gestão à vista

Gestão à vista: O que é e como isso pode ajudar a sua empresa

Gestão à vista: O que é e como isto pode ajudar a sua empresa.

Gestão à vista quer dizer, antes de tudo, trabalhar em equipe. É deixar todos os colaboradores cientes do que está ocorrendo na empresa. Sejam informações de desempenho, indicadores de performance, normas de comportamento, conduta empresarial ou dados úteis no planejamento e na gestão do negócio. Isso vale para qualquer nicho, inclusive o da moda.

De certa forma, a gestão à vista pode ser alinhada ao que se chama de PLM. A sigla significa Product Lifecycle Management, isto é, programa de gerenciamento do ciclo de vida de determinado produto, seja ele de qualquer natureza. Entenda como um conjunto de soluções para problemas que surgem na indústria.

Assim, quando a empresa insere a gestão à vista no cotidiano, ela pode desfrutar de notórios avanços em sua estrutura interna. A palavra-chave aqui é transparência. Desse modo, o empreendimento passa a contar com colaboradores mais motivados e produtivos. Veja a seguir:

Vantagens da gestão à vista

Olhar amplo sobre a empresa

Os funcionários enxergam o cenário corporativo de forma panorâmica e mais madura. Eles conseguem olhar o ambiente em que estão inseridos e buscam extrair o máximo potencial disponível ali.

Proatividade para propor soluções

Motivados, os colaboradores trabalham e desenvolvem mais a criatividade e o autoconhecimento, além de compreendem melhor sua real missão naquele emprego. Logo, isso facilita a tomada de decisões individuais e coletivas.

Foco direcionado

Como já têm conhecimento do que acontece na empresa (os dados e indicadores essenciais) os colaboradores sabem o que priorizar. Portanto, o autogerenciamento deles é aflorado, levando qualidade à realização das tarefas designadas

Menor distância entre meta e resultado

Quando as metas são acompanhadas de perto, a vontade de atingir os objetivos é incorporada, tanto pela chefia quanto pelos empregados. Isso quer dizer que a dedicação deles aumenta amplamente. Nesse sentido, torna-se mais claro observar o momento em que a estratégia precisa ser mudada.

Melhoria no relacionamento inter-pessoal

A gestão à vista possibilita maior interação entre funcionário e empresa. Mas não só isso: também, entre os próprios colaboradores.

Como aplicar a gestão à vista?

Em linhas gerais, existem dois métodos para aplicar a gestão à vista: O KANBAN e o DASHBOARD ou PAINEL.

KANBAN

De origem japonesa, significa cartão e sinalização. Na prática, é um quadro grande com cartões (identificados como “a fazer”, “em andamento” e “feito”) em cada tarefa. É um dos métodos mais usados e almeja aumentar a produtividade, otimizando sistemas de produção, realizando tarefas e rotatividade de estoques.

Pelo fato de existir um panorama do processo organizacional, o planejamento e a posterior execução são identificados de acordo com a quantidade de cartões. Logo, a ideia de sistemas complexos e documentos ineficazes fica para trás.

DASHBOARD

Eles carregam dados de tarefas a serem feitas, bem como indicadores de metas. São largamente usados para causar uma leve rivalidade entre as equipes e, assim, incentivar a alta produtividade. Com isso, há um ar competitivo e interativo entre os funcionários. Há a comparação de metas e resultados.

Gestão à vista na moda


Quando aplicado na moda, esse gerenciamento é feito por meio do software fashion PLM. Ele foi criado para auxiliar na rotina das marcas mais influentes do mercado, visando a gestão da coleção de moda. O fashion PLM permite criar coleções, acessar quadros interativos, ficha técnica moda e cálculos de pré-custo.

É fundamental dizer que, para seu empreendimento prosperar, é necessário aliar habilidades criativas às habilidades de gestão. Nesse sentido, pondere os benefícios da coleção de moda para o público-alvo, baseando-se em valores viáveis e funcionais.

Além disso, elabore um planejamento e trace possíveis cenários futuros. Assim, você cria planos de ação, considerando crises e mudanças no mercado. Isso te coloca bem na frente da concorrência.

Não esqueça de inserir todos os departamentos envolvidos na confecção da sua coleção de moda em contato. Invista em uma comunicação rápida e eficiente. Se puder ser em tempo real, melhor ainda! Para isso, não economize nos canais: e-mail, celular e redes sociais.

Por último, mas igualmente importante, avalie. Mensure os resultados atingidos através de pesquisas, consultas ou mesmo interagindo com todas as partes envolvidas no seu negócio. Inclusive – e, principalmente – seus clientes.

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