores para aumentar a eficiência e resiliência.
- Adotar soluções digitais que permitam maior colaboração e visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos.
Colaborar para Moldar Fluxos Comerciais
- Trabalhar com stakeholders da indústria, reguladores e organizações de sustentabilidade para alinhar metas e co-investir em projetos de descarbonização.
- Implementar processos colaborativos de planejamento para alinhar objetivos de negócios e estratégias a longo prazo.
A indústria da moda está em um ponto de inflexão, onde a adaptação às mudanças geopolíticas, econômicas e sustentáveis é crucial. As marcas que investirem em diversificação de sourcing, inovação e colaboração estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios futuros e construir cadeias de suprimentos mais resilientes e sustentáveis.
Referências:
Business of Fashion & McKinsey & Company. (2023). The State of Fashion 2025.
Relatórios Comerciais dos EUA e UE.
Estatísticas de Comércio Internacional.