Fichas técnicas são documentos que contêm informações detalhadas sobre um produto de moda, são criados como parte do processo de desenvolvimento de produtos e coleções e são uma ferramenta essencial para designers, desenvolvedores de produtos, fabricantes e outros membros da equipe de produção.
Dentro de um sistema de PLM de moda como o uFlow, fichas técnicas podem ser criadas a partir de um conjunto de modelos e padrões pré-definidos. Esses modelos incluem informações como medidas, tecidos, cores, acabamentos e outras especificações importantes. Além disso, fichas técnicas geralmente incluem desenhos técnicos e instruções detalhadas para a produção do produto, a fim de garantir que ele seja produzido de acordo com as especificações.
Nesse artigo você vai entender como fichas técnicas atuam ajudando sua marca a economizar tempo e dinheiro no desenvolvimento de um novo produto.
Por que as fichas técnicas são importantes?
Fichas técnicas são os contratos visuais que você cria com sua fábrica para permitir que eles interpretem seus projetos e criem um protótipo funcional. Sem um pacote técnico detalhado, seu processo de desenvolvimento de produto se torna muito menos eficiente e organizado. As fichas técnicas são ferramentas importantes para mitigar riscos, simplificar a comunicação e consolidar os dados do produto. Em casos de erros, por exemplo, os fornecedores podem acessar os detalhes do produto e consultar a ilustração que apresenta as especificações solicitadas.
Simplificando, os pacotes tecnológicos são como um contrato por escrito que documenta o design do seu produto e fornece um ponto de partida para você se comunicar com as fábricas e desenvolver produtos de sucesso.
Como uma ficha técnica ajuda sua marca a tomar decisões melhores?
Também é importante mencionar que as fichas técnicas permitem que você receba orçamentos e explore novos produtos. Uma fábrica não pode fornecer um orçamento preciso se não tiver acesso a TODAS as especificações do produto com antecedência (construção, fabricação, acabamentos, medidas, cores, etc.). Por exemplo, você pode enviar uma ficha técnica para um costureiro, e assim receber um orçamento muito mais preciso para o seu produto. As fichas técnicas ajudam as marcas a comparar preços e qualidade do trabalho.
As fichas técnicas ajudam a manter as coisas organizadas, o que é especialmente importante para empresas de moda que estão em fase inicial. Ao negociar com um fabricante sem uma ficha técnica, você sofre com distorções e orçamentos imprecisos, que não poderão ser contestados pela falta de conhecimento sobre o produto.
Se você trabalha com fornecedores no exterior, as fichas técnicas serão essenciais para facilitar a comunicação e fornecer um quadro de referência que ultrapasse a barreira do idioma. Independente de onde suas fábricas estejam localizadas, utilizar fichas técnicas vai te ajudar a avaliar o melhor preço por unidade e a economizar milhares de reais a longo prazo.
Fichas técnicas reduzem custos de amostragem?
Os custos de amostragem podem variar muito de acordo com onde a amostragem é feita. As fábricas com sede no Brasil ou nos Estados Unidos podem cobrar centenas de reais por uma única amostra, e é por isso que muitas empresas de moda preferem fabricar produtos na Ásia, onde o custo tende a ser mais reduzido.
Esses valores podem variar por essa etapa exigir um trabalho muito mais manual, onde os fabricantes cortam o tecido e criam padrões inteiros à mão antes do início da construção e da costura. Mesmo as peças mais simples podem levar horas para terem suas amostras construídas, e muitas vezes não geram sequer lucro para as fábricas.
Agora imagina como seria difícil receber cotações precisas de suas amostras sem fichas técnicas adequadas. A falta dessa ferramenta pode fazer com que você precise fazer diversos testes até obter uma amostra correta. Sim, você pode tentar comunicar esses detalhes do produto verbalmente ou por e-mail, mas será muito mais difícil chegar aos resultados finais que você espera, em comparação se você utilizasse uma ficha técnica de alta qualidade.
Uma ficha técnica como a que disponibilizamos no nosso PLM, uFlow, vai te ajudar a encurtar essa fase de amostragem e diminuir muito os prazos de entrega. Todos os detalhes necessários do produto, incluindo amostras de cores, amostras de ajuste, e assim por diante, são facilmente acessíveis e replicáveis com esse tipo de documentação. O PLM uFlow permite, inclusive, que membros internos da equipe e fornecedores comuniquem custos de materiais, horários de chegada e dados de amostra em estilos, para que os produtos cheguem conforme o previsto sem procurar atualizações em sua fábrica.
Talvez o aspecto mais importante da criação do pacote de tecnologia seja a capacidade de compartilhar feedback e revisar as especificações do produto de uma forma que sua fábrica possa entender. No processo de criação de fichas técnicas na uFlow, as equipes de design e desenvolvimento podem deixar comentários, fazer anotações, fazer upload de imagens ou colaborar em tempo real para fazer alterações mais rapidamente. A funcionalidade integrada permite que as equipes modifiquem as solicitações de medição em suas fábricas e aprovem o produto ou solicitem uma amostra adicional em um local conveniente.
As fichas técnicas economizam tempo?
A utilização de ficha técnica pode ajudar sua marca a automatizar comunicações que normalmente seriam realizadas de forma manual, por e-mail ou mensagens, e consequentemente a reduzir a margem para erros e diminuir seu time to market.
Vamos dar um exemplo, digamos que você gaste 10 minutos enviando um e-mail a um fornecedor para explicar os detalhes do produto e os requisitos de produção. Se forem necessários mais seis e-mails para transmitir o que você precisa para suas amostras, você já perdeu uma hora inteira.
Agora imagine que depois que sua amostra chega, você ainda precise trocar de três a quatro e-mails até que o produto seja finalizado. Todo esse processo faz com que você perca quase duas horas de trabalho, e vários dias de intervalo entre o envio e recebimento de cada e-mail.
Cada dia gasto nesse processo de levar seu produto do design à produção é uma oportunidade perdida de levar seu produto ao mercado mais rápido. Um dos papéis do Fashion PLM uFlow é ajudar as marcas a encurtarem os prazos de produção e a realizar um ciclo de desenvolvimento do produto muito mais organizado e automatizado. Uma ficha técnica detalhada irá simplificar o processo criativo do seu designer, economizando tempo ao alinhar com as fábricas as matérias-primas e as especificações necessárias para criar novos estilos ou produtos.
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