IA Generativa na Moda: O futuro está sendo criado agora

Recentemente, a Adobe apresentou uma inovação incrível na indústria da moda: o "Primrose", um vestido com tecido digital que tem a capacidade de mudar em tempo real.

Este tecido revolucionário, revelado durante a Max Conference, é considerado uma espécie de tela programável. Se não teve a oportunidade de ver, confira o vídeo abaixo:

 

 

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) generativa está trazendo mudanças significativas para o mercado da moda, e é natural que muitas empresas, incluindo a uMode, estejam explorando essas inovações.

Nos últimos tempos, temos sido questionados por diversos líderes do mercado sobre nossa abordagem em relação a essas inovações. Portanto, decidimos compartilhar “um cheirinho” (como diz o meu sócio Sandro Costa) do que estamos desenvolvendo em colaboração com grandes grupos de moda aqui no Brasil.

No mercado da moda, várias tecnologias já estão sendo aplicadas com sucesso. Algumas delas têm resultados específicos, como melhorar o caimento das roupas, a composição de looks e até a transformação de fotos estáticas em imagens contextualizadas, incluindo a substituição dos modelos nas imagens.

O futuro está sendo construído agora

Na uMode, estamos conduzindo um experimento inovador em parceria com um grupo de moda (que ainda não podemos revelar o nome), que está enfrentando um desafio interessante. 

Após a conclusão do contrato com o modelo, algumas peças de sua coleção se esgotaram, tornando impossível a divulgação de determinadas fotos de catálogo que compunham os looks. 

Em vez de fazer uma nova sessão de fotos, utilizamos a inteligência artificial para reposicionar as fotos estáticas e substituir os modelos por imagens de pessoas que parecem extremamente realistas.

O resultado foi surpreendente. As imagens obtidas apresentaram movimento sutil, contexto e uma autenticidade que não denuncia seu processo de criação por meio da IA. 

No entanto, como em qualquer processo de inovação, enfrentamos limitações tecnológicas que ainda restringem a aplicação em larga escala. Atualmente, o processo é altamente personalizado para atender às necessidades específicas de cada projeto.

Acreditamos que, dada a rápida evolução dessas tecnologias, em breve, as marcas poderão incorporá-las em suas operações de forma mais ampla. A uMode está na vanguarda desse avanço e está comprometida em evoluir essas iniciativas em colaboração com empresas que compartilham a visão e a crença no poder da inovação.

A inteligência artificial generativa está moldando o futuro da moda, e estamos animados para fazer parte dessa transformação.

O desafio da área de Inovação X a rotina diária

No entanto, apesar do entusiasmo em torno das inovações, muitas empresas enfrentam um desafio contínuo: a rotina do dia a dia que "engole" a criatividade e a experimentação. 

Mesmo com áreas dedicadas à experimentação, a pressão constante para manter o "core business" funcionando muitas vezes suprime a busca pela inovação.

É comum ouvir frases como "isso seria legal testar" ou "um dia quero implementar isso" em grandes empresas. Embora haja uma faísca de entusiasmo pela inovação, essa faísca muitas vezes se apaga rapidamente em meio à agitação diária, numa tendência de recuar para o que é familiar e seguro, ou seja, o famoso “sempre foi assim” que eu tanto abomino….

Eu acredito que a inovação constante é a chave para o futuro da moda e na uMode estamos comprometidos em manter essa chama acesa. 

A inteligência artificial generativa está moldando o futuro da moda, e justamente por isso, quero te fazer um convite...

O que acha de criar um protótipo com IA para seu negócio em apenas 10 dias?

Se você faz parte de uma empresa de moda e deseja explorar o potencial da inteligência artificial generativa eu te convido a participar do nosso evento IA SPRINT. 

Durante 10 dias, você terá a oportunidade de criar protótipos com IA para o seu negócio de moda. Esse evento é projetado para ajudar empresas a aproveitar o impacto da IA de forma prática e eficaz.

Você terá uma imersão completa na inteligência artificial, compreendendo suas aplicações, limitações e possibilidades de impacto nos negócios de moda.

E tudo isso, trabalhando ao lado de um time de especialistas, incluindo profissionais experientes em moda, engenheiros de software, analistas e cientistas de dados.

Este evento é voltado para empresas de moda modernas com times de tecnologia que desejam maximizar o potencial da IA em seus negócios e estão abertas a explorar novas tecnologias para melhorar seus processos e produtos.

Não perca a chance de acessar o poder da inteligência artificial em seu negócio de moda. Saiba mais e tire suas dúvidas.

Clique no link abaixo e faça a sua pré-inscrição agora mesmo e vamos juntos construir o futuro do mercado da moda.

IA Sprint - Inteligência Artificial na moda (umode.com.br)

Compartilhe