Antes de uma coleção de moda ser exposta para o público, ela passa por um longo processo de produção. Confira alguns erros que são cometidos mas que podem ser evitados nessa etapa de criação e pós-criação!
1) Falta de planejamento e organização
Um bom planejamento seguido de organização é essencial para uma coleção de sucesso. Vamos destacar alguns pontos que devem ser analisados:
- Conferir a sua verba: se ela atende ao que você deseja produzir;
- Atentar-se ao tempo que você estima para produzir tudo. Dessa forma, a sua coleção chegará no momento certo ao mercado e não perderá o timing;
- Organizar sua agenda semanal;
- Definir como será o lançamento: Qual será o tamanho da coleção? Lançará de uma só vez ou aos poucos? Qual o tecido ideal? Em que época do ano?
2) Falta de conhecimento do público-alvo
Defina e pesquise o perfil do seu público-alvo, aquele para o qual sua coleção de moda será direcionada. Qual o sexo, idade, localização geográfica, poder aquisitivo, estado civil e, principalmente, quais os hábitos, necessidades e gostos pessoais da maioria dos clientes? A partir do público-alvo você deverá identificar o estilo e o tamanho das peças que deverá produzir.
3) Não definir um tema
O tema é constituído a partir de uma pesquisa de moda baseada em tendências e em quais informações você deseja transmitir em sua coleção. Dessa forma, faça buscas e defina o estilo de roupas e o segmento em que deseja produzir. Por exemplo, se serão peças do segmento fitness, de moda praia, inverno, entre outros.
4) Não fazer pesquisas de tecidos
Antes de começar a produzir, você deve checar se encontrará tecidos com as estampas e cores desejadas. Se não, esse é o momento de fazer o reajuste dos seus croquis. Analisar o preço e a qualidade dos tecidos também são fatores importantes.
É relevante checar se a oficina onde você produzirá suas peças corresponde ao que você deseja. Descubra qual tipo de tecido ela costuma utilizar em suas produções. Não adianta você querer fazer uma coleção inteira de tecido plano, sendo que o forte da oficina é malha. Tenha certeza de que o local corresponderá aos seus objetivos.
5) Não definir os fornecedores com antecedência
É importante fazer um levantamento dos fornecedores o quanto antes e manter contato com eles. Isso fará com que você fique alinhado com as novidades das próximas estações e as tendências no contexto nacional e mundial.
6) Não compartilhar o status com a equipe
Compartilhar o status com a equipe e ser claro é de extrema importância para mantê-la engajada. Pontos mal alinhados podem desencorajar o time. Seja coeso em relação aos objetivos de cada etapa. A equipe precisa conhecer o planejamento, o cronograma e acompanhar os resultados que foram atingidos em cada parte do processo de criação.
Esses são alguns erros que você deve evitar ao produzir uma coleção de moda. Para quem deseja conhecer e aprofundar-se nesse ramo, a plataforma de fashion PLM, U.Mode, é essencial. Além de auxiliar com dicas do ramo da moda, sempre apresenta conteúdos novos sobre tendências e outros temas que podem afligir os profissionais dessa área!