Um trabalho bem feito exige pesquisa, planejamento e uma gestão eficiente. Na moda, não é diferente. Antes de criar uma coleção de sucesso, atente-se a alguns parâmetros.
Fique ligado na próxima tendência de moda, use o Product Lifecycle Management – PLM no seu negócio e tente optar por uma linha de moda sustentável.
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É um conjunto de roupas e acessórios que se relacionam entre si. Esta composição é pautada na escolha de um tema ligado ao estilo da pessoa interessada em consumir.
O tema escolhido também se refere à imagem de uma marca. São aplicadas técnicas e métodos criativos para otimizar a organização dos produtos dos designers.
O trabalho por trás das vitrines que abrigam roupas de grifes badaladas é árduo. Para criar uma coleção de moda, primeiro, tenha um alvo.
Defina o estilo de roupa que deseja produzir e o segmento, como fitness ou moda praia, por exemplo.
Recorra às referências, inspire-se na cultura de um povo, em um filme ou uma música de sucesso. Construa um painel de inspiração e um espaço com fotos do seu conceito, o que ajudará, inclusive, com a sua paleta de cores.
Esse painel também é conhecido como moodboard, o “quadro de humor”. O fundamental disso tudo é que você esteja relaxado, sem pressão, pois isso interfere diretamente na criatividade. Além destes parâmetros, compreenda o PLM.
O PLM, sigla em inglês para Product Lifecycle Management, em português gerenciamento do ciclo de vida do produto, são soluções para problemas da indústria.
Ele funciona como um banco de dados para gerir o tempo de vida de qualquer produto. Versátil, é adaptado à diversas áreas do mercado. Veja vantagens deste método:
Ele diminui o time to market, ou seja, a técnica que mede o tempo do desenvolvimento até a venda, para evitar atrasos na entrega. No PLM, você acessa dados referentes às datas e ao histórico do ciclo de cada peça.
Isso permite uma análise minuciosa do tempo médio de produção dos protótipos. Assim, é mais fácil achar pontos críticos que podem atrasar e propor soluções que diminuam falhas.
Ele automatiza funções, como a ficha técnica, e garante que protótipos da coleção de moda sejam exatamente como o que foi planejado antes. Isso evita cancelamentos e “trabalho dobrado”.
Quando você está a par do pré-custo da sua peça de moda, antes de prototipar, cancelamentos podem ser feitos sem interferir no time to market.
Logo, evita atrasos, prejuízos e desperdício ligados à confecção da peça e aos erros de planejamento de coleção de moda.
A comunicação entre profissionais e o panorama da coleção ajudam na criação de peças de um tema específico, interligadas entre si.
Somado a isso, a matéria-prima é aproveitada de forma inteligente, o que ilustra perfeitamente o conceito de moda sustentável.
Entre a elaboração de croquis e a divulgação da coleção, há etapas fundamentais a serem cumpridas.
Quem deseja criar uma coleção deve estar disposto a saber ler o público-alvo, o seu poder aquisitivo, a sua localização geográfica e os seus gostos pessoais.
Também amplie seu repertório sociocultural. Saia, caminhe, frequente novos ares e observe lugares e pessoas.
Desenvolva um olhar apurado e busque enxergar além do que está visível. Isso será útil para você se inspirar e colocar peças personalizadas e atuais no mercado.
Um bom planejamento de coleção de moda detém não somente os tecidos (essa parte fica com costureiras e alfaiates) a serem utilizados, mas, a quantidade de produtos inclusos no lançamento: quatro vestidos, cinco camisas, uma bolsa e duas saias, por exemplo.
Confira, abaixo, três dicas que você precisa aplicar antes mesmo de planejar sua coleção de moda!
Pesquise o perfil do seu público-alvo, aquele para o qual sua coleção de moda será direcionada. Além disso, analise as tendências do mercado, isso direciona a produção.
Ainda que sua marca tenha uma identidade consolidada, é preciso andar ao lado da cultura e do comportamento da sociedade atual. Você não quer que sua linha primavera-verão fique para trás, não é?
Além disso, é preciso definir como você lançará suas roupas. Assim, faça perguntas a si mesmo: qual será o tamanho da minha coleção? Vou lançá-la de uma só vez ou aos poucos? Qual tipo de roupa usarei? Qual o tecido ideal? Em que época do ano lançarei a linha de roupas?
Ah, e um conselho de ouro: tente um meio-termo. Produza não apenas peças que carregam a identidade da sua marca. Elabore uma quantidade de roupas que traga uma tendência de moda, novidades.
Coloque, no papel, o máximo possível de traços que conseguir. Não economize nos detalhes, ponha empenho cada vez que seu lápis tocar a folha de rascunho.
Experimente jeitos, erre, estrague, se preciso for. Só não fique parado esperando pelo croqui perfeito surgir diante de seus olhos.
Faça um levantamento de fornecedores o quanto antes e mantenha contato frequente com eles. Isso é importante para você ficar de olho nas novidades das próximas estações e trocar ideias referentes ao contexto nacional e mundial da moda.
E aí, conseguiu entender mais sobre o processo de planejamento de uma coleção de moda? Já dá, inclusive, para tirar do papel a ideia de transformar aquela tendência em peça de roupa.
Não importa a coleção que criar, quando se jogar no mundo fashion, lembre-se sempre de aplicar o PLM e otimizar seu negócio!
Com o uFlow, você poderá integrar os setores de produção, desde a concepção do conceito da coleção, passando pela explosão do mix da coleção, briefing para fornecedores, solicitação/aprovação de pilotos, até a peça Lacre!
Também integrará fornecedores, pessoas e departamentos envolvidos no processo, fichas técnicas únicas (pois é, abandone o excel), junto ao histórico completo dos produtos, ciclo de vida, alterações, prazos, cronogramas.
Ah, e para completar, assim que finaliza um produto a uMode se encarrega de cadastrá-lo no ERP via integração!
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