Uma das questões mais levantadas pelos empresários é de como aumentar o faturamento da empresa. Existem diversos meios e canais digitais para serem investidos, entre eles a internet e suas tecnologias é o que vem ganhando mais força nos últimos anos.
Conforme o Ibope, cerca de 43% da população brasileira utiliza a internet como mecanismo de compra, além de ser um dos canais de comunicação mais utilizados do mundo. Diferente de outras mídias, a web pode fazer você alcançar o público-alvo de forma mais segmentada e com custo reduzido.
Ao longo da matéria, você verá como aumentar suas vendas pela internet e as principais dicas para que seu faturamento tenha um aumento através dos canais digitais. Continue a leitura!
Desde a sua popularização, a internet tem se tornado uma grande oportunidade para muitas empresas aumentarem suas vendas. Graças a alta concorrência do mercado, é essencial que as empresas busquem cada vez mais estratégias de divulgação para se destacarem entre os demais.
Antes de tudo, é preciso pensar no planejamento, pois, as estratégias adotadas na hora de divulgar um procuro sem conhecer o seu público, dificulta as ações. O ideal é você criar uma persona que facilite a identificação do público, para dar início às outras etapas.
Depois de conhecer melhor o seu público, crie um site responsivo que auxilie na experiência do usuário. Para chamar a atenção destes, é preciso desenvolver uma página de boa identidade visual e que seja prática e rápida de acessar.
Além disso, investir em softwares de atendimento no site é uma ótima ideia. Uma das principais ferramentas que contam importância na hora de atender o cliente são os Chatbots – robôs que simulam uma conversa humana através do chat. Esse sistema funciona 24h e reduz o trabalho de responder às dúvidas mais frequentes.
Não se esqueça das redes sociais, pois elas também servem como ótimos canais de divulgação para lojas virtuais e conteúdos informativos que valorizam sua marca. Além disso, as mídias sociais também aumentam o engajamento e a relevância da página.
Agora, veja as principais dicas que farão aumentar o seu faturamento via canais online:
Antes mesmo de colocar as estratégias em prática, é preciso planejar detalhadamente cada etapa.
Primeiro, conheça seu público-alvo. Não pense em todos os públicos, é preciso apenas escolher uma segmentação para garantir resultados mais assertivos e eficazes nas ações de vendas.
Para ajudar nessa segmentação do público, o ideal é que você crie uma persona. Um personagem fictício caracterizado pela renda, ocupação e desejos de compra do cliente. Com a criação da empresa, é mais fácil para a empresa encontrar o seu lead e, assim, adotar as estratégias que atraem os clientes até sua loja virtual.
Logo após a criação da persona, é preciso criar algumas estratégias de divulgação para sua loja online. Veja quais são elas nos próximos tópicos.
Até aqui, você já entendeu que o processo de aumento de vendas exige uma boa estratégia. O único segredo é saber lidar com o seu cliente de formas estratégicas.
Mas, não é tão fácil assim, pois a dificuldade costuma surgir quando estamos focando no lugar errado.
Portanto, desconstruir esse pensamento e bolar um plano para novas estratégias de marketing é uma saída e também um exercício diário.
Em relação àquele negócio que você não conseguiu fechar, é preciso colher a melhor fonte dessa informação que pode te ajudar na melhora dos serviços de vendas.
Estamos falando do seu cliente, pois esse contato é fundamental para descobrir e solucionar problemas nas suas estratégias.
É preciso identificar o erro, verificar o que é possível mudar e como aumentar as vendas partindo dessas informações.
Além de criar um site responsivo, você pode optar por baixar um software de qualidade, assim como o Customer Relationship Management (CRM) que, traduzindo, significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
Com ele, você economiza no tempo e reduz o risco de possíveis falhas. A ferramenta vai te mostrar que é possível aumentar as vendas com um bom investimento em tecnologia.
Esse software vai possibilitar um melhor relacionamento com clientes, o que significa que o tempo entre apresentar e conseguir fechar negócio será bem mais curto, desvendando a questão de como aumentar as vendas.
No entanto, ele pode ser classificado em duas situações: a interação e o conhecimento. O primeiro trata-se do call center e outros recursos que estimulam as vendas.
Já a respeito do conhecimento, depois do call center, a equipe de vendas fica responsável por obter as informações para conhecer melhor o andamento do seu negócio. Assim, você saberá quais os pontos positivos e negativos do seu negócio, além da reação dos clientes quanto aos produtos, entre outros.
As redes sociais podem abrir novas oportunidades para novos negócios. Essas mídias são utilizadas na divulgação de lojas virtuais e produção de conteúdo informativo para os usuários e seguidores.
Além disso, é fundamental que você divulgue sua marca nas redes e mantenha comunicação com o público. Conversar, tirar todas as dúvidas e aceitar sugestões, é uma forma de aprimorar o seu funil de vendas – o que aumenta o engajamento.
Após a conclusão e entrega do pedido, envie um e-mail prontamente ao cliente perguntando sobre sua satisfação com o produto recebido.
Nem todos os problemas se transformam em reclamações. Uma das formas de evitar que essas reclamações causem insatisfação, é investir na construção de bons relacionamentos, pois, ainda que algo não dê muito certo no meio do processo, ser proativo e atencioso pode resolver a questão. Essa estratégia é ideal para a retenção de leads e fidelização de clientes.
O marketing refere-se ao pós-venda como uma das partes mais importantes de um relacionamento com o cliente, mas muitas empresas deixam de praticar essa técnica e acabam não conseguindo reter seus clientes.
Agora que você já sabe quais como aumentar o faturamento de sua empresa através dos canais online, não deixe de acessar a uMode: uma plataforma que auxilia estilistas no processo de desenvolvimento de coleções.
A uMode é uma empresa de inovação 100% focada em moda. É um misto de engenheiros, inovadores, Estilistas, Cientistas de Dados, Growth Hackers, Executivos de Moda, que ajudam marcas de moda a descomplicar seus dados diminuindo o tempo de desenvolvimento , ruptura e sobras , maximizando os resultados da sua empresa.
Tudo isso por meio de plataformas e metodologias próprias que auxiliam desde o planejamento da coleção até o sellout.