Você já ouviu falar na estratégia do funil de vendas? Esse é um processo muito importante para os departamentos de marketing e vendas de qualquer empresa, você não pode desconsiderá-lo para ter resultados melhores no segmento de moda.
O funil de vendas pode ser colocado em muitos contextos, mas seu conceito geral é de representar todos os passos que uma pessoa passa até virar cliente do seu negócio.
O funil começa na etapa que a pessoa percorre desde que percebe que tem um problema, ou decide procurar um produto, passa pela decisão de compra e vai até a manutenção ou não do relacionamento com a companhia.
Conheça as etapas do funil de vendas, como fazer um funil de vendas e entenda as vantagens de aplicar em seu negócio de moda.
O que é funil de vendas?
Existe uma maneira muito simples de explicar o que é funil de vendas. Pense que você é dono de uma loja de roupas, é normal que, ao longo do dia, muitas pessoas entrem no estabelecimento, mas dessas pessoas, quantas vão comprar uma peça? Quantas de fato vão avançar e se tornar clientes? Quantos vão adquirir com recorrência?
Colocando o exemplo para o mundo digital: quantos consumidores podem trocar a loja física por um e-commerce? A lógica que se aplica é a mesma.
O site de vendas on-line recebe uma determinada quantidade de usuários por dia. Desses visitantes, quantos viram leads e clientes? Reunindo todas essas informações, fica fácil entender como funciona o funil.
O funil de vendas é uma estratégia que mostra o caminho do consumidor desde o primeiro contato com a empresa até o momento da venda ou do pós-vendas.
Por isso, muitos leads (possíveis clientes) entram na etapa da atração, ou seja, o topo do funil, e ao longo de todo o processo de vendas, isso vai se afunilando e alguns usuários ficam pelo caminho.
Benefícios do funil de vendas para empresas
Tendo um funil de vendas bem desenvolvido você consegue, por exemplo, identificar em que passo dessa jornada de compra o seu possível consumidor se encontra.
Ter esse tipo de informação é fundamental para saber o momento certo de realizar uma oferta, ou de ajudar a pessoa a tirar suas dúvidas.
Com o funil você também consegue identificar, por exemplo, as taxas de conversão da sua empresa. Em outras palavras, de um determinado número de visitantes, quantos viraram clientes?
Entender esse número é muito importante também para ter uma visão do andamento do negócio e para criar estratégias de reversão desses números.
Etapas do funil de vendas
Para entender as etapas do funil de vendas, é importante dividir as etapas. O primeiro momento é a atração, esse é o passo do primeiro contato da pessoa com o seu negócio, podendo ser por meio de um anúncio, por exemplo, ou de um conteúdo encontrado via busca orgânica.
Em seguida, vem a conversão, você já baixou um e-book na internet? Se sim, com certeza deixou algumas informações, como o seu nome e e-mail para receber o material.
Esse processo é chamado de conversão, quando um visitante (lá na etapa da atração) realiza uma ação em seu site e deixa seus dados de contato.
O relacionamento é um passo importantíssimo de todo o ciclo de vendas, o contato com o usuário deve ser constante.
Sua empresa deve estar à disposição para tirar dúvidas e ajudar no que for necessário, para que o possível consumidor avance em sua jornada.
Logo depois, vem a venda, é onde a equipe de vendas e o time comercial realmente entram em ação. Esse momento pode acontecer quando o lead, isto é, o possível cliente, solicita um orçamento ou uma consultoria, o que é chamado de levantada de mão.
Se você pensa que o relacionamento com o cliente acaba no momento da venda, está enganado. A partir da venda, inicia um outro momento, o pós-vendas, que busca a fidelização do cliente.
Funil de vendas para negócios de moda
Agora que você entendeu como fazer um funil de vendas, sabe sobre os diferentes estágios que uma pessoa pode percorrer dentro do funil de vendas, está na hora de entender como fazer uma pessoa que está lá no início, no momento da atração, avançar até a venda.
Em muitos casos, será necessário um “empurrãozinho”. Você pode utilizar as estratégias de produção de conteúdo, o ideal é você investir em produção de conteúdo para os diferentes estágios do funil (topo de funil, meio de funil e fundo de funil), ou seja, pensando em quem é ou não é cliente ainda.
Esse processo ajuda a dar força para sua empresa, no seu negócio de moda, por exemplo, uma ideia é dar dicas de tendências, combinações de looks e buscar temas relacionados podem ajudar o seu lead na decisão de compra.
Treinamento de Vendas para moda
Mais do que apenas atrair clientes para sua loja de roupas, é preciso aprender técnicas para vender mais e melhor.
E ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, vender não depende de dom, mas sim de muito estudo e prática.
Pensando nisso, a uMode, através da sua plataforma educacional, o uClass, lançou o Treinamento de Vendas para moda.
Neste treinamento você descobrirá como se tornar um consultor de moda, para orientar seus clientes a comprar mais e melhor lidando com os diferentes tipos de pessoas.