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Modelos de mensagens automáticas no WhatsApp

Written by Marketing uMode | 17/11/2022 21:36:04

Se você já conversou com a alguma empresa pelo WhatsApp, provavelmente já recebeu uma mensagem automática pelo aplicativo. Embora este recurso possa parecer pouco humanizado, uma mensagem automática no WhatsApp pode ajudar os clientes a terem uma experiência mais agradável.

Cada vez mais empresas atendem seus clientes com o WhatsApp Business e usam as mensagens prontas para direcionar o atendimento e otimizar a experiência dos clientes.

Se você ainda não incorporou o WhatsApp ao seu processo de vendas, está deixando de aproveitar uma oportunidade enorme. São 120 milhões de usuários no Brasil e o app está instalado em 99% dos celulares nacionais.

Independente do que você vende, o seu público está no WhatsApp
e agora é a sua vez de estar lá, conversando com eles.

Neste contexto, criamos alguns modelos de mensagens automáticas para que você possa adaptar e utilizar na comunicação da sua empresa. Confira!

Principais benefícios de usar mensagens automáticas no WhatsApp

Antes de sair automatizando suas mensagens no WhatsApp, é importante reconhecer os benefícios de atender os clientes utilizando o aplicativo de mensagens.

Os principais motivos para utilizar esses modelos de mensagens prontas são:

  • Maior agilidade no atendimento aos clientes;
  • Mais pessoas atendidas simultaneamente;
  • Padronização no atendimento, mesmo que feito por diferentes pessoas;
  • Minimizar os erros e ruídos na comunicação com as pessoas.

Quando posso enviar mensagem automática no WhatsApp?

No Whatsapp Business você pode configurar alguns tipos de respostas automáticas que ajudam a agilizar o atendimento e escalar as demandas da sua empresa.

Vamos conferir alguns exemplos?

Mensagem de saudação:

A mensagem de saudação é uma mensagem personalizável que é enviada automaticamente para clientes na primeira interação com você ou após 14 dias de inatividade na conversa.

As mensagens de saudação são o primeiro contato das pessoas com a sua empresa. Então, agilidade, gentileza e criatividade são pontos importantes neste momento. Evite fazer muitas perguntas logo de cara.

Caso for colocar uma resposta automática, opte por frases de gênero neutro, pois você não sabe o gênero da pessoa do outro lado.

1. Saudação com nome da empresa;

“Olá! Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]. Escreva a sua dúvida que um atendente responderá o mais rápido possível.”

2. Logo será atendido;

“Olá! Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]. Digite sua dúvida abaixo e logo será atendido por um de nossos consultores.”

3. Como podemos ajudar;

“Obrigado por entrar em contato com a [NOME DA EMPRESA]! Como podemos te ajudar?”

4. Saudação com nome do atendente;

“Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]! Meu nome é [NOME DO ATENDENTE], e serei o responsável pelo seu atendimento. Me conte como posso te ajudar?”

5. Responderemos em até X minutos;

“Olá tudo bem?
Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]. Escreva a sua dúvida para que possamos te ajudar. Responderemos em até [X] minutos.”

Mensagem de ausência:

Com as mensagens de ausência habilitadas, as pessoas que enviarem mensagens para você receberão uma resposta automática personalizável, informando que você não está disponível. Você pode escolher para quais clientes e em qual horário as mensagens de ausência serão enviadas.

As mensagens de ausência, são fundamentais para que a pessoa que está tentando contato com a empresa não fique no vácuo esperando uma resposta, e o principal, que ela entenda o porque não será respondida na hora e saiba qual a previsão de retorno.

1. Fora de horário

“Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]. O nosso horário de atendimento é [HORÁRIO DE ATENDIMENTO].

Escreva a sua dúvida para que possamos responder assim que estivermos disponíveis.”

2. Horário comercial

“Olá! Agradecemos o seu contato.
No entanto, não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Escreva abaixo a sua solicitação e retornaremos assim que possível dentro do nosso horário comercial.”

3. Feriado

“Olá, tudo bem?
Seja bem-vindo a [NOME DA EMPRESA]. Neste [NOME DO FERIADO], o nosso horário de atendimento será [HORÁRIO DE ATENDIMENTO].

Escreva a sua dúvida para que possamos responder assim que estivermos disponíveis.”

Respostas rápidas:

Com as respostas rápidas, é possível criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos e vídeos, que você envia com mais frequência para seus clientes.

Um dos objetivos de ter mensagens que respondam às dúvidas mais frequentes é otimizar o tempo de atendimento, entregando às pessoas de maneira simples, prática e acessível as principais respostas que elas precisam.

1. Método de pagamento

“Aqui na [NOME DA EMPRESA] nós aceitamos cartão de crédito, boleto e Pix. Qual é a melhor opção para você?”

2. Horário de funcionamento

“Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h. Aos sábados funcionamos das 9h às 12h e não abrimos aos domingos.”

3. Tipo de público

“Aqui na [NOME DA EMPRESA] trabalhamos com diversas marcas e opções de roupas, calçados e acessórios para você. Na linha feminina e masculina.”

Ebook + Treinamento: Modelos de Mensagens para Whatsapp

Mais do que apenas atrair clientes para sua Loja e para a sua Marca, é preciso aprender técnicas para vender mais e melhor utilizando o WhatsApp.

Pensando nisso, nós desenvolvemos em parceria com a Vesti, um treinamento + eBook com modelos de mensagens para WhatsApp prontas para utilizar na sua empresa de moda.

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O uClass conta com temas diversificados para que você possa escolher o que deseja aprender. Confira os treinamentos disponíveis até o momento neste link.

Fazer disparos automáticos para a base de contatos

Com o recurso Lista de Transmissão do WhatsApp, você pode enviar uma mensagem para diversos contatos de uma só vez.

Dessa forma, você pode enviar mensagens mais de uma vez, sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio.

IMPORTANTE: Apenas os contatos com seu número de telefone salvo em suas agendas de telefone receberão sua mensagem de transmissão.

Se você quer disparar uma mensagem para uma base de contatos como uma lista de clientes inativos, por exemplo, é necessário utilizar um serviço de disparo em massa como a uRocket.

Fluxo de NPS para enviar pesquisa de satisfação no WhatsApp | Reprodução uMode

Com isso é possível enviar uma mensagem personalizada com o nome do contato para grandes listas em instantes e transformar o whatsapp da sua empresa em uma Máquina de Vendas.

Usar mensagens automáticas no WhatsApp gera bons resultados?

Ao longo do texto, você pôde perceber que há duas formas de enviar mensagens automáticas no WhatsApp: Com os recursos nativos da versão Business do aplicativo ou com o apoio de ferramentas de automação como a uRocket.

Independente da forma que você escolher para atender seus clientes de forma rápida e eficaz, é importante não passar a impressão de que eles estão falando com robôs.

Para evitar este tipo de percepção, uma boa estratégia é dar um toque pessoal nos modelos de mensagem e usar todas as táticas para deixar o atendimento o mais personalizado possível.

Confira alguns pontos que podem aumentar suas chances de sucesso enviando mensagens no whatsapp:

  • Personalização: Se possível, comece a mensagem com o nome do contato para aproximar a relação entre vocês; 
  • Senso de urgência: Tente utilizar gatilhos para incentivar que a pessoa se decida mais rápido; 
  • Novidades: Tente apresentar alguma novidade da sua empresa para despertar a curiosidade e aumentar as chances dele te visitar, por exemplo;
  • Ofertas exclusivas: Preparar uma oferta irresistível é um dos fatores com mais chances de conseguir a atenção do público que está pronto para comprar.

Quando bem utilizado, o envio de mensagem automática no WhatsApp é um recurso muito efetivo para agilizar o atendimento.

Seguindo essas dicas, temos certeza que sua empresa terá muito sucesso com os clientes.

Atenda seus clientes em massa pelo whatsapp

Você provavelmente já ouviu dizer que É MUITO MAIS BARATO VENDER PARA QUEM JÁ TE CONHECE do que converter um desconhecido em cliente.

Entretanto, sabemos que falar com centenas de contatos um a um é muito cansativo e frustrante. Mas você sabia que já é possível disparar mensagens personalizadas com o nome da pessoa de forma automática?

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Painel de acompanhamento de disparos | Reprodução: uMode

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