E-commerce lucrando pouco pelas redes sociais? Resolva agora!

As redes sociais devem fazer parte do plano de comunicação de qualquer e-commerce.

Funciona tanto para divulgarmos a marca quanto para mantermos contato bem próximo com o cliente. 

Mas para que a empresa consiga lucrar, algumas medidas precisam ser tomadas. Esse gerenciamento é essencial para lucrar pelas redes sociais.

Entretanto, vários e-commerce cometem erros simples, que os impedem de vender mais pelas redes sociais. Confira!

Descubra o porquê seu e-commerce não está lucrando com as redes sociais

Tal como qualquer outro nicho, os e-commerces também precisam seguir uma estratégia bem clara para começar a lucrar.

Veja abaixo os principais erros cometidos:

Gestão de menções e comentários:  Falta monitoramento de reclamações e sugestões 

Isso é extremamente prejudicial para a imagem da empresa. 

É extremamente prudente e importante manter-se atento com os comentários e respondê-los a tempo, principalmente em caso de negativas e reclamações.

As pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais. | Imagem: Freepik

E de qualquer forma exclua ou deixe de responder comentários negativos. Isso passa a mensagem de que a insatisfação do cliente foi ignorada.

Use isso como forma de humanizar a marca, e gerando oportunidades de melhorar seus produtos e serviços.

Excluir comentários pode ser um tiro no pé, pois a sua imagem pode ser abalada por um momento de imprudência, portanto, ao ver um comentário negativo, pense e aja com naturalidade para neutralizar e resolver o conflito.

Ignorar o planejamento (ou fazer mal feito)

Se o planejamento em redes sociais for ignorado, acaba gerando falha direta no alcance do público alvo da empresa. Pior que isso, você pode acabar alcançando um público que não tem nada a ver com seu produto.

Portanto é importante pensar mesmo com quem você deseja falar e qua

Lembre-se que quando você realmente sabe quem é seu público fica ainda mais fácil de saber em quais canais e redes sociais ele está, e com isso direcionar seus esforços e recursos com mais inteligência. 

Gestão do Recurso Financeiro incorreto

Mesmo que você não tenha clareza de quanto vai investir, é extremamente importante você ter seu recurso previamente estabelecido para a divulgação dos seus conteúdos via impulsionamento pago.

Isso vai garantir o alcance do seu público, principalmente em redes sociais com poucos seguidores. 

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Ignorar métricas – Ausência de mensuração dos dados

Mesmo que seu e-commerce tenha um bom planejamento para as redes sociais, saiba que é muito errado deixar a análise de métricas e o acompanhamento das mesmas de lado. 

Ter um e-commerce bem planejado só acontece se você analisar os resultados das mesmas.

São as métricas e dados que vão apontar qual o tipo  de conteúdo capaz de gerar maior interação e interesse desse potencial cliente para sua marca. 

O que fazer para começar a lucrar mais vendendo pelas redes sociais? 

Para fazer seu e-commerce realmente lucrar pelas redes sociais, tenha em mente as dicas abaixo e o sucesso vai ser garantido!

Veja:

Se conecte com seu público

Não esqueça do simples: mídia social, é para socializar. Converse com sua audiência. Use posts focados nesse objetivo.

Esse é um dos principais desafios da grande maioria dos e-commerces, não saber o que falar.

Se você estiver precisando de uma ajuda no que postar, a sugestão é a plataforma de marketing da uMode.

Lá você encontra uma quantidade enorme de posts para se relacionar com sua audiência e não só posts de vendas de produtos.

São posts com dicas, citações, frases, e diversos outros posts de relacionamento específicos para centenas de nichos de e-commerce.

Além de um calendário editorial com sugestão de conteúdos para publicar todos os dias.

Invista e Campanhas Pagas

Tem uma verba extra? Use-a em campanhas pagas!

Você não só vai alcançar novos potenciais clientes, como também vai aumentar a exposição da sua marca e claro, vai vender mais.

Amplie suas redes 

A ideia principal é atingir ainda mais sua audiência. Uma boa dica, é começar a entender como promover sua marca no TikTok, YouTube, LinkedIn, entre outros.  

A palavra-chave aqui é diversificar as redes sociais dependendo de quem são suas personas. Se o seu objetivo é atingir o público mais jovem, então prefira o TikTok ao invés do Facebook por exemplo.

Entenda mais seu público

Quanto mais informação você tiver sobre seu público, melhor será sua comunicação com eles, suas campanhas e com certeza, seus resultados! 

Estabeleça uma meta 

Se deseja por exemplo divulgar um novo serviço, ou ainda aumentar as vendas de determinada linha, quem sabe promover novas promoções, então comece definindo uma meta bem clara e trabalhe para cumpri-la. 

Avalie e conheça a concorrência e verifique as páginas de interesse 

Entenda que uma boa fonte de inspiração para sua empresa, a linguagem, temas, e ainda os horários de postagens acabam sendo importantes principalmente se for da concorrência. 

O ideal é verificar o que tem permitido o sucesso para seu concorrente, tudo para que você entenda como se inspirar, e veja como eles também falam com seu próprio público alvo.

Veja também: Robô para análise de concorrentes e benchmarks

Tenha um plano

Você deverá focar no que seu público efetivamente deseja, caso contrário os posts não chamarão sua atenção.

Com isso em mente, foque em criar um calendário editorial e um cronograma alinhado com seu público.

Resumindo, crie um plano, e o execute!

Tenha consistência

Consistência é a palavra de ordem. Melhor postar 3x por semana sempre do que postar 10x uma semana e nada nas outras.

É isso que garante autoridade e continuidade na sua estratégia.

 Fique de olho no resultado

Não faça posts só por fazer, ou para encher suas redes sociais.

Verifique os horários de pico de sua página e analise os posts que foram um sucesso, comece a ajustar seu planejamento tendo como base os resultados! 

Linhas editoriais te ajudam a entender qual performa melhor e porquê.

Com essas simples dicas você com certeza vai lucrar ainda mais pelas redes sociais.

Crie artes personalizadas de forma automática

O uSocial é um sistema que automatiza a criação de artes e catálogos personalizados para negócios de moda por meio da inteligência artificial. 

Todas as artes criadas automaticamente são personalizadas com a sua marca e cores. Sua única preocupação será publicar ou enviar para os seus clientes!

Você ainda pode fazer edições alterando imagens dos produtos, textos e muito mais.

Será muito mais fácil começar a divulgação dos seus produtos com artes profissionais criadas automaticamente. Clique aqui e conheça o uSocial!

Desta forma as marcas conseguem garantir que o seu padrão visual será mantido pelos clientes (lojas), e os clientes (lojas) terão materiais para divulgação com muito mais qualidade e velocidade!

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