A moda varejo é um ramo que vem sendo muito lucrativo. Esse tipo de negócio nunca cai em decadência, uma vez que a moda sempre se renova, traz a possibilidade para as empresas terem as mais diferentes identidades visuais e possibilita, muitas vezes, a realização de um sonho pessoal. Nesse sentido, a moda varejo fornece meios de sua empresa crescer, entretanto, para que esse potencial de crescimento seja bem aproveitado, é necessário que as empresas utilizem de algumas táticas administrativas. Uma das formas mais importantes e eficientes de fazer com que uma empresa de moda varejo cresça é usando o sistema de métricas.
Com o crescimento do e-commerce, esse potencial de crescimento aumenta ainda mais, uma vez que ele vai possibilitar que os produtos sejam vendidos para todo o país e, às vezes, para todo o mundo. Para empresas que ainda não conseguem sustentar seus próprios sites, o marketplace é uma possibilidade. Ele é uma plataforma que funciona como uma espécie de mercado grande, onde várias marcas podem vender seu produto. De qualquer forma, o e-commerce de moda possibilitou a ascensão de muitas empresas de moda varejo.
Com mais caminhos de sucesso, entram mais dados a serem analisados e, consequentemente, se faz ainda mais importante o uso de métricas para a análise concisa e exata das informações de uma empresa.
A Umoode sabe o quanto fazer sua empresa de moda varejo crescer pode ser difícil, pensando nisso, criamos diversos conteúdos que vão facilitar essa caminhada e auxiliar na prosperidade do seu negócio. Além desse conteúdo sobre métricas na moda varejo, não deixe de acompanhar as outras matérias para que sua empresa vá além.
O que são métricas de moda?
As métricas de moda representam a melhor maneira de medir o desempenho de sua empresa de moda varejo. Essas métricas representam números que são gerados a partir de uma coleta de dados. Esses números têm o poder de informar para quem os consulta absolutamente tudo sobre a empresa de onde esses dados foram retirados.
Com as métricas, é possível analisar os segmentos de sucesso ou de retrocesso da empresa e ter, portanto, uma decisão certeira dentro do negócio. E, para que isso seja feito com excelência, o ideal é utilizar de sistemas de softwares que são programados para integrar os dados de uma empresa e fornecer, por meio de métricas, números reais em gráficos, a fim de que a visualização do resultado seja mais fácil, rápida e eficaz.
Nas empresas de moda varejo especificamente, as métricas servirão de grande ajuda para verificar quais são os produtos que mais saem, qual é a taxa de lucro, de custo, quais vendedoras estão superando metas e todos os outros aspectos que se relacionam ao sucesso de sua loja.
Como as métricas podem ajudar o varejo de moda?
As métricas serão de extrema importância e oferecerão uma ajuda muito grande no que diz respeito à produtividade da empresa.
Sentir o que funciona ou não dentro da empresa pode ser um processo que, sem uma análise profunda e registrada, não funcione e atrase a possibilidade de sucesso da marca. O ideal é, portanto, ter anotado e guardado todos os números que são dados pela empresa.
Dentro da moda varejo, as métricas auxiliarão no processo de entendimento e interpretação da coleta de dados. Esses números trazidos pelas métricas que informarão quais produtos devem ser repostos com mais frequência, quais quase não vendem, o preço de cada um e outras informações que ajudarão a analisar quais serão as próprias decisões tomadas pela empresa de moda varejo analisada. Essas são, enfim, medidas de desempenho que poderão ser usadas para diminuir o tempo de coleta e interpretação de dados, você já olha para o número exato e tem consciência do que está ou não funcionando e sabe o que deve melhorar e o que está funcionando.
No mundo da moda, o Fashion PLM e o ERP são exemplos de bons sistemas de integração de dados que vão interpretar as informações coletadas nos mais diversos segmentos da empresa e trazer os resultados por meio de métricas com números exatos.
Quais resultados medir para acompanhar o seu negócio?
Fazer a métrica para todos os resultados de sua empresa pode ser pouco proveitoso, já que nem todos os dados da sua empresa são relevantes de serem observados. Por isso, é importante saber quais são os resultados importantes de transformar em métricas.
Entre os mais importantes, podemos citar o número de vendas. Esse número de vendas deve ser feito tanto do número total, analisando a receita, o custo e o lucro, quanto de forma individual para conseguir entender quais são os produtos que são mais comprados.
O número de vendas em razão do número total de clientes. Esse é um fator muito valioso de observar, se poucas visitas resultarem em vendas é sinal de problema na empresa. Essa avaliação também deve ser feita no e-commerce, se muita gente entra no site e não compra, o site pode apresentar problemas tanto técnicos como de design.
O ideal é também ter a média do quanto cada cliente gasta dentro da loja, para que seja feita uma estimativa mais precisa e avançada a respeito do público que a empresa alcança e, dessa forma, poder se adequar a ele.
As métricas que mostram a taxa de retorno ao investimento, o quanto custa para a empresa obter um cliente e a frequência de gasto do cliente com a loja são outras formas que podem medir itens relevantes para a empresa, mas essas são secundárias e não precisam ser foco de análise de uma empresa que está começando e procura ainda prosperar dentro da indústria de moda.
Além do mais, as métricas podem ser utilizadas para os mais diversos fins de observação da empresa, basta ter noção a respeito de qual informação se quer chegar e quais dados precisam ser analisados para chegar a ela. Para saber mais sobre metas e como elas podem auxiliar seu varejo de moda, acesse o site da Umoode e tire suas dúvidas.