Diferente do que muitos pensam, a moda requer muito estudo e dedicação. Atualmente, profissionais de diversas áreas podem estar envolvidos na produção de coleções de roupas ou inovações. Isso porque, no século XXI, moda e tecnologia estão muito ligados. Assim como todos os setores da sociedade que foram modificados pelas novas tecnologias, a moda sofreu alterações desde a produção dos tecidos até a escolha e combinação de roupa que você faz na sua casa.
Moda e tecnologia podem ser assuntos bem diferentes. Mas a partir dessa junção surgiram diversas criações que inovaram esse segmento.
Por isso, quem trabalha com confecções deve estar sempre atento às novidades que podem surgir, para agregar à sua empresa e até mesmo facilitar os processos em todas as etapas de produção, desde os croquis até a venda nas lojas ou sites online.
Este artigo vai te mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de fazer suas produções, além de ajudar no mercado da moda e no sucesso da sua empresa.
Moda e tecnologia é uma das uniões que a “internet das coisas” vem nos proporcionando. Falando em linhas gerais, esse conceito é usado para designar os objetos do nosso cotidiano que têm a capacidade de se conectar à internet. É o caso de muitos eletrodomésticos atuais, além de sapatos, trancas de porta, meios de transporte como alguns carros e aviões, e claro, o popular smartphone.
A moda não passou despercebida nessa revolução. O Festival Wear Brasil, evento que aconteceu em São Paulo e abordou sobre a união entre moda e tecnologia, teve amostras das inovações que a moda e novas tecnologias podem trazer.
O evento reuniu pessoas dos vários ramos da moda para mostrar as últimas novidades do setor.
A junção entre moda e tecnologia trouxe muitas inovações neste setor. Aliando beleza, sofisticação e tecnologias inovadoras, a moda tem ganhado espaço no mundo dos estudos e ciências digitais. Confira abaixo algumas das novidades que estão sendo mais comentadas no momento:
Imagine uma roupa que você poderia ver exatamente como ela ficaria no seu corpo, mas sem prová-la. A moda e tecnologia podem proporcionar isso. Esse é o caso das roupas virtuais, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental da produção de peças de vestuário, esse novo conceito consiste na medição exata das medidas do cliente, a partir de fotos e só dar início à fabricação da peça quando o pedido é efetuado. Ou seja, a demanda é medida pela oferta, desse jeito, as marcas não vão produzir mais do que o esperado, tendo apenas as peças que já tem destino certo, evitando o desperdício de materiais.
Os tecidos tecnológicos são grandes apostas para os próximos anos e um dos principais avanços que a moda e tecnologia criaram trabalhando juntos. Eles são feitos a partir de fibras sintéticas e podem ter diversos objetivos. Confira alguns:
Tecidos que promovem a hidratação da pele a partir de partículas de substâncias que contém, diversos benefícios para a pele como Aloe Vera e outros óleos e essências que podem ajudar nesse papel de hidratação.
São usados principalmente por profissionais expostos a situações que envolvem fogo ou circuitos elétricos, como bombeiros e eletricistas. Esse material tem como objetivo inibir o alastramento do fogo e garantir a segurança de quem está utilizando o traje
Já bem difundida pelas lojas do Brasil, a conhecida “Camisa UV” proporciona proteção contra os raios ultravioleta do Sol responsáveis por gerar a queimação, a insolação e o tão perigoso câncer de pele. Ela é usada principalmente em situações de maior exposição solar, como na praia, ou por profissionais que sempre recebem maior incidência do Sol, como alguns atletas.
Usado principalmente em roupas de baixo, biquínis e moda fitness, as roupas antibacterianos e antiodores são a garantia de que a moda e tecnologia funcionam muito bem juntas. Elas proporcionam maior higiene e frescor durante a praia e os exercícios físicos. Além de gerar maior segurança com as roupas de baixo como lingeries, que possuem o material mais sensível e mais propício para o surgimento de bactérias.
A moda e tecnologia vem proporcionando novos rumos ao mercado. Além das inovações tecnológicas que vêm surgindo, os consumidores têm optado cada vez mais por uma moda consciente, que se preocupa com o meio ambiente e com questões sociais e econômicas da nossa sociedade.
Por isso, além das novas tecnologias é importante estar atento aos novos tipos de consumidores de moda que vem surgindo e se adaptar às exigências desse mercado. Alguns requisitos podem ser cruciais e determinantes na hora de optar por um tipo de roupa ou uma marca.
Com tudo que falamos durante o texto, ficou claro que o mundo atual está trazendo cada vez mais inovações. Exemplo disso é a própria união entre moda e tecnologia, que viemos falando durante todo o texto. Ou seja, o futuro está cada vez mais digital. As redes sociais, smartphones, computadores cada vez mais avançados nos indicam os rumos para um futuro em que a moda terá ainda mais evoluções e irá adquirir cada vez mais recursos que fortaleçam a sua posição como uma importante área de mercado.
A moda e tecnologia têm sido cruciais para escolha de muitos elementos que irão influenciar o jeito com que as pessoas se vestem e se interessam pelo que está acontecendo nesse ramo. Desde a cor central do ano até o tipo de tecido e a peça de roupa que mais vai ser tendência durante a estação, tudo é analisado tendo a tecnologia como suporte e por vezes como guia que direciona os profissionais para entregar o melhor tipo de material e os melhores trajes.
Quer saber mais como desenvolver sua marca de moda e tecnologia, pensar coleções, entender sobre o mercado e muitas outras coisas que podem te ajudar no crescimento do seu negócio?
Acesse a Umode, lá você consegue ficar por dentro de tudo que envolve o ramo da moda, as maiores tendências e inovações tecnológicas que vão lhe garantir uma pesquisa sempre atualizada do tema.