A gestão do desenvolvimento de produtos é uma atividade implantada nas empresas para cuidar de todo o processo de desenvolvimento, inserção, retirada e modificação de um produto no mercado.
Essa é uma estratégia que dá uma grande vantagem para a empresa dentro do mercado pelo fato de se aproximar do público e atender melhor às suas demandas.
Nesse artigo vamos explicar o que é a gestão de desenvolvimento de produtos, qual a sua finalidade, as vantagens e como fazer uma boa gestão. Acompanhe a seguir:
O que é a gestão de desenvolvimento de produtos?
A gestão de produtos é a área que irá gerenciar e acompanhar todas as etapas envolvidas no processo de criação e do ciclo de vida dos produtos. Isso engloba desde os primeiros processos de criação e fabricação dos produtos até o fim da utilização do cliente que comprou o produto.
A gestão de desenvolvimento de produtos é presente não apenas nos processos para produtos físicos, mas também para produtos digitais ou serviços prestados. Essa gestão pode ser feita sobre qualquer produto que a empresa lance ao mercado.
A gestão do processo de produtos tem por objetivo ouvir, acompanhar a experiência e avaliação que o cliente tem sobre o produto. Isto possibilita que a empresa compreenda melhor as demandas e necessidades de seus clientes.
A gestão de produtos é uma tarefa que envolve profissionais de diferentes áreas que podem ser inseridos dentro de uma equipe, como profissionais de marketing, engenheiros de produto e software, designers e analistas de testes.
Qual a finalidade de gestão de desenvolvimento de produtos?
As equipes de gestão de desenvolvimento de produtos são montadas para que além de compreender, acompanhar e garantir novos produtos com a qualidade necessária e entender a demanda do mercado, a empresa possa também crescer dentro do mercado e impulsionar o nicho na qual ela atua, obtendo bom retorno financeiro sobre cada um de seus produtos.
Entendendo as demandas de seus consumidores e mantendo bons produtos a empresa consegue fidelizar um maior número de clientes e criar uma certa estabilidade para o produto.
Quanto mais amplo for a atuação das equipes de gestão de desenvolvimentos, mais produtos poderão ser impulsionados, gerando melhores lucros e resultados para a empresa. O ideal é horizontalizar a atuação dessas equipes para que a empresa alcance seus objetivos e ataque o mercado com maior robustez.
As equipes de gestão de desenvolvimento de produtos devem acompanhar mais de perto as avaliações e comportamentos de seus consumidores. No final desse processo pode ser feito através de pesquisas quantitativas e qualitativas do público.
Um grande aliado nesse trabalho, por exemplo, são os comentários e análises feitas por consumidores na internet. Essa atuação dentro do mundo digital permite que a empresa se mova para desenvolver novos produtos de maneira muito mais prática.
Vantagens da gestão de desenvolvimento de produtos
A gestão de desenvolvimento de produtos entrega diversas vantagens à empresa, confira a seguir:
Atender às demandas do mercado
Mantendo um olhar mais próximo com os seus consumidores a empresa consegue acompanhar as demandas atuais do mercado e prospectar cenários de possíveis necessidades de seus clientes. É uma maneira da empresa atender as necessidades do presente e do futuro de seus consumidores.
Proporcionar uma melhor experiência para o público
A gestão de desenvolvimento de produtos permite que a empresa crie e lance ao mercado produtos mais desenvolvidos. Ao lançar esses produtos no mercado a empresa mantém um contato mais próximo com o seu público.
Ajustar a alocação de recursos
Com essa gestão por parte da empresa é possível pontuar as forças, fraquezas e oportunidades que se mostram para a empresa. Com isso a empresa pode alocar melhor seus produtos para a criação e aprimoramento de seus produtos. Assim a empresa consegue dosar em quais áreas e quais produtos devem ser utilizados maiores investimentos.
Otimizar os resultados
Realizar essa gestão é uma ótima maneira que a empresa tem para estruturar melhor suas operações. Com isso a empresa pode ter uma atuação mais sólida dentro do mercado e otimizar os seus resultados dentro de cada área. Com uma atuação mais sólida a empresa ganha maior agilidade para trabalhar e atender às demandas do mercado.
Impulsionar as vendas
Com uma boa gestão a empresa pode criar melhores estratégias de vendas. Isso faz com que os produtos lançados tenham um melhor desempenho quando forem entregues ao mercado. Essas estratégias de vendas mais sólidas naturalmente resultam em resultados positivos nas vendas dos produtos.
Como fazer a gestão de desenvolvimento de produtos?
Veja a seguir como fazer uma boa gestão de desenvolvimento de produtos:
Estude seu público
Os clientes são o centro de todo o processo de gestão de desenvolvimento de produtos. Para que essa gestão seja assertiva e traga bons resultados é necessário que a empresa tenha conhecimento sobre quem é o seu público, o perfil e comportamento.
Valide a ideia do produto
Todo esse processo só é útil caso o produto pensado seja realmente viável. É importante certificar que o produto atende às demandas dos consumidores e que irá entregar uma boa experiência aos clientes. Caso contrário a gestão pode se tornar um desperdício de tempo e recursos para a empresa.
Siga um método
A gestão de desenvolvimento de produtos deve ser feita seguindo alguns métodos definidos pela empresa. Isso tornará os trabalhos mais sólidos e servirá como um norte para a equipe. Essas metodologias podem ser implantadas de acordo com a cultura e os ideais da empresa, o importante é que o projeto tenha uma boa base.
Utilize bons canais de vendas
Para que o produto tenha um bom desempenho nas vendas é essencial que a empresa escolha canais certos para colocar esse produto à venda. Esse local de venda deve ser definido a partir do perfil do público-alvo da empresa e do produto em questão.
Estratégias para a gestão de desenvolvimento de produtos
Confira as melhores estratégias para ter uma gestão de desenvolvimento assertiva:
Ciclo de vida do produto
Ao destacar um ciclo de vida de algum produto futuro, a empresa faz um exercício de especulação para as fases que o produto irá passar ao ser lançado no mercado. Essas fases são:
- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio.
Matriz BCG
A matriz BCG determina 4 estágios na vida de um produto. Veja abaixo quais são:
- Estrelas: Momento em que a empresa tem uma parcela significativa do mercado.
- Vacas leiteiras: O instante onde o mercado reduziu os índices de crescimento, porém a empresa ainda tem uma grande participação.
- Interrogações: Tempo que a empresa ataca um novo mercado que se mostra promissor.
- Mascotes: A parte em que o produto deixa de ter relevância no mercado.
Matriz de Ansoff
A matriz de Ansoff estipula 4 momentos pelos quais os produtos passam após serem introduzidos no mercado, veja quais são:
- Penetração no mercado;
- Desenvolvimento de produto;
- Ampliação de mercado;
- Diversificação do produto.
No texto mostramos como funciona a gestão de desenvolvimento de produtos, quais as vantagens e a finalidade da gestão
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