Você já ouviu falar em moodboard? O moodboard nada mais é do que uma ferramenta muito utilizada por arquitetos e designers de diversas áreas. Uma curiosidade interessante é que a cantora Christina Aguilera utiliza o moodboard para planejar seus álbuns. Isso inspirou Stephen Webster, que começou a usar esse tipo de painel e criou sua linha de joias a partir dele.
Assim, na moda, o moodboard ficou cada vez mais famoso e utilizado para criar coleções e conceitos. Ao longo deste texto, você vai entender melhor o que é moodboard, além de aprender tudo sobre moodboard moda e como fazer moodboard. Aproveite!
O que é um moodboard?
Um moodboard é um tipo de mural que pode ser construído de diversas formas e que serve como uma inspiração para representar conceitos de trabalhos.
O moodboard ajuda na organização de ideias, definição de estilos e na orientação do conceito visual do projeto.
Ele pode ser composto por imagens, vídeos, colagens e qualquer coisa que represente a essência daquele projeto.
Além disso, o moodboard pode ser construído com recortes de imagens, objetivos físicos, como madeira, ou ser um moodboard digital.
O moodboard vai transmitir o fundamento de um trabalho, como uma coleção de roupas.
Um moodboard de moda é a chave para o êxito. Ele também pode ser chamado de painel de inspiração. Assim, é muito importante que seu painel de inspiração de moda seja bem organizado e apresentado, passando a verdadeira alma do trabalho.
Dá uma olhada em alguns exemplos de moodboard para você se inspirar:
Mas, para que serve esse “quadro de emoções”? Como organizar sua inspiração de moda nesse painel?
Para que ele serve?
Basicamente, ele serve como inspiração de moda. O moodboard vai ajudar a definir a identidade do seu trabalho.
Ele é uma ferramenta que ajuda a organizar e expressar as ideias da melhor maneira para passar a essência do seu projeto.
Por exemplo, imagine que você está criando uma coleção de roupas com o tema moda praia.
O seu painel de inspiração de moda será constituído por elementos da natureza, cores entre o azul, amarelo, tudo o que remete ao tema da sua coleção.
É importante definir o foco da sua inspiração de moda, considere o que você mais quer explorar: Verde das árvores? Animais? Azul do mar? Flores?
Sempre é interessante utilizar elementos que tem haver com o seu tema também.
Imagens, paleta de cores definida e elementos ligados ao universo do seu painel de inspiração de moda, como tecidos, elásticos, fios ou rendas.
A alma do moodboard é juntar esses diversos elementos que definem um tema.
Assim, olhar para esse painel de inspiração de moda traz mais clareza para os pensamentos.
Com todos os elementos ali organizados, fica mais fácil observar o conjunto em si e como desenvolver os produtos.
É uma ferramenta poderosa para a criação.
Quais são os benefícios de ter um moodboard?
Como já falamos bastante por aqui, a chave para o sucesso é a organização.
Um moodboard é planejamento. É colocar todas as suas ideias juntas, formando um todo e servindo como seu painel de inspiração de moda.
Por isso, os benefícios de ter um moodboard são:
- Ideias mais claras;
- Facilidade de entender visualmente o projeto;
- Organização e, assim, facilidade de apresentar a proposta do trabalho;
- Ao apresentar seu painel de inspiração de moda, é possível alterar, acrescentar ou retirar o que não se encaixa mais, já que você está visualizando aquele trabalho em um todo, no seu resultado final. Isso evita o que pode não funcionar muito bem no futuro;
- Mais direcionamento das ideias, ou seja, o seu processo de criação se torna mais harmônico e focado no objetivo final. Assim, temos a incrível economia de tempo;
- Além de tudo isso, é importante que seu painel de inspiração de moda transmita também a essência do criador. Assim, o seu portfólio vai se destacar e trazer muito mais estética e estilo.
Passo a passo de como criar um moodboard de moda
Agora que já está tudo explicado sobre o que é um moodboard e para que ele serve, vamos entender como criá-lo.
Criar um painel de inspiração de moda não é nada difícil, apenas são necessários foco e pesquisa.
Como já mencionado, o seu moodboard pode ser físico, utilizando uma tela, lousa ou painel para juntar todos os elementos, sejam tecidos, recortes de revistas, catálogos de cores, fotos etc.
Se suas principais referências forem online, o moodboard digital é o que você precisa.
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a criar seu painel de inspiração digital, como o Photoshop, GoMoodBoard, Canva etc.
De qualquer forma, segue o passo a passo básico de como fazer um moodboard:
1. Busque inspiração
Para começar, é necessário fazer uma pesquisa. Por meio dela, você vai começar a trabalhar sua mente criativa para se inspirar.
Navegue na internet, explore sites, redes sociais, leia revistas, até mesmo saia na rua para observar lojas e ruas.
A construção de um painel de inspiração de moda se baseia nessa grande busca por referências.
No mundo online, sites como Pinterest, Instagram, Tumblr, VSCO são alguns que trazem mais conceitos visuais que podem ser excelentes na hora do seu processo criativo.
2. Defina seu estilo
Eleger um estilo para o seu moodboard é muito importante. Existem diversos estilos que podem fazer parte do seu projeto.
Defina seu público-alvo e entenda a personalidade desse público, para que as peças criadas tenham fundamento.
Esse estilo vai te guiar pelos próximos passos, como escolher a paleta de cores do seu painel de inspiração de moda.
Veja alguns estilos que podem fazer parte do seu moodboard:
- Minimalismo e modernismo: traços rápidos e cores sóbrias.
- Varejão: cores quentes, letras de caixa alta, vetores e elementos que transmitem a ideia de explosão e urgência.
- Clássico: mais restrito às cores de uma marca, quando for o caso, e não envolve muitos conceitos além do básico.
3. Escolha sua paleta de cores
Esse é um passo muito importante na criação do seu painel de inspiração de moda.
A escolha de uma paleta de cores pode abranger cores diferentes ou seguir variações de um mesmo tom.
O importante aqui é saber combinar essas cores com todo o projeto, a paleta precisa conversar com o moodboard e ter uma relação com o trabalho.
Entenda qual é sua identidade visual nesse mural e quais cores irão representar a essência do painel.
4. Explore texturas
Além das imagens comuns, é interessante ir ainda mais fundo e pensar nas texturas.
Isso apresenta um ar muito mais sofisticado e mostra o cuidado na criação do seu moodboard.
Por exemplo, imagine um painel de inspiração de moda que criará uma coleção de roupas românticas e delicadas.
Com uma paleta de cores definida, podendo ser em tons pastéis puxados para o rosa, vermelho e salmão, as texturas que encaixam perfeitamente nesse tema suave seriam seda, renda ou veludo.
5. Dedique-se à tipografia
Quando pensamos na identidade do seu painel de inspiração de moda, os elementos vão além de imagens e dos outros citados anteriormente.
É muito importante que o texto se conecte com a essência do projeto. A escrita também é visual!
Na hora de escrever no seu painel, entenda como essas palavras vão ser dispostas visualmente. Escolha uma fonte que represente o fundamento do seu moodboard.
6. Vá além de imagens
Essa dica é especialmente para moodboard digital. Hoje em dia, é muito mais prático criar online, por isso existem diversos recursos disponíveis.
Dito isso, aposte em conteúdos com movimento. Com eles, fica ainda mais fácil se inspirar e definir a identidade do seu painel.
Gifs e vídeos dão outra atmosfera para o seu moodboard. Existem diversos aplicativos de vídeo que tornam esse trabalho mais simples e prático.
Por fim, é importante buscar sua inspiração de moda com um moodboard cheio de cores, texturas e outros diversos elementos visuais. Assim, seu trabalho fluirá muito melhor, pode acreditar!
Além do moodboard, outra coisa que pode fazer seu trabalho fluir muito melhor é a Umode, uma plataforma feita especialmente para ajudar você no processo de criação e desenvolvimento da sua coleção de moda.
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