A implementação de um Fashion PLM (Product Lifecycle Management) é um processo multifacetado, influenciado por diversos fatores que vão desde o tamanho da empresa até a escolha da solução PLM.
Nesse contexto, convidamos nosso co-founder e CTO, Saulo Arruda, para compartilhar insights sobre os fatores que impactam o tempo de implementação.
O que pode impactar o tempo de implementação do PLM?
Tamanho e complexidade da empresa:
Empresas maiores e mais complexas geralmente exigem mais tempo para implementar um sistema PLM devido à extensão dos processos e à integração com outros sistemas existentes.
Personalizações e integrações:
Se a solução PLM precisa ser personalizada para atender às necessidades específicas da empresa ou se integrações com outros sistemas (como sistemas ERP) são necessárias, isso pode prolongar o tempo de implementação.
Prontidão da empresa:
A prontidão da empresa para adotar a nova solução desempenha um papel crucial. Se a equipe não estiver pronta ou se não houver apoio suficiente da liderança, a implementação pode levar mais tempo.
Treinamento da equipe:
A implementação bem-sucedida muitas vezes requer o treinamento adequado da equipe. O tempo necessário para treinar os usuários pode afetar a duração total do projeto.
Seleção da solução PLM:
A escolha da solução PLM em si também pode impactar o tempo de implementação. Algumas soluções são mais fáceis de implementar e configurar do que outras.
E aqui vale a ressalva: Cuidado para não contratar um PDM, achando que é um PLM. Neste artigo você vai entender a diferença entre PDM e PLM.
Suporte do fornecedor:
O suporte fornecido pelo provedor da solução PLM também é um fator importante. Um bom suporte pode acelerar a resolução de problemas e facilitar a implementação.
Estratégia de implementação:
Uma estratégia bem planejada pode acelerar o processo. Isso inclui a definição clara de metas, a alocação eficiente de recursos e a comunicação efetiva.
Dada essa variedade de fatores, é difícil fornecer um prazo específico. A implementação de um Fashion PLM pode variar de 3 a 18 meses, dependendo das circunstâncias.
Por isso, o recomendável é realizar uma análise detalhada dos requisitos da empresa e trabalhar em estreita colaboração com fornecedores e especialistas em PLM para para o mercado de moda desenvolver um cronograma realista.
Quais as responsabilidades do time de tech?
Na implementação de um fashion PLM eu entendo que o time de tecnologia funciona como um apoio às áreas de negócio com foco principalmente nas seguintes atribuições:
- Garantir que as políticas de segurança da empresa estão sendo cumpridas, principalmente com relação às integrações com os sistemas internos.
- Dar suporte para os times de negócio e para a uMode com relação às regras de negócio, especialmente quando se trata da integração com sistemas de ERP e e-commerce.
- Garantir que os requisitos mínimos de equipamentos e infra estrutura estão de acordo com as necessidades do PLM, especialmente uma boa conexão com a internet para um bom uso de sistemas web e computadores atualizados e com sistemas operacionais e navegadores compatíveis.
- Dimensionar a infraestrutura de servidores necessária para as integrações e monitorar a performance, especialmente em momentos mais críticos como o final da coleção ou em atualizações em massa.
- Não é obrigatório, mas várias empresas tem um gerente de projetos subordinado à área de tecnologia. Isso normalmente facilita a conversa entre as áreas de negócio e tecnologia, além de fazer um bom acompanhamento dos prazos, especialmente quando é necessário desenvolvimento interno por parte da empresa.
- Dar suporte à operação do PLM após a implantação ajudando o time a identificar potenciais erros e gargalos na operação agindo para corrigir o mais breve possível em parceria com a equipe da uMode.
Quais dados são necessários acessar?
Depende um pouco em que nível de maturidade a empresa está. Para a digitalização do processo (que é o primeiro nível) vamos precisar acessar todos os dados relacionados ao cadastro de produtos como fornecedores, materiais, cores, categorias, grupos, departamentos, atributos de produto, entre outros.
Com isso nós vamos permitir que o cadastro no PLM tenha uma melhor qualidade e seja mais compatível no momento que for enviado para um sistema ERP e e-commerce.
Nos níveis mais avançados de maturidade nós usaremos o histórico de vendas, pedidos de compras, ordens de serviço e estoque para avaliar indicadores mais avançados como ROI (Retorno do Investimento) e Giro dos produtos para cálculo do Product Score ajudando na tomada de decisões mais assertivas.
As imagens dos produtos também é um ativo muito importante para que com o uso de inteligência artificial possamos obter atributos detalhados do produto enriquecendo a análise e permitindo melhores decisões estratégicas.
Quais são os custos de implementação de um fashion PLM?
O custo está diretamente envolvido com o tempo que será necessário para a implementação do PLM. Não é simplesmente a configuração de um sistema, mas sim uma reavaliação dos processos da empresa envolvendo várias áreas como planejamento, estilo, compras, comercial, engenharia, produção.
Quanto maior a maturidade dos processos da empresa menor será o custo e mais rápida será possível a implementação.
Além disso, pode envolver custos internos com desenvolvimento por parte da equipe da empresa necessário para integração com o PLM e custos adicionais com infra-estrutura caso a empresa ainda não tenha integração com sistemas externos.
Não menos importante, existe o custo de treinamento da equipe e adaptação aos novos processos. Quando envolve fornecedores externos a necessidade de treinamento e adaptação também se aplica.
Como mencionei acima, normalmente uma implementação de PLM envolve o prazo de 3 a 18 meses dependendo da maturidade do processo e da quantidade de áreas que serão envolvidas.
Recomendamos inclusive que a implementação comece com algumas áreas e times menores agilizando o entendimento e definição dos processos e depois vá expandindo para as demais áreas.
Quais são os riscos durante a implementação do fashion PLM?
Os maiores riscos que percebemos estão ligados a capacidade da equipe da empresa em se adaptar às mudanças e em questões técnicas relacionadas à integração entre os sistemas.
Ao longo do tempo percebemos também que várias empresas que iniciam a implantação de um sistema PLM estão em um momento de forte crescimento, o que por si só já cria um ambiente mais desafiador para a empresa com várias pessoas sendo contratadas e novas áreas e processos sendo criados.
A capacidade e prioridade do time de tecnologia durante o projeto também é um risco, visto que muitas vezes o time já está envolvido em outros projetos e a implementação do PLM acaba concorrendo com projetos já em andamento.
Fashion PLM: Rumo à eficiência e inovação na Moda
A implementação de um Fashion PLM é um passo crucial para a modernização e eficiência na gestão de produtos na indústria da moda. Neste artigo, exploramos os diversos fatores que influenciam o tempo de implementação, desde o tamanho da empresa até a estratégia de implementação.
A colaboração entre as equipes de tecnologia e negócios é essencial. Garantir a segurança, oferecer suporte, dimensionar a infraestrutura e, acima de tudo, preparar a empresa para a mudança são peças-chave nesse quebra-cabeça de inovação.
Os dados desempenham um papel vital, desde o cadastro básico de produtos até análises avançadas de desempenho. E, claro, os custos e riscos associados não devem ser subestimados.
Diante desse cenário desafiador, convidamos você a dar o próximo passo em direção à integração total da cadeia produtiva e ao desenvolvimento da sua coleção. Com nossa solução de Fashion PLM, você terá a oportunidade de unificar processos, integrar fornecedores, e garantir uma gestão eficiente em tempo real, tudo de maneira transparente e online.
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