Gerenciar a sua PL a distância pode ser estressante e complicado, caso você não esteja preparado para a gestão on-line. A tendência é que acabe terceirizando todo o processo de planejamento de coleção ou que a marca não produza mais. Com isso, provavelmente o desenvolvimento das peças não irá ocorrer da forma desejada, tendo um resultado diferente do esperado.
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Para que isso não ocorra ao gerenciar a sua PL de moda a distância, é preciso ficar atento à algumas atitudes e aos processos do planejamento de coleção de moda. Principalmente, quanto à ficha técnica moda e a PLM do seu produto.
Para que não haja confusões e falha na comunicação, deixe claro algumas regras para a sua equipe. Por exemplo, momentos em que você deve ser acionado e como ela deve proceder em situações específicas, principalmente aquelas mais recorrentes. Quando os seus funcionários não conseguirem entrar em contato com você, eles saberão quais atitudes tomar.
Esse é um dos passos mais importantes do planejamento da coleção, visto que interfere em todas as etapas de produção, sendo fundamental para um resultado dentro do esperado, em quesitos de qualidade, tempo e custo. Isso porque, a ficha técnica moda descreve individualmente cada peça.
Dessa forma, a sua equipe de moda não só saberá com mais detalhes que trabalho ela deve entregar, mas também outros setores responsáveis pelo custo e compra de matéria-prima. Lembre-se que para uma boa gestão a distância funcionar é preciso orientação!
Por isso, prepare e frise os pontos mais importantes da ficha técnica moda de cada peça, para que os funcionários saibam como produzir a coleção de moda. Se não for você que irá prepará-la, analise com cuidado e entenda todos os seus detalhes antes de aprová-la, para depois explicar à sua equipe.
A PLM (Product Lifecycle Management) ou gerenciamento do ciclo de vida do produto consiste em soluções para problemas da indústria. Esse é outro passo importante para o planejamento de coleção e, consequentemente, para gerenciar a sua PL a distância.
Criar um PLM fashion irá ajudar na sua gestão, uma vez que ela deve envolver, diferentemente da ficha técnica moda, etapas que envolvem além do planejamento criativo da coleção. A gestão do ciclo de vida das peças engloba desde a sua concepção até o seu desenvolvimento, como também manufatura e venda, ou seja, todo o “ciclo de vida” do produto.
A realização da PLM torna-se ainda mais interessante e vantajosa na gestão a distancia de uma marca de moda, pois ela facilitará muito na hora de gerenciar PL a distância. A PLM fashion irá orientar ainda mais a sua equipe, ao mesmo tempo em que diminuirá a duração e o custo médio de produção dos protótipos, evitando falhas na coleção, como atrasos e desperdícios.
Gerenciando a PL a distância é mais difícil avaliar funcionários. Por isso, criar algumas metas pode motivar a sua equipe a fazer um bom trabalho e facilitar a sua análise de longe. Os objetivos devem ser individuais, mensuráveis, compatíveis com a realidade e com o plano estratégico do seu negócio de moda.
A PLM (Product Lifecycle Management) ou gerenciamento do ciclo de vida do produto consiste em soluções para problemas da indústria. Esse é outro passo importante para o planejamento da coleção e, consequentemente, para gerenciar PL a distância.
Criar um PLM fashion irá contribuir na sua gestão, pois ele envolve a ficha técnica moda e etapas que vão além do planejamento criativo da coleção. A gestão do ciclo de vida das peças de moda ocorre desde a concepção, desenvolvimento e manufatura, até a sua venda, ou seja, todo o “tempo de vida” do produto.
A realização da PLM torna-se ainda mais interessante e vantajosa na gestão a distância de uma marca de moda, pois facilitará muito na hora de gerenciar a PL. Isso irá orientar ainda mais a sua equipe, ao mesmo tempo em que diminuirá o tempo e o custo médio de produção dos protótipos e as falhas na coleção de moda, incluindo atrasos e desperdícios.
Agendar encontros com uma certa regularidade para acompanhar mais de perto como está o trabalho dos funcionários, principalmente da equipe de moda, que é a responsável pelo desenvolvimento da coleção, é essencial para um melhor resultado. Presencialmente, você garante que as instruções da ficha técnica moda estão tendo resultado e que PLM fashion está sendo eficiente.
Outra saída é aproveitar a tecnologia, principalmente se não for possível reunir-se com a equipe periodicamente. Usar aplicativos software que auxiliam a gerenciar PL a distância é uma forma de intensificar a comunicação com a sua equipe. Por meio dessas plataformas de gestão você pode organizar tarefas, saber quais as necessidades dos funcionários e como está indo o desenvolvimento da coleção de moda. Também é válido realizar reuniões remotas com uma certa frequência.