Como melhorar o catálogo de produtos?

Qualquer pessoa que tem seu próprio negócio já sentiu a necessidade de fazer com que o seu catálogo de produtos e a disponibilidade de catálogo fossem cada vez melhor para seu cliente, não é mesmo?

Saber fazer um bom catálogo de produtos para os clientes é uma peça fundamental para que o seu negócio consiga dar certo e que cada vez mais novos clientes sejam atraídos para os seus produtos.

Catálogo de produto. | Foto: Unsplash.

Para conseguir fazer o melhor catálogo possível, é necessário que você siga algumas dicas e regras, garantindo que o resultado que vier dessa nova mudança será totalmente positivo e benéfico para você.

Quer saber mais sobre como fazer um bom catálogo para o seu negócio? Confira as dicas a seguir!

Conheça bem os seus clientes

A primeira coisa que se deve fazer é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, o perfil de seus consumidores e quais são as suas preferências quando o assunto é tipo de catálogo, além das informações que o cliente considera importante na hora do processo de decisão, poder aquisitivo e também disponibilidade para investir no segmento.

Organize as informações de forma adequada

Tendo uma base de informações sobre o seu público-alvo, seu processo de compras e dados do negócio (como o seu histórico de vendas, produtos que são mais procurados ou margem de lucro), você pode definir uma organização que seja adequada dos itens no material.

O mais indicado para isso é usar uma estratégia de marketing que consiga apresentar todos os seus itens de uma forma bem organizada, com categorias, linhas e marcas. Assim como a adoção de práticas de atração e também divulgação, com o intuito de alcançar os objetivos do negócio.

Uma boa forma de se fazer isso é dar destaque com as imagens que as posições que são estratégicas para itens com mais procura ou uma maior margem de lucro, visando o incentivo a venda.

Pensar na identidade visual que o material tem

Outro detalhe que se deve prestar atenção é a identidade visual que o seu material tem. O mais indicado é que ele sempre siga a identidade da própria empresa, fazendo o uso de suas cores, fontes e padrões, assim como o seu logo e as informações necessárias para contato. Isso é necessário para que se gere reconhecimento para a empresa.

Fora isso, é de extrema importância que o seu material siga as boas práticas da formatação, como fonte e tamanho de texto que seja legível, pouco conteúdo escrito e imagens com uma boa qualidade e apresentações que sejam padronizadas. Essa prática garante que a imagem de profissionalismo do catálogo de produtos exista.

Usar o serviço de profissionais que sejam qualificados

Para fazer a produção do catálogo de produtos, principalmente com modelo impresso que faz com que você tenha um alto investimento, é muito indicado que a empresa procure um time ou outra empresa que seja especializada para esse tipo de serviço. Isso faz com que o seu  material seja otimizado e feito com a melhor qualidade possível.

Fazer uso de imagens de qualidade

O catálogo serve para que o seu produto possa ser visto por um cliente sem que ele precise se deslocar até a sua loja.

Por esse motivo, o catálogo deve ter imagens de ótima qualidade, que permitam que o cliente veja o produto com mais clareza, e caso seja possível, de mais de um ângulo.

Ter um bom design

Ter um catálogo com um bom design mostra que a empresa preza pela sua imagem e também se importa com cada detalhe de suas vendas. É preciso que você evite não só informações excessivas, mas também cores e elementos visuais que possam acabar prejudicando o design do seu material.

Você deve ter em mente que o foco deve ser nos produtos, então é importante procurar um equilíbrio entre a identidade visual da marca e o que será apresentado no seu catálogo.

Como expor o catálogo de produtos da melhor forma?

Não adianta nada você ter um material rico e de qualidade, mas que não seja usado da melhor forma possível e nem apresentado aos seus potenciais clientes. Por esse motivo, é necessário pensar em uma estratégia de divulgação do seu material.

A estratégia mais indicada é investir na utilização do meio digital para isso, oferecendo o catálogo de produtos no site da sua empresa, como um canal de vendas ou consulta de informações. 

Esse é um formato que requer menos custos e permite a alteração de artifícios que podem otimizar a experiência que um cliente tem, com o uso da inclusão de vídeos ou a possibilidade da compra direta. 

Fora isso, você pode adotar uma plataforma que pode ser usada também nos dispositivos móveis, assim os seus representantes e vendedores externos podem fazer uso desse material de uma forma muito mais personalizada em reuniões com seus clientes, otimizando os resultados.

Crie artes personalizadas de forma automática

O uSocial é um sistema que automatiza a criação de artes e catálogos personalizados para negócios de moda por meio da inteligência artificial. 

Todas as artes criadas automaticamente são personalizadas com a sua marca e cores. Sua única preocupação será publicar ou enviar para os seus clientes!

Você ainda pode fazer edições alterando imagens dos produtos, textos e muito mais. 

Será muito mais fácil começar a divulgação dos seus produtos com artes profissionais criadas automaticamente. Clique aqui e conheça o uSocial!

Desta forma as marcas conseguem garantir que o seu padrão visual será mantido pelos clientes (lojas), e os clientes (lojas) terão materiais para divulgação com muito mais qualidade e velocidade!

Compartilhe