uMode blog

5 passos para criar uma coleção best seller

Written by Marketing uMode | 17/04/2021 00:00:00

O mercado da moda, além de ser um dos mais rentáveis da indústria mundial, destaca-se por estar relacionado à visão de mundo de cada indivíduo. O fashion conta um pouco de cada história e diz quem somos ou pretendemos ser. É por isso que, ao produzir uma coleção de moda, o estilista precisa pensar em detalhes que vão além dos tecidos, algo que seja marcante e crie um conceito ou estilo que irá acompanhar o nome da marca ou do profissional. Dessa forma, ele define a identidade de suas peças e compartilha com o público as suas ideias para criar uma coleção best seller.

Saiba o que é uma coleção best seller | Foto: Freepik

Eu questionei a razão de determinados produtos não venderem, considerando que, muitas vezes, eles têm tudo para fazer parte de uma coleção best seller: estão na moda, são fashion, apresentam as cores do momento, são benfeitos e caem lindamente no corpo. Por algum motivo, eles acabam passando despercebidos. Dessa forma, passam dias e semanas e ninguém se interessa de fato por eles. Então, logo comecei a realizar um estudo e, como resultado, identifiquei cinco passos fundamentais para criar a sua própria coleção best seller. Com esses passos, consegui vender 80% do meu estoque em um pouco mais de 20 dias.

Assim, para auxiliar na criação da sua coleção best seller, que fará com que você se destaque no mercado, trouxe essas cinco dicas que vão deixar o seu trabalho mais fácil e mais objetivo, além de permitir que você planeje a sua coleção de forma minuciosa. Convido você a aplicar essas cinco etapas na sua próxima coleção e me contar o resultado:

1. Benchmark

Para ter uma coleção best seller, é de suma importância que se tenha conhecimento do que o mercado tem pedido, ou seja, quais tendências estão surgindo e qual tipo de produto seus concorrentes estão produzindo. Dessa forma, sempre saiba o que o mercado e os seus concorrentes estão desenvolvendo.

2. Análise de dados e feedback

Esse passo é fundamental para o acompanhamento de resultados. É importante levar em conta a análise de dados e ter a capacidade de observar relatórios de avaliação dos clientes e dialogar com os vendedores da loja.

3. Planejamento

Por trás de toda ação bem desenvolvida, existe uma estratégia. Planeje seu mix baseado em dados, divida os riscos da sua coleção em produtos atemporais, produtos repetidos que vendem muito e produtos que são considerados novidade.

4. Criação

Crie três vezes mais modelos do que o planejado, selecione os modelos que mais comunicam o seu tema, atribua os tecidos e cores aos modelos selecionados e faça o teste de cross merchandising (cada peça deve combinar, pelo menos, quatro vezes com outra).

5. Timing

Quanto mais próximo da venda você conseguir criar, maiores as chances de acertar o desejo do seu cliente: seja pontual.

Umode: Plataforma para desenvolvimento de coleções

A Umode é uma plataforma de fashion PLM 100% brasileira que é a solução perfeita para digitalizar o desenvolvimento de coleções de moda, desde a criação até a comercialização. Com ela, o processo de gestão e eficiência do desenvolvimento da sua própria coleção best seller fica cada vez melhor, o que permite que você aumente a sua produtividade. Ela funciona como seu próprio diário de moda, para desenvolver as melhores coleções com total transparência, centralização e acessibilidade. 

Assim, você pode gerenciar sua coleção de forma rápida e eficiente, desde o briefing até as pilotos, de maneira 100% digital, com um acompanhamento que analisa a melhora de sua gestão e a eficiência do desenvolvimento do seu projeto. Para acompanhar mais conteúdos relacionados ao universo fashion e manter-se informado sobre os últimos acontecimentos, siga-me no Instagram (@anayzaffalon)!