Círculo cromático na moda: entenda o que é e como ele é usado

A moda ao longo dos anos se reinventa para melhor adaptar ao seu público e tendências, de acordo com a estação. Uma das variações mais comuns no processo criativo dentro da moda é o círculo cromático, que visa ornar as cores, matizes e peças de acordo com a proposta de composição do tecido ou look. Confira:

O círculo de cores, ou círculo cromático na moda pode ser um círculo monocromático ou com várias cores. | Foto: Pexels.

O que é círculo cromático?

O círculo cromático foi criado por Isaac Newton, cuja finalidade era para conseguir provar que sua tese de que as cores que vemos são provindas da luz branca. No círculo das cores, Newton adicionou 3 cores primárias e 3 secundárias, uma no intervalo da outra.

Após isso, ele colocou o disco para girar e o movimento das cores em conjunto se tornou branco. É por isso que sabemos hoje que ao filtrar a luz branca obtemos uma escala de cores, que são as mesmas do arco-íris.

A escala possui ilustrações coloridas, compostas por 12 cores que tem como base as cores primárias, secundárias e terciárias, criando um guia “tom sobre tom” e identifica as cores complementares, análogas, triangulares, meio-complementares, retangular e quadrada conforme ordem e esquema:

Assim, se classificam as cores que formam o círculo cromático:

Cores primárias

Azul, vermelho e amarelo.

Cores secundárias

Verde, laranja e roxo/violeta.

Cores terciárias

Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

A partir dessas composições, é possível “brincar” com os tons, criar e co-criar novas paletas de cores, além do preto, branco e cinza que não estão presentes no círculo cromático, mas se conectam através do aumento ou diminuição da saturação.

Como funciona o Círculo Cromático?

Conforme mencionado anteriormente, o círculo cromático é formado a partir das combinações das cores primárias, secundárias e terciárias, assim, formando as cores complementares, análogas, triangulares, meio-complementares, retangular e quadrada, cada uma com uma gama cromática e ideia de contraste, de acordo com a ambientação pré-estabelecida.

De modo geral, o círculo cromático pode ser utilizado em qualquer esfera durante o processo de criação, independente do segmento. Entretanto, é mais popular em maquiagens, roupas, pinturas, desenhos, obras de arte e etc. 

Na escala cromática análoga, é possível optar pelo uso de cores que estão lado a lado no círculo ou usar cores separadas, gerando o “tom sobre tom”.

Aqui, também podem ser utilizadas as cores em tons neutros – preto, branco e cinza – como peça coringa e com informação mediana. Porém, não é indicado para quem deseja uma composição com muito contraste, pois o tom sobre tom evidenciam menos contraste, associando a ideia de elegância e jovialidade à composição.

Na contramão das análogas, as cores complementares são opostas no círculo cromático e formam combinações de alto contraste, logo, a ideia é transmitir casualidade à peça. As composições de alto contraste transmitem comunicação, criatividade e versatilidade, pois podem transitar entre o ambiente formal e informal.

O triângulo é a terceira forma de combinação entre cores complementares. A base são os elementos iniciais do círculo das cores.

A mensagem proposta para as composições triangulares é voltada ao ambiente informal, com looks ousados que também despertam a criatividade. Ou seja, entendemos que, quanto mais cor um look tiver, mais informal ele é e pode gerar impacto direta ou indiretamente ao ambiente.

O que é círculo cromático | Imagem: Freepik

Como usar círculo cromático na moda?

O círculo cromático na moda estabelece uma adaptação dos tons a partir do estilo e experimenta tons, nuances, contrastes e saturações, colaborando para a definição da cartela de cores da atual ou futura coleção.

As cores são uma das principais porta de entrada para conhecimento da marca, pois o cliente, antes mesmo de observar o tecido, irá observar a tonalidade e harmonização ao determinado estilo.

Como usar o círculo cromático nas roupas

Além das cores, o círculo cromático também contribui para compor elementos de sombra e luminosidade.

O círculo de cores também pode auxiliar no mix de estampas, a fim de montar um estilo que pode ser do escritório ou happy hour, do discreto ao sexy ou do glam ao despojado, a partir da cor base principal da estampa ou do tecido e avaliação de qual seria o tom complementar à determinada peça.

Ademais, é imprescindível que a composição seja harmonizada para não cair no exagero, monotonia ou em desacordo com a estação.

Sim as estações do ano possui uma estrutura de cor, para uma determinada proposta – verão, tons quentes e vivos, inverno, tons mais sombrios e frios –  portanto, atente-se à busca pelo equilíbrio na harmonia das cores, matizes e tons.

Como usar o círculo cromático no desenho?

No desenho, o círculo cromático tem o objetivo semelhante ao utilizado na moda, pois, através dos croquis, serão definidos os cortes, modelagem e montagem das roupas.

Inicialmente, entenda quais são os principais elementos presentes no processo criativo do desenho, mensagem e proposta de valor à pintura, de modo que haja um diálogo entre a elaboração, exposição e observador.

Alinhado ao círculo das cores, existe a psicologia das cores que expressa através dos tons a história entre marca e cliente, pois estuda e organiza o significado e as emoções que cada tom desperta no espectador. 

Quando passamos a entender a simbologia e a forma de como cada gama cromática atua narrativamente, podemos decidir que tipo de palheta usar para cada projeto e determinar conscientemente o que queremos expressar e a causa provocativa de sensações e sentimentos.

Integrando toda a cadeia produtiva e de desenvolvimento da sua coleção

Com o Software de Fashion PLM, você poderá integrar os setores de produção, desde a concepção do conceito da coleção, passando pela explosão do mix da coleção, briefing para fornecedores, solicitação/aprovação de pilotos, até a peça Lacre!

Também integrará fornecedores, pessoas e departamentos envolvidos no processo, fichas técnicas únicas (pois é, abandone o excel), junto ao histórico completo dos produtos, ciclo de vida, alterações, prazos, cronogramas.

Ah, e para completar, assim que finaliza um produto a uMode se encarrega de cadastrá-lo no ERP via integração!

E tudo isso em tempo real e 100% online!

De maneira transparente, centralizada e fácil, o Software de Fashion PLM da uMode te ajuda a aumentar a produtividade e gestão da sua coleção. Clique aqui e saiba mais

Compartilhe