6 DICAS PARA CRIAR UMA ETIQUETA CERTA [+ MANUAL COMPLETO]

Etiqueta Certa
Postado em 17 de Junho - leitura de 3 minutos

6 DICAS PARA CRIAR UMA ETIQUETA CERTA [+ MANUAL COMPLETO]

1) COMO INFORMAR OS ITENS OBRIGATÓRIOS NA ETIQUETA

Todas as informações obrigatórias precisam estar no produto, através de um MEIO.

O meio mais conhecido são as etiquetas impressas costuradas na peça, mas você também pode utilizar como meio Carimbos ou Estampas, desde que seja indelével e permanente - isso quer dizer que não podem soltar ou apagar do produto durante toda a sua vida útil.

E você pode ter várias etiquetas no mesmo produto, com as informações divididas nessas etiquetas.

Por exemplo: em uma calça, você pode ter no centro do cós uma etiqueta com o nome da marca, o CNPJ e o tamanho da peça e na lateral você pode costurar outra etiqueta com a composição, os cuidados de conservação e o país de origem.

Preste atenção no tamanho mínimo dos caracteres. As letras e números precisam ter no mínimo 2 mm de altura. Pode ter mais que 2 mm, nunca menos.

Outra coisa importante é que as informações obrigatórias devem estar em igual destaque, ou seja, que elas devem ter o mesmo tamanho e largura.

Você não pode dar destaque para uma palavra em negrito ou itálico.

2) COMO INFORMAR A IDENTIFICAÇÃO FISCAL NA ETIQUETA

A Razão social ou nome fantasia não podem ter abreviações e devem estar exatamente iguais à forma escrita no cartão do CNPJ.

Você pode utilizar a sua marca somente se ela estiver registrada no INPI, que é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

3) COMO INFORMAR O PAÍS DE ORIGEM DE FABRICAÇÃO NA ETIQUETA

Você pode optar por informar apenas o nome do país ou incluir prefixos como: Fabricado por, Produzido no, Feito no, Indústria brasileira, Industria chinesa, etc.

Nesses casos, apenas preste atenção nas concordâncias, ok?

4) COMO INFORMAR A COMPOSIÇÃO TÊXTIL NA ETIQUETA

Para informar a composição da peça use somente os nomes genéricos das fibras.

Nomes comerciais como Raion, Lurex, Nylon não são permitidos. Junto com o nome, você deve indicar o percentual de massa que as fibras representam no

Produto, e a ordem informada obrigatoriamente deve ser decrescente, ou seja, do maior para o menor.

5) COMO INFORMAR O TAMANHO NA ETIQUETA

O regulamento de etiquetagem diz que é obrigatório fazer apenas uma indicação de tamanho, mas a forma de fazer essa indicação não é regulamentada, por isso vale indicar tamanhos tanto em números como em letras, desde que seu consumidor entenda.

6) COMO INFORMAR OS CUIDADOS PARA CONSERVAÇÃO DO PRODUTO NA ETIQUETA

Por último, os cuidados para conservação do produto precisam seguir as regras da norma da ABNT NM ISO 3758:2013.

Segundo a norma, os cuidados podem ser informados em símbolos ou em textos na ordem: lavagem, alvejamento, secagem em tambor, passadoria e limpeza profissional.

Sendo que os símbolos precisam ter, no mínimo, 16mm2.

DOWNLOAD DO MANUAL DE COMO FAZER A ETIQUETA CERTA

Neste link você pode fazer o download do e-book “MANUAL DE COMO FAZER A ETIQUETA CERTA”. Nele você terá um guia com todas as informações que precisa para desenvolver corretamente as etiquetas dos seus produtos.

Esse é o terceiro post de uma série de três textos sobre o universo de etiquetas têxteis que você precisa saber. Para obter mais informações, leia os posts:

Cadastre-se e fique pode dentro das novidades