Como aumentar seu lucro na moda? 8 dicas compartilhadas

Manter boas margens de lucro é essencial para que um negócio consiga se manter em funcionamento e se torne uma empresa rentável. Quanto maior o lucro da empresa, mais ela consegue se desenvolver, se tornar relevante e atacar o mercado na qual está inserida.

Hoje, vamos abordar o que é uma margem de lucro, o que significa uma margem de lucro ideal no mundo da moda e trazer dicas de como aumentar o lucro de seu e-commerce no ramo da moda. 

Acompanhe!

Saiba como aumentar seu lucro na moda, como calcular lucro, como investir dinheiro e ter lucro, ter planejamento de coleção e o que são fashion PLM e ERP. | Foto: Freepik

O que é lucro?

Falando de maneira simples, o lucro é a diferença entre o faturamento total com as vendas da empresa e os custos obtidos para que a venda possa ser realizada. Sendo assim: Lucro bruto = Faturamento – gastos.

Por exemplo:Se uma peça de roupa é vendida a R$200,00, porém os gastos com confecção, mão de obra, transporte, entre outros somaram R$120, podemos chegar ao resultado de R$80,00 de lucro com esse produto.

Para realizar o cálculo do lucro total da empresa, deve-se pegar o faturamento total e subtrair todos os gastos dentro desse mesmo período. 

O que é margem e lucro?

Para realizar o cálculo da margem de lucro de uma empresa, é preciso fazer a divisão do lucro pela receita. O resultado deve ser multiplicado por 100 para se obter a porcentagem. Esse cálculo também deve ser feito levando em consideração o mesmo período para os dois dados. 

Por exemplo: A receita mensal de uma determinada empresa foi R$40 mil e os seus gastos foram R$26 mil, portanto:

R$40.000 – R$26,000 = 16.000 de lucro

R$16.000/R$40.000 = 0,4 x 100 = 40 %

Logo, a margem de lucro mensal dessa empresa seria de 40%.

Margem de lucro ideal no mundo da moda

A margem de lucro ideal é um conceito um tanto quanto imaginário, a margem de lucro pode variar de acordo com cada mercado e ter variações até mesmo dentro de um mesmo nicho, como o da moda.

A margem de lucro de cada negócio pode se alterar dependendo até mesmo de como está o mercado da moda ou o momento que a empresa vive. 

Dentro das metas e dos planos de funcionamento a empresa deve estipular uma margem de lucro que a torne rentável e competitiva, por isso esse valor se altera de acordo com cada marca. 

Porém, dentro do mercado da moda alguns parâmetros podem ser estipulados para que seu negócio se torne competitivo. A margem de lucro na moda costuma ser maior do que nos outros mercados.

Trabalhar com uma margem de lucro em torno de 20% fará com que sua marca possa ser rentável e competitiva no mercado da moda.

Como aumentar o lucro de seu e-commerce de moda?

Além de bons produtos, a sua marca precisa investir em outros pontos para ter um bom desempenho e aumentar sua lucratividade.

1 – Tenha bons produtos

O primeiro ponto para atrair novos clientes é ter produtos que atendam às demandas de seu público. Mantenha em seu site sempre produtos com qualidade e variedades de produto para o seu público definido.

2 – Tenha uma boa política de preços

Mantenha uma boa política de preços pensando no custo-benefício que o seu público deve enxergar nos produtos. O preço sempre é um fator determinante na hora da compra.

3 – Tenha um bom marketing

É preciso ter em mente que uma boa estratégia de marketing não é apenas divulgar seus produtos, pois essa divulgação deve ser feita nos lugares corretos e para o público correto.

Trabalhando com e-commerce fica muito mais simples de segmentar as suas propagandas. Assim, elas terão mais impacto quando chegarem ao público correto.

4 – Mantenha uma boa plataforma

O seu e-commerce deve ser hospedado em uma boa plataforma e o seu site deve ser atrativo e intuitivo.

Todas as plataformas de hospedagem, exceto os marketplaces, permitem que você customize o seu site, portanto aposte em um bom design e faça um site intuitivo, tornando a compra simples para o cliente. 

O seu site deve garantir uma boa experiência para quem acessá-lo, assim a sua loja consegue gerar mais leads e consequentemente mais vendas.

5 – Invista em SEO

A sua loja deve estar em exposição aos usuários, para isso é vital que o seu e-commerce invista em SEO, assim você consegue ficar mais bem posicionado nas páginas de busca.

Manter um blog é uma ótima maneira de conseguir se impulsionar dentro das plataformas de busca, o seu e-commerce também precisa ter boas descrições e envolver o usuário quando ele acessar suas abas. 

6 – Utilize a tecnologia como diferencial

No mercado online, uma grande forma de se destacar de seus concorrentes é investir em inovações tecnológicas para que o cliente sinta cada vez mais que ele esteja com a roupa em mãos.

Existem diversas ferramentas como vídeos, fit finders e fotos em 360 graus das peças que sua loja pode utilizar como um grande diferencial. 

7 – Invista em remarketing

Uma das grandes vantagens que trabalhar com um e-commerce te oferece é a facilidade de trabalhar em ações de marketing e resgate de clientes.

O usuário que demonstra interesse em seu site e seus produtos, mas por algum motivo abandonou a compra, deve ser trabalhado para que ele retorne à sua esteira de compra. Esses usuários são promissores e devem ser bem trabalhados. 

8 – Tenha uma boa presença nas plataformas digitais

Para que seu e-commerce tenha um bom desempenho, a sua marca não pode se fechar apenas a ter um site para vender.

A marca precisa atrair público e fidelizar clientes, isso deve ser feito através das plataformas digitais, como Instagram, Facebook e TikTok.

Mantenha bons conteúdos nessas páginas, não apenas de venda, mas conteúdos que são informativos e servem como entretenimento com o público. Assim, você engaja seus clientes e consegue, além de ser uma ótima exposição para a sua marca

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