O planejamento de coleção de moda não é fácil. Muitas vezes não se sabe direito nem por onde começar! Algumas dicas podem tornar esse processo mais fácil, como adotar a fashion PLM da U.Mode e executar algumas etapas fundamentais para o desenvolvimento de uma coleção de moda, por exemplo detalhar os croquis e conversas com fornecedores. Confira!
O primeiro passo para um bom planejamento de coleção de moda é definir a quantidade de peças no lançamento. Por exemplo, duas calças, quatro saias e três vestidos. A moda não se faz apenas com tecidos. É necessário outras matérias-primas e mão de obra, que dependem da definição dessa quantidade.
Uma coleção de moda pode ser lançada aos poucos ou toda de uma vez. Mesmo que você seja iniciante, é importante escolher um dia para começar a disponibilizar as peças de moda. Isso vai afetar toda a organização da produção. Para definir a data de lançamento leve em conta o tipo de roupa produzida, capacidade de confecção e período de compras.
Saiba quem é o público-alvo da sua coleção de moda e as tendências do mercado. Assim, você consegue direcionar melhor o seu estilo e moda, aliando a identidade da marca com as novidades de cada ano e o comportamento da sociedade.
O ideal é encontrar um meio termo entre tendências e características da marca. Uma dica é prolongar o planejamento da coleção de moda, deixar na metade da coleção a identidade da marca mais presente e na outra parte dar mais espaço para as tendências ficarem evidentes. Lembre-se também de que todo planejamento de coleção de moda começa com pesquisa.
Na hora de fazer os croquis coloque o máximo de detalhes possível. Esse é um passo essencial do planejamento da coleção de moda. A partir dele será decidido todas as outras questões. Por isso, é importante que os desenhos de moda estejam bem elaborados.
Visto que, eles também serão consultados durante toda a produção. Coloque cores, estampas, texturas, formas, costura e materiais. Deixe bem claro como quer a sua coleção de moda. O indicado é ter dois desenhos de cada peça, um esboço dinâmico e outro com medidas e visualização mais fácil.
Liste os fornecedores e seus preços. Mantenha contato frequente com eles, converse sobre o contexto da moda para que fique sabendo das próximas tendências. Além disso, os fornecedores são de extrema importância, pois a qualidade da coleção de moda depende deles.
PLM (Product Lifecycle Management, em inglês) realiza o gerenciamento do ciclo de vida do produto e propõe soluções para problemas da indústria. É como se fosse um banco de dados para gerir o tempo de vida de qualquer produto.
Com PLM, você acessa as informações referentes às datas e ao histórico do ciclo de cada peça. Para moda existe a fashion PLM oferecida pela U.Mode. Mais abaixo falaremos sobre isso, mas se quiser, clique aqui e veja o que a Co-founder da U.Mode, Juliana Férre, diz sobre o assunto!
A vantagem de incorporar o PLM ao planejamento de coleção de moda é a redução do time to market – técnica que mede o tempo do desenvolvimento até a venda. Dessa forma, é mais fácil evitar atrasos na entrega e encontrar pontos que podem ter falhas e precisam ser solucionados.
Outro benefício que a fashion PLM traz para a sua coleção de moda é o baixo custo de prototipagem. Isso porque, o PLM automatiza funções, como a ficha técnica, parte importante do planejamento de coleção de moda.
Assim, as chances de haver erros e, consequentemente, prejuízos são mínimas. Sem contar que a fashion PLM é sustentável, a matéria-prima é aproveitada de modo inteligente e permite a digitalização das coleções de moda.
Com o aplicativo da U.Mode, plataforma de fashion PLM 100% brasileira, é uma ótima solução para digitalizar o desenvolvimento da sua coleção de moda, aumentando a produtividade da sua marca. Como?
Fashion PLM da U.Mode funciona como um diário de moda próprio para desenvolver as melhores coleções com total transparência, centralização e facilidade. Dentre as vantagens, oferece:
Se você quer ter um bom planejamento de coleção de moda, a plataforma de fashion PLM da U.Mode é a melhor opção do mercado. Para saber mais detalhes, clique aqui!