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Fique por dentro do que é consultoria de moda e como funciona

O mundo da moda atrai mais pessoas a cada dia que passa. Apesar de parecer uma área fechada para modelos e estilistas, existem outras profissões enraizadas no campo da moda. Uma delas é a consultoria de moda, já ouviu falar dessa profissão?

Não se preocupe, tudo vai ser explicado abaixo. Por terem nomes parecidos, muitas vezes, as pessoas acham que a consultoria de moda é a mesma coisa que a consultoria de estilo ou de imagem. Pode ser dito que essas consultorias são relativamente parecidas, mas não são iguais, e essas diferenças serão exploradas mais à frente. 

Veja, a seguir, mais sobre o que é consultoria de moda e a diferença dela para as outras consultorias!

Consultoria de moda e estilo. | Foto freepik

O que é consultoria de moda?

A moda não se trata apenas de usar roupas caras e bonitas que estão em tendência. Ela tem a ver com a forma de se expressar e mostrar como você se sente e se posiciona perante o mundo e a sociedade. A forma de se vestir mostra muito mais sobre você do que pensa.

Por isso, a consultoria de moda é tão importante. A forma como nos vestimos em certos ambientes pode nos afetar e influenciar outras pessoas, principalmente quando pensamos no âmbito profissional. De uma forma resumida, a consultoria de moda serve para ensinar alguém ou um grupo de pessoas a se vestir, com base em seus objetivos, personalidade e características pessoais, criando um estilo adequado e que condiz com a pessoa.

Se voltarmos um pouco no tempo, vamos conseguir entender melhor o que a consultoria de moda representa. A palavra moda vem da palavra em latim “modus” e o seu significado é “comportamento”. Ficou mais fácil de entender?

A consultoria de moda é, basicamente, o trabalho de atender a clientes (sejam eles pessoas ou empresas), entender o estilo e o que precisa ser mudado, sem perder a essência da pessoa que sofre a troca. Tudo isso com base em pesquisas sobre estilos, cores, estampas e tendências.

Essa consultoria de moda pode ser feita para sua imagem pessoal ou para sua profissional. Quando feita com o intuito pessoal, é mostrado ao cliente todas as opções e tipos de melhores peças para tanto seu corpo quanto cor de pele, com segurança para se vestir de modo que expresse quem a pessoa é, sempre visando sua personalidade e estilo. Também há os casos de pessoas que são figuras públicas, que precisam se vestir de uma certa maneira para algum evento específico.

Já no caso da imagem profissional, essa consultoria de moda será feita para que a aparência dos funcionários esteja sempre de acordo com a imagem que a empresa quer passar, junto aos seus objetivos.

Como fazer consultoria de moda?

O trabalho de consultoria de moda é geralmente dividido em três etapas, e que podem estar sujeitas a variações durante o processo. Outro fator que leva a variações é o tipo da consultoria de moda contratada. Veja aqui as etapas:

1- Investigação

Na hora investigativa, o profissional de consultoria de moda conhece de fato com quem vai trabalhar. Com uma análise de seu biotipo, subtom e também de sua personalidade e rotina, o profissional da consultoria de moda consegue avançar para a próxima fase.

 2- Visita

Nessa parte da consultoria de moda, a consultora de moda visita o armário do cliente. As peças que estiverem de acordo com o novo planejamento serão mantidas, e as que não estiverem serão doadas ou vendidas (de acordo com a vontade do cliente), dando espaço a peças que estarão dentro do estilo estabelecido.

3- Proposta

Etapa final da consultoria de moda, acontece após o consultor ter dado dicas ao cliente, com base nas peças analisadas na etapa anterior. Nessa hora, são feitas novas combinações possíveis para o cliente. Com uma apresentação, é explicado ao cliente tudo sobre as cores, estilos e peças que combinam e compõem seu estilo.

4- Etapa extra: compras

Não é uma etapa incluída em todas as consultorias de moda. Nesse passo extra, os profissionais saem às compras com seus clientes, para montar novos “looks” e comprar acessórios novos.

Diferença entre consultoria de moda x consultoria de estilo

Já aprendemos que o profissional de consultoria de moda é, basicamente, especializado em tendências. Ele transforma o guarda-roupa de seus clientes e o transforma com novidades do mundo da moda. Mas o que faz um profissional da consultoria de estilo?

Ele é um profissional com especialidade em pessoas, seus estilos de vida e suas personalidades. Ele usa algumas ferramentas que possibilitam uma nova forma de se vestir, coerente com o que a pessoa gostaria de se ver com e com o que ela é.

Todo o processo da consultoria de estilo é quase como uma jornada para o autoconhecimento, com o intuito de melhorar a autoestima dela. Com isso, ela se sente mais segura e muda o jeito que as pessoas a enxergam e tratam.

Diferentemente do profissional de consultoria de moda, o consultor de estilo usa a moda e as tendências apenas como ferramentas do processo. Para seu trabalho, são mais importantes fatores como a personalidade da pessoa, a profissão dela, formato do corpo, qual a relação dela com o próprio corpo, a rotina, tudo que envolva mais o mundo interior de quem for contratar esse tipo de consultoria. 

Por se tratar da autoestima de cada cliente, temos que lembrar que isso é um processo que ocorre de dentro de alguém para fora, do interior da pessoa para o mundo exterior, então tendências não são um ponto importante.

consultor de moda | freepik

O que fazer para ser consultor de moda?

Caso tenha interesse em se tornar um consultor de moda, é essencial saber quais são os requisitos necessários para essa profissão.

Um consultor de moda deve ter graduação no curso de moda, além de estar sempre antenado nas últimas tendências do mundo da moda. Saber bem sobre tecidos, tipos de roupa e cores do momento pode facilitar todo o processo da consultoria de moda.

Após esses tópicos, foi possível passar toda a definição de consultoria de moda, o que é e qual é o processo. Para saber mais sobre o universo da moda, confira a página da Umode!

A Umode

A Umode é uma plataforma de moda que auxilia marcas com suas coleções, desde o briefing até os pilotos de modo 100% digital, conectando dados da matéria-prima ao sell-out, com a finalidade de maximizar a rentabilidade de uma maneira bem mais prática.

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