Estratégia omnichannel: Saiba por que sua empresa tem que conhecer e aderir essa estratégia

Você já parou para pensar em como o número de e-commerce tem crescido? Não é atoa que se uma marca deseja faturar bem atualmente ela precisa ter uma estratégia de vendas que ofereça seus produtos tanto no meio digital como no presencial, e é exatamente esse o objetivo da omnichannel. Mas o que é omnichannel

Basicamente ele será um sistema que vai te ajudar a entregar qualidade de venda em todos os meios, dando a opção ao comprador de optar pelo modo que mais lhe interessa. Pensando em te deixar por dentro desse universo, a Umode trouxe uma matéria dedicada a esse sistema omnichannel.

Omnichannel o que significa. | Foto: Unsplash.

O que é omnichannel?

O que é Omnichannel e como funciona. | Foto: Unsplash.

A plataforma omnichannel é uma das mais famosas estratégias de varejo multicanal, que busca utilizar diferentes canais de comunicação e oferecer a mesma experiência de compra em todos esses meios. Sendo assim, o objetivo principal é entregar uma experiência de alta excelência tanto nos meios físicos como digitais e estabelecer uma melhor relação com o consumidor.

Dessa forma, é possível, por exemplo, estar na loja física e procurar pelo produto de forma online, realizar a compra com um vendedor e pedir para ser entregue em sua casa. Isso só é possível porque a loja apresenta todas as operações ligadas de forma simultânea 

Por que investir em omnichannel?

Omnichannel mudando a cara do seu empreendimento. | Foto : pexels.com

De maneira simples, a importância em investir na estratégia omnichannel é que você cria uma integração entre o consumidor e o canal de vendas que te permite estar sempre atualizado tanto dentro do mercado físico como digital.

Sem contar que o consumidor já naturalmente busca por esse tipo de experiência que a omnichannel entrega. Pesquisa online  para ver se a marca é confiável, antes de passar na loja física ou mesmo o contrário,  já é um cenário comum na vida dos cidadãos.  Isso só fortifica a importância da estratégia omnichannel.

Atualmente, segundo a PWC, o número de varejistas que utilizam o atendimento omnichannel é superior a 80%. Sendo que 66% dos consumidores dão maior preferência à qualidade do serviço e do atendimento do que ao produto em si.

Pense nos seus próprios hábitos de consumo com certeza antes de comprar um produto você já procurou ou realizou uma rápida pesquisa pela marca. Proporcionar uma experiência de compra diferenciada, que se enquadra no modo de consumo é um a mais que pode fazer sua marca se destacar perante a concorrência. 

Quais são os benefícios de uma estratégia omnichannel

Por que aderir a essa estratégia de vendas? | Foto: Unsplash.

Comprar online nunca foi tão fácil, e ao que tudo indica, esse setor irá crescer ainda mais, analogamente, a importância de utilizar a estratégia omnichannel também cresce.

Além de conseguir sincronizar sua loja física com sua loja online, esse tipo de estratégia te disponibiliza uma série de outros benefícios, como :

Fidelização do público

O atendimento omnichannel permite que você crie uma relação com esse cliente, que passa a se tornar um consumidor fixo. Uma vez que o empreendimento se mostra funcional em qualquer tipo de ambiente, seja online e físico, mostra ao cliente em potencial que a empresa se importa com um atendimento personalizado e investe nisso, sendo então uma marca confiável.

Além disso, ele pode ver que o produto ofertado online é fidedigno ao ofertado nas lojas físicas.

Além disso, ao ter um cliente cadastrado em seu sistema que realiza compras regulares, é possível coletar uma série de dados que vão estabelecer qual seu público alvo, que tipo de produto faz mais sucesso,  até mesmo com que classe social a marca trabalha com maior frequência levando a produtos personalizados com preços referentes ao que esse público está disposto a gastar. 

Facilitar a vida do consumidor

Buscando facilitar cada vez mais a vida de quem procura consumir da sua marca, é extremamente importante oferecer opções de entrega a domicílio, que permitam que o cliente realize uma compra sem precisar necessariamente ir até uma loja buscar ou mesmo sair da loja com enormes caixas que mal cabem no carro.

Pense, por exemplo, que você vai até uma loja física comprar uma geladeira mas não tem como levar uma caixa tão grande para a casa. E nesse momento que a omnichannel se faz importante, com ela a empresa consegue facilmente oferecer, a partir de uma taxa a mais, que o produto seja entregue em casa.

Cria uma imagem positiva ao negócio

Consumidores satisfeitos geram bons comentários, vale lembrar que o marketing boca a boca é extremamente importante e acontece quando uma pessoa que comprou algo da sua loja indica para outra. Isso faz com que sua marca além de ganhar mais clientes por apresentar um serviço personalizado, também tenha uma boa imagem dentro do mercado.

Quais os principais desafios do omnichannel?

Entenda qual o principal obstáculo ao utilizar omnichannel. | Foto: Unsplash.

Pode-se dizer que a parte mais complexa em utilizar a estratégia omnichannel se concentra na logística inicial necessária, para que o sistema seja implantado da melhor forma possível. Seremos claros aqui,realizar a primeira sincronização dos seus canais online com as lojas físicas exige paciência e muita atenção, porém após esse período, continuar com o sistema multicanal é muito simples.

Sendo assim, seu desafio será realizar esse primeiro processo de conectar os canais, de forma que a experiência do seu usuário seja sempre a mais simplificada possível ,para que todos independente da idade e conhecimento tecnológico, possam usufruí-lo.

Qual a diferença entre omnichannel, multichannel e cross channel?

Diferentes experiências de compra. | Foto: Unsplash.

Porém a essa altura do texto você pode estar se perguntando sobre alguns termos parecidos com o omnichannel, como multichannel e cross channel.

A grande diferença entre eles é a experiência proporcionada, a desassociação dos projetos e com que tipo de concorrência sua marca estará lidando.

No multichannel é realizada a estratégia de venda de produtos em vários canais, sejam eles online ou pontos físicos, porém eles não apresentam integração como na omnichannel. As vendas físicas não têm relação com as feitas de maneira remota, tendo então estratégia e objetivos diferentes.

Lojas de pequeno e médio porte muitas vezes optam por esse tipo de serviço quando contam com poucas ou uma loja física.

Já o Cross Channel  é um pouco mais próximo do omnichannel, já que trabalham de forma complementar e interligam o fluxo de vendas. O cross Channel é quem possibilita você realizar uma compra online e retirar na própria loja física.

Nesse sentido, o Omnichannel se encontra na última escala de evolução dentre as estratégias apresentadas, pois aprimora o conceito do cross channel com uma experiência personalizada resultante da integração e armazenamento de dados. 

O segredo do sucesso. | Foto: Unsplash.

Dessa forma, fica fácil entender o que é omnichannel e porquê ela ser tão importante, já que entrega um serviço totalmente personalizado e sincronizado para seus clientes que estão cada vez mais exigentes em relação a performance do estabelecimento durante a compra e a entrega.

Enfim, depois de conhecer o que é omnichannel, conheça mais sobre a plataforma que facilita a vida do time de criação: a Umode.

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