Já não há mais questões de que investir no relacionamento com o consumidor é a chave para o sucesso de qualquer empresa.
Desse modo, a qualidade no atendimento é um aspecto estratégico no mercado, como também as organizações buscam todos os dias novas soluções para atingir a excelência.
Seja por um tempo de resposta que não atende à expectativa, ou um colaborador mal treinado, quem já não teve uma experiência ruim ao procurar um negócio?
E é justamente o investimento na experiência do consumidor que faz a diferença em termos de competitividade.
Nesse sentido, como ainda se trata de um desafio, escrevemos nesse texto 4 ideias práticas para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa.
O que é atendimento ao cliente?
Vamos falar sobre o que é atendimento ao cliente: atendimento ao consumidor é toda a ajuda que você oferece aos seus clientes, seja antes, durante ou depois da compra, e que os ajuda a ter uma excelente experiência com o seu negócio.
Por isso, a definição de atendimento ao cliente vai muito além de apenas dar respostas, ou seja, o conceito de atendimento é uma parte importantíssima do que a sua marca significa para os clientes, transformando-se em um fator crítico para o sucesso da sua empresa.
Por outro lado, não importa se o seu objetivo é manter usuários ou gerar novos leads, é preciso ter qualidade no atendimento ao consumidor, que deve estar alinhado ao valor que sua empresa quer passar para os clientes e as suas metas como um todo.
Desse modo, você tem uma grande oportunidade de estar em contato com seu target, como também impulsionar a gestão de relacionamento com o usuário e demonstrar que está preocupado com ele.
A importância do bom atendimento ao cliente
Quando os clientes buscam atendimento, isso significa que confiam no seu negócio e acreditam que você poderá ajudá-los em qualquer situação facilmente. Nesse sentido, a excelência no atendimento ao consumidor é estar preparado para respondê-los da melhor maneira possível.
Pois, cada vez mais, eles esperam que sua empresa resolva os problemas rapidamente e ofereça uma estratégia de autoatendimento fácil, intuitiva, disponível 24 horas por dia em todos os dispositivos.
Por outro lado, se você não atender aos desejos e expectativas dos clientes, é provável que eles abram mão dos serviços e produtos da sua marca e encontrem outra empresa que ofereça relacionamento próximo, inteligente e humano, assim como o atendimento que estão procurando.
Assim, nesse mundo da informação e da conectividade, manter seus consumidores atuais felizes e realizados é um ponto-chave para conquistar novos clientes.
Como melhorar o atendimento ao cliente
Confira as dicas de como melhorar o atendimento ao cliente:
1. Conheça seu cliente
Parece óbvio, mas muitos negócios ainda perdem a oportunidade de conseguir informações valiosas dos consumidores.
Além disso, você pode buscar maneiras inteligentes para atualizar o seu banco de dados, por exemplo, enviar e-mails para confirmar informações, manter uma área do cliente no site, como também oferecer descontos e vantagens mediante cadastro na loja.
Outro ponto é que as pesquisas de satisfação também continuam sendo ótimas estratégias para traçar perfis e demandas de mercado. Por isso, conhecer o seu público é essencial para implementar novas ideias, tornando os atendimentos mais direcionados e efetivos.
2. Ofereça vários canais
A utilização de múltiplos veículos de atendimento já se consolidou como tendência. Além disso, manter apenas uma loja física, ou central telefônica, já não é o ideal para as novas relações de consumo.
Por isso, busque as alternativas que sejam mais adequadas ao seu negócio, por exemplo, e-commerces, aplicativos móveis, redes sociais, e-mails, chats entre outros. Assim, a cada dia surgem novos recursos para aproximar ainda mais empresas e clientes.
As tecnologias se desenvolvem de maneira rápida e as dinâmicas de relacionamento também, portanto, o próprio conceito de multicanal já evoluiu para o omnichannel.
3. Mantenha a equipe treinada
Como já comentamos, as relações de consumo mudaram com o tempo. Atualmente, é muito comum, por exemplo, que os usuários pesquisem na internet e chegue na loja já conhecendo o produto, em alguns casos até mais que o vendedor.
Nesse sentido, é cada vez mais necessário ouvir o consumidor e conhecer o seu próprio negócio. Além disso, manter uma equipe bem treinada é um investimento que sempre traz retorno.
O cliente atual é bem informado e sabe o que quer, assim, cabe aos atendentes e vendedores serem ágeis e reconhecerem as suas necessidades. Além disso, ofereça reciclagens periódicas para que todos estejam sempre atualizados.
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4. Desenvolva campanhas de incentivo
Além do treinamento, outra dica para ter uma equipe afinada são as campanhas de incentivo. Por isso, ao planejar metas, pense também nos estímulos que serão oferecidos.
Desse modo, a pressão do dia a dia pode comprometer a qualidade do atendimento, então as bonificações são uma boa alternativa.
Por outro lado, a motivação não vem somente do retorno financeiro, assim, cuide também do relacionamento interno entre a equipe, e garante um local de trabalho agradável. Além disso, a tecnologia coloca desafios, mas também é uma aliada.
Nesse sentido, a automação de processos é uma das principais responsáveis pela agilidade e produtividade nos atendimentos.
Além disso, é essencial que os sistemas sejam rápidos e de fácil navegação, para não comprometer o TMA (tempo médio de atendimento).
A equipe comercial e de suporte técnico também se beneficiam bastante dos sistemas de CRM (Central de Relacionamento com o Cliente).
Em outras palavras, o CRM é uma ferramenta estratégica. Assim, mais do que registrar dados, você pode planejar campanhas, gerar relatórios e gráficos para tomada de decisão, como também descobrir pontos de melhoria e oportunidades de negócio.
Assim, considere a utilização de sistemas que integrem todos setores da empresa, gerando conhecimento para todos os colaboradores e agentes.
O atendimento ao cliente é fundamental para garantir um bom relacionamento com o consumidor, assim, você consegue se destacar em relação aos seus concorrentes e garantir notoriedade no mercado.
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