A moda evoluiu e mudou bastante ao longo dos anos, para entender como isso se desencadeou e a influência dessas transformações no mercado atual, é necessário voltar um pouco na história e, assim, perceber as mudanças que levaram o atelier a incluir o e-commerce.
De acordo com estudos de antropólogos, as vestimentas e a moda surgiram por conta da necessidade de pêlos do ser humano, para esconder a nudez e se proteger das mudanças de temperatura, bem como da chuva.
Com o passar dos anos, as roupas e a identidade começaram a se complementar e se correlacionar, principalmente no Egito Antigo. Essa é uma relação que se prolonga até os dias atuais, na maioria das culturas.
Foi no início do século XX que começou a crescer o mercado da moda feito essencialmente sob encomenda, mas, depois da Segunda Guerra Mundial, tamanhos padronizados e prontos se tornaram cada vez mais comuns e viáveis na indústria fashion.
No entanto, no período de 1970, a procura por roupas exclusivas voltou a ficar em alta e foi quando a ideia do atelier ascendeu progressivamente, até mesmo grande parte das marcas e casas de moda (maisons) mundialmente conhecidas hoje, um dia já foram pequenos ateliers ou alfaiates de costura.
Um atelier de costura é um ambiente construído para permitir e auxiliar na criação de peças de roupas normalmente confeccionadas de forma personalizada, exclusiva e sob medida para o cliente.
O modelo ainda é bastante conhecido no mundo da moda, mas é interessante frisar que um profissional da moda deve estar sempre ciente e preparado para transformações no cenário fashion, pois ele está em constante mudança, sempre se reinventando.
O mercado da moda e atelier de costura foi, por décadas, dominado quase apenas por mulheres, no entanto, hoje já é mais comum encontrar homens envolvidos nesse cenário. A valorização da moda não é mais algo tão exclusivo para um gênero e acompanhar as tendências se tornou universal.
O diferencial de um atelier é o fato dele fazer personalizações e customizações com as vestimentas antes de colocá-las à venda. Muitas pessoas prezam por esse destaque por buscarem roupas exclusivas e personalizadas que se encaixem completamente em seu estilo, o que favorece um atelier de costura onde a produção das peças é justamente pela confecção sob medida para clientes específicos.
Para saber o que é preciso para montar um atelier, primeiro é importante levar em conta algumas dicas iniciais.
Se você pretende abrir um negócio nessa área e quer que dê certo, precisa ter uma base de corte e costura que poderá ser construída por meio de cursos e especializações. Conhecimento é essencial, mas isso não significa necessariamente que você precisa desembolsar valores altos, muito pelo contrário, existem diversos cursos acessíveis no mercado e alguns até gratuitos.
Abrir um atelier de costura regularizado não é tão simples, é preciso seguir algumas etapas em questão de documentação e processos burocráticos, mas antes de tudo é necessário construir a base da sua marca.
Nesse sentido, é importante que você tenha um plano de negócios, ou seja, que você crie uma visão concreta da marca, para conseguir analisar a indústria da moda de forma ampla, assim como descubra em qual viés do mercado você pretende se inserir, quem são seus principais concorrentes, o que sua empresa vai oferecer e o planejamento de coleção que irá aplicar.
Definir o público-alvo também é um passo importante, visto que ao saber quem vai frequentar seu atelier de costura, você também entende as principais demandas.
Escolher ponto comercial ideal para abrir um atelier é uma etapa delicada, pelo fato de influenciar diretamente no faturamento e no sucesso da marca, seja um local físico ou até mesmo virtual, pois a manutenção de uma plataforma e-commerce é importantíssima.
A transição de um negócio físico para um negócio online é bastante possível e, às vezes, até mais vantajosa. Para chegar ao resultado esperado, é preciso compreender a amplitude desse mercado de vendas online e procurar se adaptar a esse novo ambiente comercial.
Alguns pontos importantes do e-commerce que influenciam diretamente no seu negócio, não só na área da moda, mas em todas, são os mecanismos de busca e as formas divulgação do seu site e da marca na internet. Pois, a partir do momento que se investe no marketing digital, é possível atingir uma quantidade bastante significativa de pessoas ao alcançar o público-alvo correto.
Dessa forma, vários usuários serão atraídos para o seu site, através de meios que um atelier físico não alcançaria, fato que exemplifica um dos benefícios do e-commerce.
Também é importante fazer uma pesquisa de mercado com seus clientes sobre as transformações da marca, além de apresentar, para aqueles que não conhecem, as vantagens de comprar em seu e-commerce.
Ter um site profissional é essencial, de forma que a plataforma seja prática para os usuários, visualmente interessante e segura quando se trata do armazenamento dos seus dados e dos seus clientes.
Outro benefício, segundo Maghan Mcdowell, editora de inovação da Vogue Business, é a praticidade de poder fazer tudo em casa, principalmente com os obstáculos da pandemia da Covid-19.
Em uma entrevista para o Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition, a editora comentou: “É preciso criar possibilidades que supram essa ausência do contato físico com os produtos. Na moda isso é ainda mais exigido, pois há toda a questão de provar uma roupa ou acessório antes de comprar”.
Nessa perspectiva, Meghan exalta a utilização da experiência virtual, a qual se mostra cada vez mais próxima da física. A vantagem da tendência do design digital 3D vai além do futurismo, promove a sustentabilidade. A editora explica que é capaz de “moldar virtualmente no corpo das pessoas e mostrar combinações, também é sustentável. Afinal, a produção da peça só começa após a sua compra”.
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