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Saiba como vender mais moda nas redes sociais

Written by Marketing uMode | 05/08/2021 00:00:00
Como vender mais nas redes sociais |  Foto: Freepik

As restrições do funcionamento do comércio impostas pela pandemia da Covid-19 impactaram profundamente o mercado de moda. Sabemos que a compra e venda de roupas envolvem uma série de processos de encantamento, desde a arrumação interna das lojas, à escolha e exposição das peças, montagem da vitrine e muito mais.

Para não fechar as portas, muitas marcas precisaram se modernizar e adaptar seus meios de venda às novas circunstâncias, abrindo espaços virtuais de compra. A internet, especialmente as redes sociais, tem sustentado muitos mercados neste período de pandemia. E essa é uma tendência que veio para ficar.

De mil brasileiros entrevistados em uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo de moda, em 2020, 40% disseram já preferir comprar artigos de moda por sites e aplicativos. E 31% preferem comprar por WhatsApp.

Mas, se você ainda não se adaptou ou deseja se aperfeiçoar nesse universo, melhorando a efetividade de vendas de moda pela internet, vale acompanhar esse texto até o final. A seguir, veja dicas de como vender mais moda nas redes sociais e manter seu negócio ativo. Tenha uma ótima leitura!

O Instagram é a rede social mais indicada hoje para a venda de produtos de moda I Foto: Freepik

Como vender mais moda nas redes sociais? Descubra!

Não é novidade que as redes sociais se tornaram excelentes canais de venda. Mesmo antes da pandemia, muitas lojas já faziam uso dessas plataformas para vender moda. São muitas as opções, mas para o mercado de moda a mais indicada hoje é o Instagram.

Vender nas redes sociais: Instagram

Essa rede social tem um forte apelo visual, o que já é um ponto positivo para conquistar os consumidores. O Instagram também possui uma grande audiência, conteúdos e consumidores de moda.  Mas além de criar uma conta nessa rede social, é preciso estar atento aos recursos e benefícios que ela oferece.

Perfil

É possível, por exemplo, transformar o seu perfil em um “perfil comercial”, mostrando para as pessoas que o seu negócio tem uma postura profissional. Mas há outros aspectos que o empreendedor deve se atentar, como uma “bio” funcional e bem elaborada.

Bio

Bio é aquele espaço no topo do aplicativo, que traz informações sobre o perfil e a marca. Neste campo, é importante comunicar aos seguidores e visitantes qual é o seu negócio e quais são os seus diferenciais, de forma breve e resumida (até porque existe limite de caracteres!). Lembre-se que esse é o primeiro contato do visitante com a sua página, não deixe dúvidas.

Feed

Outro ponto importante é o feed. Podemos dizer que esse espaço, em que são postadas fotos e vídeos, é a vitrine da sua loja no Instagram. Do mesmo modo que deixamos a loja física organizada, e bem apresentada para receber os clientes, devemos fazer com que esse espaço seja esteticamente atrativo e organizado para converter visitantes e seguidores em compradores.

Especialmente, em se tratando de moda, o empreendedor deve se preocupar com a qualidade das fotos dos produtos, assim como de outros conteúdos que vão compor o feed. Nessa rede social a imagem importa, e muito, acredite.

Como vender mais moda nas redes sociais: explore todos os recursos

Vender nas redes sociais não é tarefa fácil, mas é possível. A marca deve buscar se destacar em meio a tantas opções. Por isso, vale explorar ao máximo todos os recursos que as redes sociais oferecem.

Stories

No caso do Instagram, além do feed, é importante produzir conteúdo para os stories, umas das ferramentas de maior engajamento da rede social. Por meio dos stories, é possível captar a atenção do público e opinião sobre diversos assuntos, por meio de enquetes, caixinhas de perguntas, questionários, entre outros. 

O Instagram ainda oferece a possibilidade de fazer lives, postar vídeos mais longos no IGTV, entre outros recursos.

Como vender mais moda nas redes sociais: o que postar?

Muitas marcas erram na hora de produzir conteúdo para as redes sociais; saiba o que postar I Foto: Freepik

Já sabe usar e até tem uma conta no Instagram, mas não tem ideia do que postar? A produção de bons conteúdos se tornou uma estratégia indispensável para alcançar o sucesso na internet. E muitas são as marcas que pecam nesse quesito. Não basta apenas postar fotos dos produtos e esperar que as pessoas se interessem, é preciso gerar identificação, postar conteúdos que sejam úteis para os seus clientes.

Vender moda nas redes sociais: ideias de posts

  • Para quem tem uma loja de roupas, pode ser interessante, por exemplo:
  • Falar sobre tendências, modelos e cores da temporada;
  • Apresentar as novas coleções;
  • Fazer provadores;
  • Dicas de organização de guarda-roupas e closets, lavagem e armazenagem de diferentes peças;
  • Dicas de looks para diferentes ocasiões, entre outras dicas diversas que tenham conexão com o seu público.

Os conteúdos também não precisam ficar presos somente ao universo da moda. Por exemplo, se você tem uma marca de moda praia, pode dar dicas de como cuidar da pele e dos cabelos no verão. Já se a sua marca de roupas tem uma pegada sustentável e minimalista, pode ser interessante abordar conteúdos ligados ao bem-estar e à qualidade de vida.

Parceria para vender moda

Nem todos os conteúdos precisam ser produzidos apenas pelo dono da página. Outra dica é fazer parcerias com outros profissionais, como personal stylists, maquiadores, personal organizers, entre outros.

Dia e horário

Para atrair mais vendas, ou melhor, não espantar, também é importante saber dosar a quantidade de postagens e abordagens. Veja quais são os melhores horários e dias para postagens, aqueles em que há mais interações. Crie um calendário e assim ficará mais fácil de se organizar e manter um ritmo de produção de conteúdo para a página. Não esqueça de ser sempre receptivo, interagir e responder aos seus seguidores o mais breve possível.

Oferecer boas promoções, conteúdos educativos/úteis e disponibilizar materiais exclusivos são outras boas dicas para atrair a atenção de mais compradores. Também vale apostar naquela boa e velha dose de humor.

Agora que você sabe tudo sobre como vender mais moda nas redes sociais, já pode abrir a sua página e colocar a mão na massa!