Conheça tipos de mix de produto e saiba definir o ideal para as suas vendas

Você sabe o que é mix de produtos? Na busca pelo melhor desenvolvimento dos negócios, é importante considerar um fator específico: ter um portfólio de produtos adequado. Mas para chegar lá é preciso muito planejamento.

Apenas criar opções novas para os clientes e aprender com a tentativa e erro não é apenas uma escolha muito arriscada, mas uma decisão completamente errada que pode causar muitos danos à empresa.

Por isso, antes de expandir as opções de produtos oferecidos em seu negócio, é preciso ficar atento a alguns detalhes e etapas importantes. Aqui iremos falar sobre o que é mix de produtos e qual a definição do mix de produtos da empresa.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores das empresas é encontrar formas de tornar possível a fidelização do consumidor e de precificação.

Além de um bom atendimento personalizado, é importante se conectar com eles diariamente, o que pode ser alcançado investindo em redes sociais ou estratégias de nutrição por e-mail.

No entanto, existe uma forma mais eficaz de aproximar os clientes da sua marca: aumentar a oferta do seu produto ou serviço.

O que é Mix de produtos?

Um mix de produtos é a definição de um catálogo de produtos que uma empresa vende, assim apresentando a ele a composição do mix de produtos. Ele existe para fornecer diferentes perfis de clientes e capturar uma maior participação de mercado.

Para montar um portfólio de produtos confiável, é necessário considerar alguns fatores. Aqui estão alguns deles:

  • Departamento de atividades corporativas;
  • O tipo de produto ou serviço oferecido;
  • Visão geral do mercado e público-alvo;
  • Escala de negócios;
  • Sazonal;
  • A área de atuação da instituição.

De acordo com a definição de marketing, mix de produtos é um conceito utilizado para representar a variedade que uma empresa oferece ao mercado. Ou seja, o tipo de produto ou serviço que será vendido aos clientes.

Fornecer um portfólio de produtos bom, amplo e segmentado para diferentes perfis de clientes é o objetivo de quase todas as empresas, pois proporciona uma abrangência de mercado maior, capaz de abranger diferentes segmentos e setores de mercado.

O que o mix de produtos tem a ver com coleção de moda? Saiba aqui. | Foto: Freepik.

Para que serve um mix de produtos?

As lojas de varejo existem justamente para oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Se um consumidor visita um ponto de venda e não encontra o que procura, com certeza irá migrar para um concorrente – ou escolher um produto de uma marca concorrente. Varejo e indústria perdem vendas devido ao mix pouco claro.

Também é algo a considerar que muitas vezes não é suficiente ter apenas uma opção disponível. Por exemplo, os consumidores que vão a uma loja em busca de sapatos querem encontrar diferentes opções de cores, materiais, tamanhos, estampas e estilos. A diversidade de produtos não pode ser ignorada no planejamento.

3 dicas de como definir o mix de produtos ideal

Confira a seguir algumas dicas para te ajudar a definir um mix de produtos:

1. Conheça seus clientes

A primeira coisa a fazer na hora de escolher o mix de produtos ideal para o seu negócio é pesquisar seu público-alvo.

A partir do gosto e do comportamento de compra, fica mais fácil entender o que faz sentido oferecer a ele ou o que não faz. Faça as seguintes perguntas:

  • Quais produtos os meus consumidores mais precisam?
  • Devo oferecer itens exclusivos ou sob medida?
  • Qual combinação de cor, design e tamanho devo oferecer?
  • O preço proposto corresponde ao que eles esperam pagar?

Essa análise também ajuda a criar ações de marketing e fidelização mais relevantes, como campanhas com maior chance de sucesso. Portanto, os clientes terão tudo o que desejam para concluir a transação.

A análise de dados esgotados também é fundamental para entender o comportamento do cliente. A partir desse levantamento, podem ser orientadas combinações precisas, produtos específicos e quantidades ideais para cada ponto de venda.

Dessa forma, sua marca pode ganhar vantagens como:

  • Garantir a disponibilidade contínua do produto;
  • Ganhar capilaridade (cobertura de mercado);
  • Vender itens que tradicionalmente estão estagnados em estoque;
  • Aumentar a fidelidade do cliente.

2. Fique atento à sazonalidade

Além da inovação, há outro fator que aumenta a necessidade de modificação do mix: a sazonalidade. Datas especiais como Natal, Dia das Mães, Páscoa e Black Friday quase sempre trazem oportunidades de negócios imperdíveis.

Observe como você pode alterar temporariamente seu mix de produtos. Essa prática ajuda a aumentar as vendas e permite atrair novos clientes.

O controle de estoque eficaz reduz as perdas não apenas nesses períodos, mas ao longo do ano

3. Observe seus concorrentes

Por isso, durante a definição do catálogo de produtos, é importante observar os movimentos dos concorrentes. No entanto, isso não significa imitar uma empresa que concorre com você.

Na maioria das vezes, ao monitorar os produtos oferecidos pelos concorrentes, algumas falhas são encontradas. Esta é uma estratégia muito eficaz porque é baseada na reação. Isso permite que você fique um passo (ou alguns passos) à frente de seus concorrentes.

Aqui, soluções de referência como nossa Plataforma de Análise de Dados Externos podem ser usadas para melhorar a eficiência do processo. Com ele, compare as métricas da sua cadeia de suprimentos para ver como seu desempenho individual se relaciona com a média de outras empresas do mercado.

Plataforma de análise de concorrentes e benchmarks da uMode

Isso permite que você defina seu posicionamento para desenvolver um plano de ação mais forte e melhorar o desempenho do seu negócio.

Por isso, esperamos que as orientações fornecidas o ajudem a definir o mix de produtos ideal para sua empresa. Como resultado, você pode melhorar sua diferenciação competitiva e se destacar no mercado.

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