O e-commerce de moda é uma forma de vender produtos, como roupas, acessórios e sapatos, de forma remota, ou seja, pela internet. As vendas e-commerce são uma realidade que há algum tempo atrás pareciam impossíveis. Isso porque, é muito difícil conseguir escolher de forma adequada o tamanho, o estilo e o caimento no corpo olhando através de uma tela de computador ou de celular.
Entretanto, a verdade é que com o advento da internet e com a popularidade das redes sociais, as pessoas começaram a perceber que o e-commerce de moda é extremamente benéfico quando pensamos na correria do dia a dia. A realidade é que é muito mais fácil comprar algo pela internet e esperar que o produto chegue em sua casa algum tempo depois do que tirar um tempo da rotina corrida para fazer essa compra.
Mesmo o e-commerce de moda sendo cada vez mais comum, ainda há uma certa divergência de opiniões pois, de fato, é muito mais fácil fazer uma boa escolha (principalmente no mundo da moda) quando experimentamos uma roupa, ou um sapato, em que é possível identificar se o produto tem um pouco caimento no corpo, se o tamanho está correto e todas outras características.
A boa notícia é que esse é um problema que pode ser resolvido pelos próprios idealizadores do e-commerce de moda em questão. Todas as características que fazem com que uma roupa se adeque a uma pessoa, pode ser passado por meio da internet, basta um pequeno esforço a mais do empresário ou do colaborador, a ajuda das redes sociais é uma grande aliada nesse sentido.
Assim, é possível que essa loja que aposta no e-commerce consiga se diferenciar entre todas as outras no mercado e crie identificação de cliente com marca a fim de garantir a fidelidade dos compradores, uma vez que eles se sentirão em sintonia com a loja e terão confiança de que os produtos comprados serão sempre de boa qualidade e se adequarão ao seu corpo, como prometido pelos vendedores.
Nesse contexto, o e-commerce de moda feminina difere pouca coisa do e-commerce de moda masculina. A principal diferença entre eles é que, na maioria das vezes, o público feminino pode ser um pouco mais criterioso na hora de escolher suas roupas, acessórios e sapatos. Entretanto, isso não quer dizer que as lojas de e-commerce de moda masculina possam desleixar nos cuidados essenciais.
O e-commerce de moda pode ser feito de forma exclusiva (com uma loja que só vende pela internet) ou de forma híbrida (loja física e online). De todas as formas, é possível que uma loja alcance sucesso através do e-commerce de moda seguindo algumas dicas que melhorarão as vendas.
Todas as adversidades que um e-commerce de moda pode ter pode ser solucionado com algumas dicas que farão com que as pessoas não somente comprem dessa maneira, como também prefiram e optem por essa forma por ela ser mais prática e poder gerar maior proximidade entre marca e clientes.
É extremamente importante investir na plataforma em que as vendas serão feitas. Esse investimento deve ser feito tanto no sentido de ter um site que não trave, que seja dinâmico e intuitivo em sua utilização, quanto em fazer com que essa plataforma seja bonita e chamativa aos olhos de quem poderá ser um possível consumidor.
É interessante fazer com que a plataforma tenha fluidez em seu uso para que as pessoas não se cansem e que não tenham nenhuma dificuldade na hora de mexer nele. O motivo disso é que as pessoas na internet tendem a trocar de site após surgir qualquer problema, consequentemente comprando do concorrente.
Além disso, um design adequado é válido para que os clientes se sintam instigados a comprar e motivados a clicar, uma vez que um site bonito chama a atenção e, consequentemente, faz vender.
É necessário disponibilizar várias formas de pagamento, desde cartões de crédito e débito até boletos bancários, transferências e, atualmente, por meio do pix.
Essa variedade é tão necessária para que as pessoas possam ter acesso ao produto de várias formas diferentes, fazendo com que a compra seja facilitada e que nenhuma adversidade surja para o cliente na hora de efetivar a compra.
As redes sociais chegaram para modificar totalmente a forma de compra. Por meio delas, é possível personalizar o atendimento. Nelas é possível compartilhar fotos, mandar vídeos individuais, mostrar o caimento da roupa em vários tipos de corpos diferentes, solucionar dúvidas diversas e específicas e planejar postagens que atinjam o público alvo.
Para quem ainda não tem uma plataforma própria, as redes sociais como whatsapp e instagram podem ser usadas para fazer a venda. Dessa forma, as interações entre marca e cliente ficam muito mais profundas, possibilitando um contato mais próximo e, consequentemente, fiel.
A observação do comportamento dos clientes servirá para entender quais estratégias estão dando certo e quais podem ser mudadas. Dessa forma, é possível adequar os conteúdos postados nas redes sociais, os estilos de roupas que são os mais populares e quais são os produtos que estão dando prejuízo.
Atirar para todos os lados pode fazer com que ninguém compre e o foco fique perdido. Dessa forma, saiba para quem você quer vender e quais são as maneiras de atingir esse público, assim, todas as outras dicas (como redes sociais e as plataformas, poderão trabalhar em conjunto para a geração de maior lucro.
As melhores estratégias para alavancar as vendas no e-commerce de moda são, sem dúvidas, saber usar as redes sociais e conhecer a melhor forma de atingir o público. Pelas redes sociais, sanar todos os anseios que possam vir na hora de uma compra online e, conhecendo seu público, você conhece o melhor caminho a se seguir.
Juntando esses dois itens, além das outras dicas, é certo que seu e-commerce de moda no Brasil dará muito certo e se destacará em meio a tantos outros. Para mais dicas, conheça a Umode.