Consultoria de imagem ou personal stylist: qual a diferença?

O mercado da moda é extremamente amplo e segmentado. Muitos procuram profissionais do ramo para adequar o estilo e o visual, buscando sempre as tendências da moda. Escolher a coleção de moda e definir a imagem a ser transmitida depende muito de profissionais especializados. Neste contexto, surge uma dúvida: Consultoria de Imagem ou Personal Stylist? Entenda quais as maiores diferenças.

Personal Stylist

Um personal stylist tem seu foco no contexto criativo: idealização, manejo de coleções de moda, arranjos e composições. Empenha-se no estudo da arte, das principais tendências, do que está “hypado” no mercado e no que as celebridades estão usando, pois são as maiores presenças das passarelas. Seu projeto é totalmente voltado ao viés artístico.

Sempre encontram-se em editorias, revistas e eventos. Seu foco são pessoas que precisam enquadrar-se em determinado perfil para determinada situação, por exemplo modelos. Um personal stylist sempre vai em busca daquilo que está nos holofotes. Sua estrela guia são desfiles e fontes diretas do universo da moda. Seu foco é a roupa em si e o que está como tendência fashion.

Consultor de Imagem

Uma consultoria de imagem deixa o lado criativo de lado e atende um viés mais real. Abrange a aparência e a forma em que a pessoa vai apresentar-se ao público. A moda não é seu principal foco. Seu trabalho não é pautado em uma coleção específica, mas no desejo do seu cliente.

Seu projeto é dirigido para questões extremamente pessoais. Escalas, medidas e especificações mais técnicas são suas principais bases. O consultor de imagem baseia-se no físico do seu consumidor, variando conforme as medidas do corpo e a imagem que sua “personagem” deseja transmitir. É um ponto de vista mais técnico.

Seu mercado de trabalho não se pauta em coleções ou eventos, mas sim em indivíduos ou até mesmo empresas. Sua maior função é determinar um código de vestimenta que se adeque aquilo que seu cliente exige, podendo sim ter a moda como aliada. Buscar peças e arranjos harmoniosos que lidem diretamente com a imagem pessoal é muito importante na sua profissão, visando sempre a persona e sua autoestima.

Deixe uma resposta