U.Mode

Tons terrosos: entenda como usar a tendência para se destacar na moda

Os tons terrosos são atemporais e estão retornando novamente como tendência de moda outono inverno 2021. Cores quentes que permitem diversas combinações de roupa, esses tons são coringas dentro do guarda-roupa e podem ser aplicados em peças de estilos básicos, modernos ou em acessórios. Dito isso, veja como usar esta paleta de cores ao seu favor!

Tons terrosos: entenda como usar para se destacar no outono inverno 2021 | Foto: Unsplash

Os tons terrosos irão dominar o outono inverno de 2021

Enquanto a primavera/verão nos trouxe uma paleta candy colors, com tons de rosa claro, lilás, verde e azul, o outono inverno 2021 retoma a tendência dos tons terrosos. Essas cores são atemporais e se encaixam em diversas combinações de roupa. Essa tendência teve início na década de 1970, quando se discutia a sustentabilidade no mundo, abordando temas como a preservação do meio ambiente, o cuidado com os animais e a conservação de recursos naturais. A moda se tornou uma aliada aos grupos revolucionários para expressar sua causa e sua luta.

A questão da moda sustentável se mantém viva na atualidade, com o conceito de slow fashion dominando o mercado da moda. Os tons terrosos representam essa conexão dos seres humanos com a natureza e a sustentabilidade. Estas cores mostram nosso desejo de retomar as nossas raízes na natureza, nos aproximando por meio da moda.

O que são os tons terrosos?

Os tons terrosos são cores neutras, quase sempre associados ao laranja e ao vermelho. Estas tonalidades, no entanto, possuem uma grande diversidade de gradações, podendo ser mais claras ou mais escuras e em cores diversas. As cores associadas com a terra são as nuances do caqui, areia, caramelo, mostarda, bege, verde-escuro, marrom, bordô, ocre, coral, cobre, rosa queimado, terracota, entre outras.

Além de serem associadas à terra, os tons terrosos são conhecidos como as cores do outono, quando as folhas e as flores ganham cores alaranjadas e amareladas. Por essa associação, são comumente utilizadas nesta época do ano como uma maneira de tornar a moda mais viva no dia a dia das pessoas.

Como usar tons terrosos em combinações de roupa?

Os tons terrosos podem ser usados em peças diversas e acessórios, permitindo uma variação maior de looks. Na moda street style, essas cores podem ser utilizadas com tons vibrantes, como cáqui e amarelo, bege ou marrom com vermelho-escuro. Além disso, podem estar presentes nas calças, casacos, sapatos e bolsas.

Outra variação para os tons terrosos é a combinação de roupas com cores básicas, como preto, branco e cinza, com uma outra peça ou acessório em tons terrosos. Um exemplo é o uso de uma blusa preta com um lenço mostarda ou bege.

Apostar sempre em combinações em que essas cores se destaquem é fundamental, então procure misturar tons claros e escuros para que as combinações fiquem evidentes. Exemplos de combinações de tons terrosos são: bege com marrom ou marrom escuro, mostarda com vermelho escuro, verde militar com cáqui, verde oliva com bege, azul queimado com off white, entre outros.

Casacos em tons terrosos são tendência outono inverno 2021 | Foto: Leah Hetteberg/Unsplash

Nas peças de roupas, os tons terrosos podem estar presente em casacos, blusas, calças e saias. As jaquetas, contudo, são ótimas aliadas para essas cores, pois são responsáveis pela sobreposição dos tons, dando destaque a cor escolhida. Casacos marrons são uma ótima escolha, pois seguem sempre na moda e podem ser aproveitados em outros momentos. Além disso, se encaixam em diversos looks e facilitam combinações de roupa. Por esse motivo, essa peça nunca sai de moda e é um elemento coringa dentro dos armários.

Aposte em casacos, jaquetas, blazers, cardigans e outras peças do gênero. Brinque com outras texturas, como lã, tricô, jeans, seda, e cores, como mostarda, marrom, bege, cáqui. Neste inverno, as jaquetas curtas serão tendência, então adicione esse modelo de peça em seu vestuário e combine com os tons terrosos.

O street style e a maquiagem também podem ter tons terrosos | Foto: Arthur Debons Guffroy/Unsplash

Utilize os acessórios ao seu favor

Para quem deseja começar a utilizar os tons terrosos, porém não quer ousar ou não sabe como usar, os acessórios podem ser uma ótima opção. Essas peças, no entanto, podem ser utilizadas por aqueles que já amam essas cores. Sapatos, bolsas, lenços e pochetes são boas alternativas em tons terrosos e combinam com diversas variações de roupas e estilos.

A moda dos tons terrosos permite que seus adeptos brinquem com as cores, peças de roupa e acessórios, sem a necessidade de preocupação. Quando usar esses acessórios, escolha roupas que irão se destacar como pontos-chave do look. Se a cor escolhida para a bolsa é escura, como o marrom, pense em roupas de coloração mais clara ou invista no preto, que contrasta com a cor.

Os tons terrosos também podem ser os destaques do modelito, predominando em todas as peças de roupa. A moda monocromática está em alta e é enfatizada por modelos e famosas, que brincam com conjuntos de calça, blusas e blazers em um único tom. Além disso, o macacão pode ser outra opção para apostar em uma única cor. Verde escuro, verde oliva, rosa queimado, mostarda, marrom e azul petróleo são ótimas para combinações de roupa no estilo monocromático. Para usar uma única cor, pense em sapatos mais neutros ou do mesmo tom. Além disso, escolha brincos, colares e anéis que combinem com a cor em destaque.

Para os tons terrosos, as jóias douradas são a melhor opção, pois se destacam no look e não roubam os olhares. O último segredo para usar essas cores relacionadas à terra é o couro sintético – outro item que dificilmente sai de moda. Casacos, calças, saias e bolsas feitas deste material podem ser o diferencial e a inovação de seu modelito. Além disso, no último ano, blusas e macacões feitos de couro também se destacaram nas passarelas.

Umode: plataforma de fashion PLM

Para quem deseja expandir sua visão de moda e investir em sua própria coleção para o outono inverno 2021, seja em tons terrosos ou não, a Umode é a melhor opção de plataforma de fashion  PLM on-line e 100% brasileira. Por meio dela, o estilista pode gerenciar toda sua coleção, desde o briefing até o lançamento. E, melhor, tudo isso de forma digital.

Ao utilizar a Umode, o usuário poderá melhorar sua gestão e eficiência no desenvolvimento de sua coleção, com:

  • Gestão à vista
  • Controle o status de cada produto
  • Ficha técnica on-line e padronizada
  • Gestão de atividades e prazos
  • Busca de novos fornecedores
  • Informações sobre tendências.

Possua uma visão de todas as etapas, personalize-as da maneira que desejar, utilize fichas técnicas padronizadas, controle prazos, tenha o pré custeio de sua coleção e defina as tarefas sem complicações. Com a plataforma de fashion PLM Umode, criar uma coleção com tons terrosos e investir no mercado da moda tornou- se fácil e prático.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: