Digitalização na Gestão da Pilotagem com uMode Fashion PLM
A DRO Confecções, localizada no Brás em São Paulo/SP, com mais de 30 anos de experiência, atua com a confecção private label para grandes marcas (Reseva, Baw, Arezzo...) tanto para moda masculina e feminina. A empresa mantém uma marca própria chamada DRO Jeans e se destaca pela excelência na qualidade, estilo e durabilidade de suas peças, mantendo um custo acessível e acompanhando as tendências globais de moda e linha profissional.
Seu atual Diretor Executivo da DRO, José Bestros, cresceu em meio a linhas de costura e pilhas de tecidos na confecção fundada por seu pai nos anos 80. Após decidir entrar no negócio da família, José rapidamente descobriu que o setor têxtil não era um mar de tranquilidade. A competição com a informalidade, a complexidade na produção e a necessidade de atender clientes cada vez mais exigentes eram desafios diários.
Prévia do Case!
"E se eu falasse para você que a gente vai tirar a uMode daqui hoje?"
Ao conhecer a uMode, a visão de um processo mais bem estruturado e capaz de mitigar erros recorrentes na produção de peças piloto encontrava um caminho para realmente se tornar realidade em meio a confecção.
Já nos primeiros anos à frente da DRO, José percebeu que, sem controle rigoroso de processos, a empresa não conseguiria crescer de forma sustentável.
As planilhas e controles manuais eram insuficientes para a dinâmica da moda moderna e era preciso encontrar uma solução para acelerar o crescimento da confecção.
Foi nesse momento de turbulência que ele decidiu implementar o uMode.
No início, houve resistência: a equipe estava acostumada ao modo informal e improvisado de operar.
"As pessoas tinham dificuldade em ver valor em controlar pilotos, achando que o foco deveria estar apenas nos pedidos de produção".
comenta José (Diretor Executivo).
Mas José enxergava longe. Sabia que, sem gestão eficiente, a DRO jamais atenderia grandes clientes com excelência.
"Pilotagem desorganizada, pedidos sem rastreabilidade e produção sem previsibilidade – era um caos. A cada mês, 300 pilotos circulavam pela fábrica e, sem um sistema eficiente, muitas vezes perdíamos prazos e qualidade."
José Bestros - Diretor DRO
Com a solução da uMode aplicada nas necessidades da confecção private label, o visão da digitalização se tornou cada vez mais real.
Com a chegada da uMode, a Confecções DRO passou por uma verdadeira revolução. A integração dos processos começou pela pilotagem, com cada peça rastreada em tempo real através de dashboards dinâmicos.
As fichas técnicas se conectaram aos sistemas de controle de estoque e compras, assegurando que cada detalhe – como o tecido certo e o cadarço correto – estivesse disponível na hora certa.
O objetivo era suavizar a transição digital, minimizando o impacto e ajudando as pessoas a se adaptarem ao upgrade para o digital.
"Antes, um simples erro de cor no bordado atrasava toda a linha de produção. Agora, temos controle total e isso não acontece mais".
José Bestros - Diretor Executivo da DRO Confecções
A comunicação com clientes e fornecedores também melhorou significativamente.
As demandas e ajustes de clientes como Arezzo eram rapidamente registradas no sistema, garantindo que nenhuma alteração passasse despercebida.
Com a uMode, José e sua equipe agora sabiam exatamente quando cada peça entrava na produção, quais eram os gargalos e quando o produto final estaria pronto para entrega.
Case rápido!
Confira o case resumido (4 mins)
Ao contar com o uMode Fashion PLM, todo o processo de pilotagem e comunicação junto a clientes (grandes marcas) foi simplificado. Garantindo maior controle, elevando a qualidade do desempenho do time e acelerando a velocidade de entrega.
O impacto é enorme. A produtividade da confecção DRO aumentou em 40%, com uma redução significativa nos erros de produção.
O tempo de desenvolvimento de uma peça piloto foi reduzido pela metade, e a empresa passou a entregar 300 pilotos mensais com eficiência, sem perder qualidade.
"Hoje, lidamos com 900 produtos simultaneamente – entre entregas, desenvolvimento e novos pedidos – sem perder o controle. Isso só foi possível com a uMode,"
- celebra José.
Outro marco foi a conquista de clientes estratégicos, como grandes marcas que passaram a confiar na precisão e na previsibilidade da DRO.
"Eles sabem que, aqui, cada processo é rastreável e transparente. Isso é um diferencial que muitos concorrentes ainda não têm."
- cita o Diretor Executivo.
Além dos resultados operacionais, a uMode também trouxe tranquilidade para José.
"Agora posso prever gargalos e organizar as prioridades da equipe com antecedência. Isso tirou um grande peso das minhas costas e trouxe mais segurança para o negócio,"
- comenta ele.
Principais impactos positivos:
Melhor Organização
Foi possível rever processos e reorganizar o que precisava ganhar eficiência. Isso tornou todo o processo de pilotagem mais rastreável e transparente para o time e equipe diretiva.
Visibilidade e Cronograma
Com a possibilidade de monitorar o progresso em tempo real, pode-se agora prever com assertividade quando cada piloto irá ficar pronto e agir rapidamente quando surgem pontos de atraso.
Comunicação Sem Falhas
Centralizando a comunicação na uFlow, as dúvidas sobre os detalhes das peças, quando foram sinalizados e por quem, deixaram de existir. Minimizando fortemente os erros por falhas de comunicação.
Time Mais Produtivo
Cada envolvido no time tem seu papel e consegue utilizar a uFlow para obter informações e dar continuidade ao seu trabalho. Sem mais depender de rever informações que antes estariam dispersas.
Integração Com Clientes
A integração da uFlow diretamente com clientes relevantes (como Reserva, Baw e outros) tornou possível automações na comunicação entre confecção e marca.
Case completo!
Confira o case na íntegra (20 mins).
Há produtividade da DRO saltou 40% com a mesma estrutura ao evitar ineficiências e retrabalhos.
A partir do crescimento oportunizado pela digitalização, a DRO faz a gestão de mais de 900 pilotos todo mês.
É a taxa de aprovação do time DRO quanto a jornada de digitalização da empresa.
Antes da uMode Fashion PLM
Depois da uMode Fashion PLM
Comunicação
Informações desencontradas, anotações manuais, áudios por WhatsApp, ligações por telefone, e-mail...
Comunicação de forma centralizada e organizada, garantindo a segurança das informaçõe
Acesso à Informação
Acesso lento e complexo, principalmente de forma analógica, em fichas impressas ou diretamente com pessoas.
Acesso digitalizado à informação, encontrados de forma fácil na uMode Fashion PLM.
Visibilidade e Monitoramento
Sem visibilidade clara, faltando clareza sobre o andamento dos processos e progresso das pilotos.
Visibilidade e monitoramento em tempo real, podendo acompanhar o progresso e medir prazos com precisão.
Percepção dos Clientes
Com a dificuldade de controle e padronização, havia uma percepção de que era uma confusão a entrega da confecção.
Percepção de alta qualidade de gestão, onde clientes confiam na capacidade e qualidade da entrega da confecção.
Integração de Sistemas
Necessidade de reportar manualmente o andamento de cada piloto e o seu prazo atual.
Conexão direta com o Fashion PLM utilizado por clientes relevantes, gerando um fluxo de informações automatizado e mais eficiente.
Descubra o uMode Fashion PLM.
A uMode Fashion PLM integra toda a cadeia de valor de seu negócio de moda.
Áreas que atuamos: Gestão, Planejamento, Estilo, Produto, Produção, Compras e Vendas.
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