Vender no atacado é a nova febre de micro e médias empresas. Uma forma mais lucrativa e vantajosa que busca entender a necessidade dos clientes, dando oportunidades para lojas, com pagamentos facilitados e produtos de qualidade.
Uma das maiores dúvidas desse modelo é como treinar o time de vendas para atuar nesse ramo. Mas, aqui tiramos todas essas dúvidas e ensinamos como é vender nesse ramo de moda atacado.
Há uma variedade de produtos que podem ser vendidos no atacado, desde de comida até mesmo roupa. Neste artigo, ensinamos você que tem ou deseja empreender neste negócio lucrativo tudo que você precisa saber para vender.
A palavra atacado não é uma palavra nova ou estranha, no mundo do comércio de roupas essa palavra é bem usada.
Atacado significa a venda de grandes quantidades de produtos, por preços menores, pois os estabelecimentos que vendem nessa modalidade comercializam as mercadorias diretamente das fábricas.
Os preços de atacado são mais baratos do que a compra de somente um produto diretamente da loja, mais conhecido como varejo, muitas vezes os produtos afetados chegam até 50% de desconto quando levados em grandes quantidades.
Veja um exemplo de atacado: Uma loja específica adquiriu 500 calças jeans em uma fábrica de roupas por 25 reais cada. Andressa vai à loja e só precisa de duas calças, então ela vai ao estabelecimento e paga R$ 50 por cada calça.
Uma das principais vantagens de vender no atacado é a seleção de produtos que você terá disponível. Mesmo os itens que estão em processo de liberação chegam primeiro na área de destino e têm prioridade na cadeia de distribuição da fábrica.
Sem contar que na hora das empresas de varejo procuraram para revender, terão mais oportunidades de escolha, alavancando as vendas.
Agora, se os insumos são para consumo interno, as vantagens se concentram em critérios importantes para cada negócio, como preço, custo-benefício, rendimento, qualidade, etc.
É importante destacar que comprando em atacado, as idas ao mercado ficaram menos frequentes, pois há como comprar em mais qualidade, otimizando o tempo.
Em resumo não será necessário fazer várias compras ao longo do mês para repor os insumos que acabaram, ou para finalmente garantir aqueles produtos que não foram encontrados.
E tudo isso se torna ainda mais relevante na gestão de estoque, que fica mais simples e assertiva, sendo um grande diferencial dos bons negócios.
Não é só o tempo que otimiza, mas a economia também. Além dos preços muito mais baixos e um retorno maior, é possível oferecer um preço acessível em quantidades maiores e assim, consequentemente, vender mais.
Além dos preços mais baixos, é possível ter um pagamento facilitado. Vender em grandes quantidades e produtos de boa qualidade não basta, é preciso entender as necessidades de seu cliente.
Os descontos vantajosos podem te ajudar a opções mais brandas para empreendedores, como o parcelamento, que é ideal para MPE. Ou seja, se consegue adquirir os itens que atendem às necessidades da empresa, sem a preocupação com o custo e, quem sabe, criando uma grande parceria com o atacadista e aumentando seus lucros.
Agora que você já sabe o que é e os benefícios desse estilo de venda, é preciso saber como treinar os funcionários para vender. Muitas vezes parece fácil pela praticidade e os benefícios, mas é necessário ter jogo de cintura diante o mercado que é muito concorrido. Mas, não se preocupe!
Neste artigo nós mostramos tudo o que você precisa saber para treinar seu time e ter um time de vendedores campeões.
Não é um monstro de sete cabeças, mas com dedicação e treinamento você e seu time podem se destacar no mercado e ter muitas conversões de venda.
O time de vendas é a cara do negócio, não existe uma receita mágica que irá deixar os vendedores totalmente potentes, mas pesquisas indicam, que existem algumas características e habilidades em comum entre aqueles que se destacam na área de vendas.
As três chaves para a porta do sucesso é ter uma equipe comunicativa, empática e saber se expressar com clareza. Para ter uma equipe forte é preciso de um líder forte que passe tudo para eles. Para treinar sua equipe é preciso:
Ninguém trabalha bem sem saber o que tem que fazer. É preciso mostrar e ensinar as funções para seu colaborador com clareza, além de explicar as políticas da loja e as metas a serem cumpridas:
Funcionário inteligente e sabendo vender é investimento e não despesa. Ensine e qualifique seus funcionários sempre que puder.
Além disso, explique todo o funcionamento da loja, desde a forma de pagamento e até mesmo os processos logísticos da loja, deixe seu vendedor familiarizado com todas as informações.
Acompanhe seu vendedor nas primeiras semanas, ensine boas práticas de atendimento, focando no entendimento da necessidade do cliente.
O bom da venda em atacado é que você consegue vender em todas as modalidades, seja presencial ou virtual. No WhatsApp não é diferente, pelo contrário, é extremamente recomendado que sua loja tenha uma conta nessa rede social.
De preferência ao WhatsApp Business, uma plataforma completa para vendedores. Lá, você consegue ter mensagens automáticas, mostrar roupas novas, promoções, salvar o número de seus clientes e ter um controle e comunicação com fornecedores de fábrica.
Vender no atacado não é tão difícil quanto parece. Basta escolher bons fornecedores, treinar o seu time e ter em mente as necessidades de seus clientes.
Você provavelmente já ouviu dizer que É MUITO MAIS BARATO VENDER PARA QUEM JÁ TE CONHECE do que converter um desconhecido em cliente.
Entretanto, sabemos que falar com centenas de contatos um a um é muito cansativo e frustrante. Mas você sabia que já é possível disparar mensagens personalizadas com o nome da pessoa de forma automática?
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