Cronograma de postagens para redes sociais: aprenda a montar um em 8 passos

Construir uma boa presença digital é essencial para que sua marca tenha um bom desempenho nas vendas online. Para isso você deve se manter ativo nas mais diferentes redes sociais.

É importante que sua marca tenha um bom cronograma de postagem, lembrando em ficar próximo do seu público digital, mas indo em busca de novos clientes.

No artigo de hoje vamos mostrar o que é cronograma de postagens e o passo a passo de como sua marca pode desenvolvê-lo para ter bons desempenhos nas redes sociais. 

Acompanhe a seguir o que é um cronograma de postagem: 

O que é um cronograma de postagens?

Muitas pessoas e marcas têm a visão de que as redes sociais não são tão importantes ou até mesmo desnecessárias. Isso é um grande erro, no atual cenário manter um bom público nas redes sociais é essencial para ter bons resultados de vendas.

As redes sociais não devem ser utilizadas de qualquer maneira, a empresa deve pensar no conteúdo que irá ser postado, deverá ficar de olho no comportamento do público, na frequência de cada um dos conteúdos, entre outros pontos importantes.

A sua presença nas redes sociais deve ser bem planejada, isso é o que chamamos de cronograma de postagens. 

Uma imagem contendo no interior, brinquedo, bolo, aniversário

Descrição gerada automaticamente
Cronograma de postagem para Redes Sociais. | Foto: Freepik.

Como criar um cronograma de postagens?

Confira o passo a passo de como criar um bom cronograma de postagens:

1 – Analise seus conteúdos com bom desempenho

O primeiro passo para que você tenha um cronograma de postagens bem estruturado é analisar os seus atuais conteúdos que te entregam melhores resultados e engajamentos.

Esses conteúdos com maior engajamento, mais curtidas, salvamentos, comentários e compartilhamentos garantem uma boa impulsão para a sua página.

Esses conteúdos irão servir como uma base de consolidação da sua página. Isso é importante para que seu cronograma de posts tenha uma boa organização.

2 – Busque por referencias

Para que seu feed tenha um bom desempenho, você precisa alimentá-lo com bons conteúdos, descobrir novas inspirações e diferentes assuntos. Para isso você pode procurar e juntar algumas ideias. Pesquise por referências em sites como: Google Trends e Pinterest, assim você poderá aplicar novas ideias ao seu feed.

3 – Determine temas

Determinar seus temas é essencial para ter um bom desempenho no seu feed. Os seus temas editoriais funcionarão como um norte para o seu cronograma de publicações no Instagram. Seu feed deve ter 4 pilares editoriais, são eles:

  • Conteúdo educativo
  • Conteúdo inspirador 
  • Conteúdo para entretenimento
  • Conteúdo de vendas

O volume desses conteúdos deve ser bem dosado, se seu feed tiver apenas conteúdos de vendas você não terá um bom engajamento e toda essa quantidade de conteúdo não terá efetividade.

Você deve construir seu público com os outros 3 pilares e utilizar o conteúdo de vendas em no máximo 25% de seus posts. Assim você vai gerar mais leads através de suas postagens. 

4 – Defina a frequência

Esse é um dos principais pontos para que seu cronograma de postagens seja realmente eficiente. Defina a frequência com que você irá publicar os conteúdos e a quantidade. Faça isso pensando em cada uma das plataformas de maneira separada, assim você consegue ter melhor desempenho em todas elas. 

É muito importante que você siga esse cronograma com bastante disciplina, mantenha os conteúdos sempre em dia, assim você mantém o seu público engajado e assim irá alcançar novos públicos dentro da plataforma. 

5 – Utilize os melhores horários

Além de definir os dias para cada postagem você deve também utilizar os melhores horários em cada uma dessas plataformas.

Os horários ideais para novas publicações variam de acordo com o tipo de perfil do público e da plataforma.

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Encontre o melhor momento para cada tipo de conteúdo. Faça alguns testes, e lembre-se de seguir o cronograma. 

6 – Planeje os recursos necessários

Cada um de seus conteúdos irá precisar de diferentes tipos de recursos para que possa ser realizado. Recursos esses que precisam ser investidos financeiramente, por exemplo, em equipamentos ou materiais, caso necessário devem ser pensados com antecedência para que não haja um gasto desnecessário. Dessa forma faça um planejamento com antecedência para que não tenha atraso em suas publicações. 

7 – Adapte o conteúdo para cada uma das plataformas

Quando tiver seus conteúdos definidos você deve projetá-los de acordo com a plataforma e o modelo que ele será publicado. Cada plataforma exige um modelo diferente para que o público tenha uma boa interação.

O seu conteúdo no Twitter, por exemplo, não é o mesmo que deve ser utilizado no TikTok ou Facebook, o seu feed do Instagram deve ter uma proposta diferente dos stories ou da aba de Reels. Estruture seus conteúdos de acordo com o modelo que ele será publicado e planeje os conteúdos certos para cada plataforma.

8 – Planeje seus conteúdos com antecedência

Organização é a chave principal para que tudo dê certo no seu cronograma de postagens. Você ou sua equipe devem planejar e programar os conteúdos que serão produzidos e publicados com antecedência, assim evitam atrasos nas postagens, o ideal seria que os planos de seus conteúdos fossem realizados semanas antes da data da publicação.

Com esse passo a passo a sua equipe de marketing já pode planejar e estruturar o cronograma de postagem de suas redes sociais, lembre-se que o mundo digital está em constante mudança e sempre aberto para novas ideias.

Calendário editorial da plataforma de marketing da uMode

Mantenha-se atualizado sobre o seu público e o modelo das plataformas, esteja sempre aberto a testar novas ideias. Busque sempre aprimorar o seu conteúdo, elevar os seus índices de desempenho e buscar novas audiências em cada uma das redes sociais.

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