Se tem uma tendência de moda que voltou com tudo no ano passado, com certeza foi o estilo vintage. Este estilo foi sucesso com as influenciadoras digitais em 2020 e muitas pessoas começaram a implementar essas peças nos seus looks e estilos pessoais do dia a dia.
Esse movimento em direção ao vintage já ocorre há alguns anos, mas ganhou força expressiva em 2020, se tornando uma das principais tendências de moda. Mas será que o vintage é a tendência de moda 2021? Então, vamos ver que aspectos do estilo devem se manter em alta neste ano!
Existe muito debate entre especialistas sobre o que pode ser considerado uma peça vintage. As definições de vintage, retrô e antiguidade na moda são bem tênues, o que pode gerar confusão. Mas, no geral, há o seguinte consenso:
A estética vintage/retrô esteve super em alta nos mais diferentes campos da cultura pop, desde séries até a música. Esse recente movimento em direção ao passado focou principalmente nos anos 1980 e 1990.
Por isso, tantas tendências de moda desse período voltaram e já são facilmente encontradas nas lojas. Podemos citar, como exemplo, o sucesso da série norte-americana Stranger Things, que a estética dos anos 1980 e inspirou muitos looks, em especial dos mais jovens.
A música vive um momento similar de volta aos anos 1980, um exemplo é a cantora britânica Dua Lipa, que trouxe não só as referências musicais do período, mas também as referências fashion nos seus figurinos para clipes e aparições públicas.
Existem diversas tendências que foram populares no passado, mas apenas algumas estão voltando. Das que voltaram, seja do jeito que eram ou repaginadas, podemos citar:
Essas blusas foram um ícone fashion do século XX e fizeram parte dos looks de grandes estrelas do cinema. Inclusive, ficaram bastante associadas a Audrey Hepburn, atriz conhecida por seu papel no filme Bonequinha de Luxo (1961) e que costumava usar blusas de gola alta.
Após anos “esquecidas”, elas voltaram com tudo. Permanece a escolha por cores básicas, como preto ou branco, mas as escolhas das mangas mudaram. Se no passado a preferência era por mangas longas, hoje em dia a tendência é mangas curtas.
Essa é uma tendência que nunca sai de moda, mas que ultimamente tem ganhado cada vez mais atenção. Em especial um tipo específico de xadrez, o vichy. O xadrez vichy foi uma das marcas do estilo da atriz francesa Brigitte Bardot, que amava a estampa e usou inclusive em um de seus casamentos.
Apesar das piadas que relacionam o xadrez vichy às toalhas de piquenique, já que tradicionalmente elas possuem essa estampa também, a estampa voltou com tudo em 2021. Mas a preferência atual são cores que saiam das combinações tradicionais – vermelho com branco, preto com branco e azul com branco.
Esse foi o símbolo da quarentena, com todo mundo fazendo a sua própria camiseta tie-dye. O que poucos sabem é que o tie-dye pode ser considerado uma tendência vintage, afinal sua origem está nos hippies dos anos 1960 e 1970.
O termo tie-dye, traduzido para o português, significa “amarrar e tingir”, em referência ao modo de tingimento da peça. Mesmo que tenha ficado popular em 2020 seja o “tie-dye faça você mesmo”, muitos estilistas já estão incorporando a estampa na sua coleção de moda. Afinal, nem todo mundo tem disposição para fazer sua própria peça, o que criou uma demanda no mercado de moda.
Originalmente inspirados pelas roupas de proteção usadas por trabalhadores industriais, as jardineiras e salopetes ganharam as passarelas nas décadas de 1980 e 1990 e foram uma tendência importante na moda deste período.
Agora as jardineiras e salopetes voltaram com força na onda vintage. Ao contrário do passado, onde geralmente o jeans dominava, atualmente a aposta é em outros tecidos e em peças um pouco mais sofisticadas ou xadrez.
A moda costuma ser responsiva ao momento. Desde 2019 vemos o aumento do interesse pela estética retrô/vintage. Podemos facilmente ver isso em filmes, músicas e em clipes.
Em 2020 a tendência continuou forte e não existe, em um curto prazo, uma expectativa de mudança nesse cenário. Ao que parece a tendência vintage veio mesmo para ficar. Resta-nos saber por quanto tempo.
Você é estilista e quer incorporar as últimas tendências no seu trabalho? A U.Mode pode te ajudar! A U.Mode é uma plataforma de fashion PLM totalmente brasileira, em que é possível digitalizar os processos de desenvolvimento da sua coleção de moda. A U.Mode também conta com uma gama de soluções digitais que podem te ajudar bastante no processo de criação da coleção. Acesse aqui e saiba mais!