O provador virtual é uma ferramenta criada para ajudar o consumidor a encontrarem o tamanho ideal de roupas e sapatos.
Com a facilidade de comprar e vender com alguns dados e cliques na tela, o consumo de roupas cresceu muito com a tecnologia.
Porém, é comum que quando compramos roupas, em lojas físicas, caminhamos até uma cabine, onde podemos provar a roupa no provador. Queremos saber como aquela peça fica em nosso corpo, até porque tem uma grande diferença na roupa do cabide e a roupa no nosso corpo. Não é verdade?
Mas, então, como fica isso quando falamos de compras em lojas online? Segundo uma pesquisa de 2019 da byMK, uma rede social de Moda, 37% das pessoas deixavam de comprar por conta desse medo a roupa escolhida e o sapato não servirem.
Saiba mais sobre uma tendência em alta hoje em dia quando se trata de proporcionar a melhor experiência possível ao usuário. Boa leitura!
O provador virtual, como o próprio nome sugere, nada mais é do que a possibilidade de “experimentar” uma peça de roupa. A ferramenta, então, apresenta ao cliente o tamanho ideal de determinada peça.
Na hora de fazer compras por aplicativo ou em sites, ele também diminui as possibilidades de erro de tamanho. Dentro do provador virtual há uma tabela, onde você deve por alguns dados básicos sobre si ou sobre a pessoa para a qual você deseja comprar a peça de roupa. Observe que dados são estes:
Lembrando que dentro desse formato corporal que você mede com a fita métrica, estão:
Fazendo um quadro com esses dados, é possível até mesmo saber exatamente o seu tamanho. Assim, é possível ainda decidir se vai escolher uma peça mais justa ou mais larga. De qualquer forma, dá para ir ajustando o tamanho da roupa conforme as suas preferências de estilo.
Muitas lojas vêm aderindo a essa inteligência artificial. Ela, acima de tudo, facilita o processo de compra para o consumidor. Faz, também, com que a loja seja bem falada, mencionada com frequência como referência no nicho e a deixa mais atualizada no que se refere às tendências no mercado.
Em 2016, o catarinense Marcos Bastos e Janderson Araújo (sócios da Sizebay), tiveram a ideia de criar o provador virtual no país. Eles ao menos imaginavam que a invenção teria tanto destaque. Provador virtual riachuelo, provador virtual netshoes e provador virtual marisa.
As três companhias famosas no Brasil são clientes da startup Sizebay, que citamos anteriormente.
Com o uso de provadores virtuais, o cliente tem uma noção maior do tamanho de cada produto e como ele ficaria em seu corpo, reduzindo as chances de se ter dor de cabeça com trocas.
A compra de produtos no e-commerce fica mais agradável, prazerosa e real. O provador virtual tem o poder de deixar o consumidor muito mais satisfeito e seguro na hora de adquirir uma peça de roupa.
Com mais confiança de que o produto vai servir, os usuários ficam, de forma gradual, mais à vontade e confiantes em fazer compras virtuais. Como consequência, passam a adquirir mais produtos e trazer mais lucro à loja em questão.
O provador virtual é uma novidade no mercado da moda online. Portanto, é um diferencial para diversas marcas que estão começando no ramo. É uma boa oportunidade para construir uma relação de confiança e fidelidade com os clientes, além de, claro, atrair mais público.
Para resolver esse problema de saber o tamanho ideal de uma peça de roupa, a sizebay oferece uma plataforma que simula uma roupa em diversos biotipos, gêneros e medidas. Facilita muito a vida de quem compra naquele lugar.
A plataforma da Sizebay é instalada no site da loja que deseja utilizar a plataforma. Sendo assim, cria o provador virtual com as tabelas, tamanhos e tudo mais. Simples, fácil e prático. Sobre valores, entre os 150 clientes, há grandes marcas que pagam mensalidades a partir de 400 reais. Tudo depende do tamanho da empresa e do nível de personalização do serviço.
Segundo os fundadores da startup, o valor aumenta em cinco vezes a chance de conversão nas vendas e reduz em 30% o risco de devoluções.
A empresa Sizebay foi a primeira empresa brasileira a oferecer esse serviço de um provador virtual. Ela compete com empresas internacionais, como a americana True Fit, uma das líderes quando o assunto é facilitar a vida do consumidor.
Desde a pandemia, que teve início em Março de 2020, dois números cresceram: o de lojas virtuais e o de consumo virtual. Um condiz com o outro, porque o desemprego chegou, muitas empresas tiveram que demitir funcionários, e muitos desses, se encontraram no e-commerce. Abriram sua própria empresa.
Tal fato fez crescer muito a diversidade de lojas, de estilos, preços e tamanhos diferentes. Com isso, a qualidade dos produtos, atendimento e plataforma que se usa para ter a conversa de consumidor e vendedor, se tornaram em grandes diferenciais que qualificam a loja. Um deles é o provador virtual.
Dessa maneira, esse investimento é uma boa forma de atrair mais clientes para o negócio. Então se você está começando uma loja, e não sabe se deve ou não investir em um provador virtual, podemos te ajudar nessa decisão.
Com a U.mode, você terá esse diferencial atualizado sobre as medições da sua loja, facilitando a vida do seu cliente. Vai ver, ainda, o número de devoluções cair e as vendas fechadas, de fato, subirem.
Assim, seu negócio cresce, fica mais tecnológico e adaptado à atualidade. Essa atualização tem muito a crescer pós-pandemia.
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