Abrir um e-commerce de moda pode ser a realização dos sonhos de muitas pessoas. Contudo, para garantir que o negócio se desenvolva adequadamente e apresente resultados interessantes é necessário um esforço constante em compreender as pistas que ele oferece sobre sua própria saúde. Assim sendo, quais as métricas do e-commerce?
Essas dicas são chamadas de métricas no marketing digital. Elas são cruciais para dar o correto direcionamento das estratégias de uma empresa e analisar os seus resultados. Para te ajudar com isso, neste artigo, vamos dizer quais as métricas do e-commerce de moda você deve ficar atento. Confira!
Você conhece seu negócio? Considera que seu e-commerce de moda está crescendo? Se a sua resposta foi sim para as duas perguntas anteriores, temos mais uma questão: o quanto a sua resposta foi embasada nos dados da sua empresa?
Um erro comum de alguns empreendedores é simplesmente ignorar os dados. Saiba que isso nunca deve ser feito. Os dados que o seu negócio gera devem ser compilados, analisados e utilizados para o crescimento dos resultados da empresa.
Neste tocante, no marketing digital, utilizam-se as métricas para oferecer um panorama preciso do negócio. Para aqueles que não conhecem o termo, métricas consistem nos resultados obtidos pela aplicação de suas estratégias.
Portanto, as métricas apresentam informações fundamentais para o crescimento do seu e-commerce de moda. No universo das decisões estratégicas, elas podem ser utilizadas como um “GPS” indicando para as melhores direções.
Como você já deve ter percebido com o que falamos até aqui, as métricas são essenciais para tomar decisões acertadas para o seu e-commerce de moda. Acompanhar e analisar os dados de maneira rotineira pode resultar em:
Existem diversas métricas que dão sinais diferentes sobre a saúde do seu negócio e as possibilidades de crescimento. No entanto, nem todas são igualmente relevantes e algumas podem confundir mais do que oferecer caminhos.
Por exemplo, o número de curtidas no Instagram por si só pode não representar nenhuma informação valiosa para seu e-commerce de moda. Mais interessante seria analisar quantos usuários que curtem suas fotos acabam por realizar uma compra no seu site.
Logo, é interessante saber para onde olhar. Para te ajudar a colher e analisar as informações certas, vamos te dizer sobre quais as métricas do e-commerce de moda você deve colocar sua atenção. Veja as dicas!
A primeira métrica de e-commerce que vamos falar é a taxa de conversão. Para aqueles familiarizados com o marketing digital, este termo já é conhecido. Uma conversão ocorre quando um visitante toma uma ação esperada no seu site, por exemplo, uma compra ou um download.
Então, a taxa de conversão representa a quantidade de usuários que visitaram seu e-commerce de moda e realmente consumiram algum produto. Para calculá-la, é feita uma operação matemática bem simples, utilizando a seguinte fórmula:
(número de visitantes/total de visitas ao site)
Quanto maior for a taxa de conversão, melhor. Porém, taxas baixas devem ser um alerta. Elas são sinais de problemas no seu site, na descrição de produtos, na navegabilidade do conteúdo e na facilidade de executar uma compra.
Esta é uma métrica muito importante e que comumente é analisada pelos empreendedores. Afinal, as vendas são o objetivo primordial do seu e-commerce de moda. Para obter esses dados, basta observar o montante de vendas que foram realizadas no dia anterior.
Ao esquematizar as informações colhidas em um gráfico, é possível analisar a trajetória dos números das vendas do seu negócio. Um dos pontos interessantes desta métrica é que ela indica de uma maneira mais crua o crescimento do seu e-commerce.
Observando a trajetória dos números, percebe-se se há uma tendência de alta ou queda. Se houver queda (ou somente uma indicação de queda) nas vendas, analise o que está por trás. É importante saber os motivos, isso não acontece por acaso. Caso ocorra aumento, investigue também.
O ticket médio consiste no valor que, em média, cada cliente gasta em uma compra no seu e-commerce de moda. Essa é uma informação essencial para saber quantos clientes são necessários para atingir suas metas de vendas mensais. Para calculá-lo, segue a seguinte fórmula:
(valor vendido no mês em reais/números de clientes no respectivo mês)
Segundo relatório do Ebit, o ticket médio dos e-commerces de moda brasileiros gira em torno de R$ 177. Contudo, obviamente o valor do seu pode ser maior ou menor. Caso seu ticket médio esteja baixo é momento de pensar em estratégias para que seus clientes gastem mais na sua loja.
O Custo de Aquisição de Clientes, conhecido pela sigla CAC, representa o montante gasto para que um cliente chegue até seu e-commerce. Neste cálculo, leva-se em conta os custos com publicidade, por isso a importância de registrá-los devidamente. Para chegar ao seu CAC, usa-se a fórmula:
(soma de todos os custos para adquirir um cliente/número de clientes adquiridos)
Quanto menor for o CAC do seu e-commerce de moda, mais bem planejada e efetiva é sua estratégia de retenção dos clientes. Porém, se o custo para atrair o cliente é maior do que o ticket médio, significa que você está tendo prejuízo.
Por fim, temos o ROI ou Return On Investment. Esta é uma métrica bastante conhecida do marketing digital. Seguindo uma lógica similar à do CAC, ela é utilizada quando se deseja medir o retorno sobre um investimento em particular, por exemplo, o retorno de uma campanha publicitária. Para descobri-lo, usa-se a seguinte fórmula:
([retorno do investimento – custo do investimento]/custo do investimento)
O ROI é perfeito para medir o desempenho de uma campanha de marketing digital. Contudo, não é a única métrica com essa função. Existem outras variáveis que devem ser observadas para aprofundar a análise dos resultados de uma campanha nas redes, mas o ROI oferece um bom indicador.
Para te ajudar a compreender como funciona o ROI, vamos exemplificar. Pense que seu e-commerce de moda investiu mil reais em campanhas publicitárias no Instagram e faturou 10 mil reais em vendas. Isso significa que o ROI ficou em 10, pois o retorno excedeu dez vezes o investimento.
Neste momento você já conhece as principais métricas de e-commerce de moda, chegou o momento de saber como acompanhá-las. Essas informações podem ser obtidas por plataformas que se ligam ao seu site ou marketplace. Por isso, preste atenção nas dicas de ferramentas nas quais as métricas de e-commerce podem ser acompanhadas:
A primeira plataforma para acompanhar as métricas do seu negócio é o Google Analytics. Essa ferramenta Google é capaz de, em tempo real, entregar as seguintes informações:
O Google Analytics é uma plataforma que disponibiliza parte de seus recursos gratuitamente, basta ter uma conta Google. Como você deve ter percebido, além da quantidade de visitantes, a ferramenta foca na identificação do comportamentos dos usuários. Por ela também é possível obter métricas como análise das vendas e medição do ROI.
Nossa outra indicação de plataforma são os ERPs, sigla para Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Eles consistem em programas corporativos que podem compilar e analisar todas as métricas relevantes do seu e-commerce de moda.
Dois exemplos conhecidos de ERPs que podem ser utilizados no seu negócio de moda são o Bling e a Tiny. Com o uso de ERP, você poderá ter acesso aos números de vendas, lucro, gastos com publicidade, além do estoque e das finanças.
A grande vantagem de usar um ERP é o aumento da capacidade de organizar os processos do seu e-commerce de moda e integrar as equipes dos vários setores da empresa. Além de, é claro, facilitar o acompanhamento das métricas relevantes para o negócio.
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