Quer ser uma empresa do futuro? Veja 6 segredos que vão te ajudar

Sua empresa está preparada para o futuro? Anay Zaffalon, CIO da U.Mode, já trabalhou em empresas como a Burberry, marca de luxo mais digital do planeta, Versace, uma das mais desejadas pelos jovens nos dias de hoje e AMARO, maior DNVB (digitally native vertical brand) do Brasil. O que as quatro têm em comum? Cada uma delas é uma empresa do futuro.

Por isso, Anay fez questão de compartilhar 6 segredos para o sucesso, que preparam qualquer marca para encarar o futuro. Confira tudo, a seguir!

Segredos para ser uma empresa do futuro na moda | Foto: Unsplash

6 segredos para se tornar uma empresa do futuro

1. Defina seu propósito

As organizações com alto desempenho sabem que o propósito é um fator de diferenciação. Um forte senso de propósito corporativo é a afirmação de sua identidade – o porquê do trabalho. O propósito ajuda as pessoas a navegarem pela incerteza, inspira comprometimento e revela o potencial de mercado inexplorado.

2. Tenha um caminho claro para entregar valor

As empresas future-ready, por outro lado, criam uma agenda de valor – um mapa com metas organizacionais tangíveis, dividido por unidades de negócios, regiões e linhas de produtos.

3. Fortaleça sua cultura

Além de ter um motivo claro (propósito) e o quê (uma agenda de valores), as empresas do futuro irão se distinguir por suas culturas – o “como” de qualquer organização. Cultura é o conjunto único de comportamentos, rituais, símbolos e experiências que descrevem coletivamente “como conduzimos as coisas”.

4. Reveja seu organograma

O modelo original de hierarquia foi criado em 1854. Modelos antigos de organograma já não cabem mais nos propósitos atuais. Eles são mecânicos por natureza, construídos para criar uniformidade, burocracia e controle – objetivos que prejudicam o que as empresas agora priorizam: criatividade, velocidade e responsabilidade. O organograma do Spotify é um ótimo exemplo a ser seguido.

5. Tome decisões rapidamente

Muitas decisões e processos exigem menos da metade das etapas que os executivos imaginam serem necessárias. Por exemplo, a maioria das decisões operacionais do Alibaba são feitas por pequenas equipes que usam informações vindas de machine learning e dados.

6. Construa uma plataforma de tecnologia rica em dados

Empresas preparadas para o futuro levam os dados a sério. Para elas, os dados não se limitam a relatar o que está acontecendo na empresa ou responder uma pergunta comercial. Os dados são o negócio. Por meio do uso de dados, essas empresas serão capazes de desenvolver novos produtos, serviços e até negócios em ciclos rápidos de lançamento.

Se quiser mais dicas como essas, basta seguir Anay Zaffalon no Instagram (@anayzaffalon). A CIO da U.Mode compartilha conteúdos diversos do mundo da moda e ensina muita coisa interessante para os profissionais que querem ter sucesso no meio fashion.

A U.Mode pode te ajudar a ser uma empresa do futuro

Agora que você conhece os 6 segredos para se tornar uma empresa do futuro, está na hora de um bônus. A U.Mode trabalha com fashion PLM para otimizar o trabalho do time de criação, juntando todas as informações necessárias para o desenvolvimento de uma coleção em um só lugar. Ou seja, a plataforma utiliza tecnologia a fim de agilizar e melhorar os processos.

Com a U.Mode sua equipe poderá gerir os prazos e tarefas, além de ter acesso a fichas técnicas padronizadas, mapas de coleções automatizados e análises de preços das coleções. Tudo isso online, protegido com a segurança da nuvem e sem a necessidade de desperdiçar papéis.

Então, além de abandonar os métodos antigos para revolucionar a forma como você planeja uma coleção, a natureza será beneficiada. Ao resolver adotar o digital em seus processos, você dará um grande passo no caminho para transformar sua marca em uma empresa do futuro.

Portanto, seguindo os 6 segredos para o sucesso de Anay Zaffalon e contando com a U.Mode para ajudar no planejamento de suas coleções, ficará fácil fazer de sua companhia uma empresa do futuro. Então, aplique os ensinamentos e faça parte das marcas que constroem seu amanhã.

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