Nesse post, vamos abordar o que é o marketing de moda e explicar como ele é fundamental para os profissionais da área. Confira!
O marketing de moda é o meio pelo qual as marcas e empresas gerenciam propagandas publicitárias e promoções de forma a vender os produtos mais recentes no mercado de modo ágil, promovendo anúncios e atraindo clientes fiéis em potencial.
Essa é uma parte essencial para o comércio de moda, já que é onde se estuda qual é a melhor estratégia de fazer o consumidor se sentir tentado a adquirir tal produto, além de ser voltada para as necessidades dos consumidores no qual a empresa se adequa de acordo com o interesse público.
O funcionamento não tem segredo, é como qualquer outro marketing, sendo necessário conhecer seu público alvo e o que eles buscam, entender como é o que os atraem na hora de comprar.
Porém, o marketing digital de moda é fluido, ágil, muda muito rápido, por isso é inevitável se moldar às mudanças e se adequar ao ciclo do momento, tendo em mente que logo menos esse ciclo se encerra e outro entrará no lugar, com suas devidas especificidades.
Apesar de não ser um design de moda, o marketing de moda ajuda muito na criação de produtos também, uma vez que já possui todo o estudo do que o público gosta e o que não gosta, analisando quais tendências têm maior impacto e irão lucrar mais.
Como qualquer outra forma de marketing, o de moda não foge do habitual: entender a lógica do consumidor e produzir aquilo que o mercado (os consumidores) demanda.
O marketing de moda precisa entender qual a melhor forma de se comunicar com o cliente, como ele se identifica, o que ele quer consumir. Por isso, há algumas etapas a serem seguidas, de forma a estruturar o melhor jeito de vender o produto.
O primeiro passo é escolher um tema/ nicho e, daí, direcionar qual será o público-alvo, dessa forma o marketing começa fazendo uma pesquisa de mercado, cuja será fundamental para entender o que os consumidores está procurando, qual o preço que eles pagariam e qual a forma que costumam comprar, tendo em vista que hoje em dia com a era digital é possível fazer uma compra de diversas formas.
Ao mesmo tempo que está sendo feita a confecção, o marketing precisa acompanhar o processo, direcionando os locais que os produtos serão vendidos e proporcionando um preparo do público por meio de uma comunicação nos canais escolhidos pela marca.
Esse é um passo importantíssimo, já que ele instigará a curiosidade do consumidor para conhecer e, possivelmente, consumir o produto, pois, quanto melhor for pensada essa comunicação e preparo, melhor será o resultado das vendas e do lucro.
Após esse processo, o cliente precisa saber onde comprar e qual o preço a ser pago, mas não para por aí, é necessário tentar fidelizar essa relação, garantindo a satisfação do consumidor para que futuramente ele volte a adquirir outros produtos da empresa.
O marketing digital de moda trabalha com pesquisa de mercado e planejamento de mídia, tendo em vista que as redes sociais são grandes propulsoras de venda de produtos das marcas hoje em dia, ou seja, o segredo é ter um bom cronograma e estratégias bem estruturadas, trazendo também marketing de conteúdo para manter o público informado e ativo nas plataformas da empresa; além de fotografias, anúncios de criativos (marketing de conteúdo) e exibição de produtos.
De forma mais detalhada, a pesquisa de mercado precisa ser constante, já que o ciclo da moda muda muito rápido e, assim, o interesse do público; aqui é necessário entender as tendências do mercado e o comportamento do consumidor (do público-alvo da marca).
Essa parte analisa estratégias até para o design de moda, fazendo gestão de custos e técnicas de negociação, além de entregar aos clientes aquilo que eles buscam, suas preferências.
O design e desenvolvimento da marca é fundamental para firmar um relacionamento de identificação do cliente com a marca.
É criado um logotipo para gestão de imagem da marca, tornando possível uma representatividade da empresa para criar conexão com o público-alvo, mostrando a história e os princípios que aquela marca e produto carregam, convertendo para algo pessoal e familiar, confortável.
Decidir o preço dos produtos também é parte do marketing, sendo fundamental uma pesquisa e análise de como eles estão sendo recebidos no mercado, qual a porcentagem de venda e a satisfação do consumidor após a compra, até porque hoje em dia é muito difícil uma pessoa fazer uma compra sem olhar os comentários de quem já adquiriu aquele produto desejado.
Por isso o retorno de satisfação do cliente é tão importante, pois pode ser um propulsor para outras vendas, visando a maximização de lucros.
Outro recurso que impulsiona as vendas são promoções e descontos progressivos, ou seja, ter um cronograma para cada situação, mas principalmente para o período em que as vendas normalmente já são mais baixas e em trocas de coleções, em que os lucros tendem a cair e o estoque fica parado.
A divulgação precisa ser precisa e clara, nos canais mais usados pelo público-alvo para que seja possível acabar com o estoque que está ficando antigo.
Uma tática usada é aumentar o valor de desconto por peça comprada, isso faz com que o cliente dificilmente compre apenas uma peça.
Isso ainda pode ganhar força por meio de parcerias, principalmente com influenciadores digitais, pois eles já possuem um público fiel e que confia em seu trabalho nas informações passadas.
O uSocial é um sistema que automatiza a criação de artes e catálogos personalizados para negócios de moda por meio da inteligência artificial.
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