A moda varejo é um ramo que vem sendo muito lucrativo. Esse tipo de negócio nunca cai em decadência, uma vez que a moda sempre se renova, traz a possibilidade para as empresas terem as mais diferentes identidades visuais e possibilita, muitas vezes, a realização de um sonho pessoal. Nesse sentido, a moda varejo fornece meios de sua empresa crescer, entretanto, para que esse potencial de crescimento seja bem aproveitado, é necessário que as empresas utilizem de algumas táticas administrativas. Uma das formas mais importantes e eficientes de fazer com que uma empresa de moda varejo cresça é usando o sistema de métricas.
Com o crescimento do e-commerce, esse potencial de crescimento aumenta ainda mais, uma vez que ele vai possibilitar que os produtos sejam vendidos para todo o país e, às vezes, para todo o mundo. Para empresas que ainda não conseguem sustentar seus próprios sites, o marketplace é uma possibilidade. Ele é uma plataforma que funciona como uma espécie de mercado grande, onde várias marcas podem vender seu produto. De qualquer forma, o e-commerce de moda possibilitou a ascensão de muitas empresas de moda varejo.
Com mais caminhos de sucesso, entram mais dados a serem analisados e, consequentemente, se faz ainda mais importante o uso de métricas para a análise concisa e exata das informações de uma empresa.
A Umoode sabe o quanto fazer sua empresa de moda varejo crescer pode ser difícil, pensando nisso, criamos diversos conteúdos que vão facilitar essa caminhada e auxiliar na prosperidade do seu negócio. Além desse conteúdo sobre métricas na moda varejo, não deixe de acompanhar as outras matérias para que sua empresa vá além.
As métricas de moda representam a melhor maneira de medir o desempenho de sua empresa de moda varejo. Essas métricas representam números que são gerados a partir de uma coleta de dados. Esses números têm o poder de informar para quem os consulta absolutamente tudo sobre a empresa de onde esses dados foram retirados.
Com as métricas, é possível analisar os segmentos de sucesso ou de retrocesso da empresa e ter, portanto, uma decisão certeira dentro do negócio. E, para que isso seja feito com excelência, o ideal é utilizar de sistemas de softwares que são programados para integrar os dados de uma empresa e fornecer, por meio de métricas, números reais em gráficos, a fim de que a visualização do resultado seja mais fácil, rápida e eficaz.
Nas empresas de moda varejo especificamente, as métricas servirão de grande ajuda para verificar quais são os produtos que mais saem, qual é a taxa de lucro, de custo, quais vendedoras estão superando metas e todos os outros aspectos que se relacionam ao sucesso de sua loja.
As métricas serão de extrema importância e oferecerão uma ajuda muito grande no que diz respeito à produtividade da empresa.
Sentir o que funciona ou não dentro da empresa pode ser um processo que, sem uma análise profunda e registrada, não funcione e atrase a possibilidade de sucesso da marca. O ideal é, portanto, ter anotado e guardado todos os números que são dados pela empresa.
Dentro da moda varejo, as métricas auxiliarão no processo de entendimento e interpretação da coleta de dados. Esses números trazidos pelas métricas que informarão quais produtos devem ser repostos com mais frequência, quais quase não vendem, o preço de cada um e outras informações que ajudarão a analisar quais serão as próprias decisões tomadas pela empresa de moda varejo analisada. Essas são, enfim, medidas de desempenho que poderão ser usadas para diminuir o tempo de coleta e interpretação de dados, você já olha para o número exato e tem consciência do que está ou não funcionando e sabe o que deve melhorar e o que está funcionando.
No mundo da moda, o Fashion PLM e o ERP são exemplos de bons sistemas de integração de dados que vão interpretar as informações coletadas nos mais diversos segmentos da empresa e trazer os resultados por meio de métricas com números exatos.
Fazer a métrica para todos os resultados de sua empresa pode ser pouco proveitoso, já que nem todos os dados da sua empresa são relevantes de serem observados. Por isso, é importante saber quais são os resultados importantes de transformar em métricas.
Entre os mais importantes, podemos citar o número de vendas. Esse número de vendas deve ser feito tanto do número total, analisando a receita, o custo e o lucro, quanto de forma individual para conseguir entender quais são os produtos que são mais comprados.
O número de vendas em razão do número total de clientes. Esse é um fator muito valioso de observar, se poucas visitas resultarem em vendas é sinal de problema na empresa. Essa avaliação também deve ser feita no e-commerce, se muita gente entra no site e não compra, o site pode apresentar problemas tanto técnicos como de design.
O ideal é também ter a média do quanto cada cliente gasta dentro da loja, para que seja feita uma estimativa mais precisa e avançada a respeito do público que a empresa alcança e, dessa forma, poder se adequar a ele.
As métricas que mostram a taxa de retorno ao investimento, o quanto custa para a empresa obter um cliente e a frequência de gasto do cliente com a loja são outras formas que podem medir itens relevantes para a empresa, mas essas são secundárias e não precisam ser foco de análise de uma empresa que está começando e procura ainda prosperar dentro da indústria de moda.
Além do mais, as métricas podem ser utilizadas para os mais diversos fins de observação da empresa, basta ter noção a respeito de qual informação se quer chegar e quais dados precisam ser analisados para chegar a ela. Para saber mais sobre metas e como elas podem auxiliar seu varejo de moda, acesse o site da Umoode e tire suas dúvidas.