Digitalização do Desenvolvimento e Gestão de Coleções.
Rony Meisler CEO e co-fundador da Reserva (direita) com Alexandre Birman, CEO do grupo Azzas 2154. Divulgação.
A Reserva, empresa carioca referência em moda masculina e hoje parte do grupo AR&CO, viu-se diante de um dilema. Seu time de produto, que tinha o objetivo de entregar coleções inovadoras, de repente estava desconectado. A sinergia, antes construída nos encontros presenciais, no dia a dia e na interação direta, já não era possível.
Os processos, que antes fluíam naturalmente, agora estavam travados com as restrições de interação física. Antes, todo o trabalho acontecia no mundo físico; era analógico - com dados e informações em papel e sistemas locais. Com a necessidade do trabalho remoto sem interação presencial, as ferramentas e processos utilizados não serviam mais.
A necessidade de digitalização tornou-se obrigatória, mas parecia uma montanha alta demais para escalar, dadas as múltiplas mudanças acontecendo simultaneamente.
Na busca por soluções para este desafio, a Reserva se aproximou da uMode ao buscar uma "digital enabler" especializada em promover a digitalização de negócios de moda.
Nosso primeiro movimento, entendendo que cada processo na Reserva era único e merecia uma abordagem personalizada, foi mergulhar na realidade da empresa.
Nos dedicamos a entender como as pessoas trabalhavam, como os processos eram executados e quais ferramentas eram utilizadas, analisando o fluxo de trabalho existente e os desafios enfrentados devido à falta de um sistema integrado.
"Ficou evidente que a digitalização era não apenas possível, mas também promissora para revigorar e potencializar a colaboração e eficiência que sempre foram marca do time Reserva."
Equipe Reserva
Com clareza sobre as necessidades e desafios da Reserva, iniciamos a implantação do módulo de gestão de coleções do uMode Fashion PLM (Product LifecycleManagement).
Foto Casa Reserva - Morumbi Shopping em São Paulo/SP. Divulgação.
Lideramos cada etapa da implantação do PLM com suporte contínuo da equipe uMode, iterando em tempo real com todos os envolvidos - equipe e fornecedores.
O objetivo era suavizar a transição digital, minimizando o impacto e ajudando as pessoas a se adaptarem ao upgrade para o digital.
"A ideia foi fazer o máximo para mudar o mínimo possível e não gerar confusão para o time".
Ju Ferré - Chief Product Officer da uMode
Iniciamos com uma POC (Prova de Conceito) de 3 meses, um período desafiador que solidificou a confiança da Reserva, resultando na renovação do contrato por 18 meses. Durante esse tempo, detectamos melhorias necessárias tanto para os sistemas da uMode quanto para o ERP.
Durante a POC, tivemos a colaboração de:
22 pessoas da Reserva, desde o estilo até a diretoria;
Mais de 200 horas dedicadas à customização do software;
Mais de 160 horas de integração com o ERP, e;
Mais de 50 horas de treinamentos realizados online.
A transição para o uMode Fashion PLM não só reestabeleceu a sinergia perdida, mas ampliou a capacidade da Reserva de gerir o desenvolvimento de coleções. Uma verdadeira reviravolta no cenário desafiador que a pandemia apresentava.
Alguns dos benefícios significativos da digitalização foram observados:
Centralização e Organização
O time agora podia operar de forma centralizada e organizada, com todas as informações necessárias em um único local.
Acompanhamento em Tempo Real
Foi possível monitorar o progresso em tempo real, permitindo uma resposta rápida a qualquer desafio que surgisse.
Comunicação Melhorada
A criação de um canal de comunicação oficial entre os stakeholders melhorou significativamente a coordenação e a comunicação entre as equipes.
Autonomia e Eficiência
Com níveis de acesso customizados, cada membro do time tinha a autonomia necessária para executar suas tarefas de forma eficiente.
Integração com Sistemas
A integração com a Lynx e posteriormente com o SAP proporcionou uma conexão fluida com os demais sistemas utilizados na Reserva, promovendo um fluxo de informações mais coeso e eficiente.
Crescimento de 4x no volume de desenvolvimento de produtos mantendo o mesmo tamanho de equipe.
Redução de 25% no trabalho operacional de follow-up de desenvolvimentos pela equipe de estilo.
Diminuição de mais de 30% nos erros de aprovação de engenharia/pilotos, graças à digitalização e centralização na plataforma.
A melhoria foi clara, o que antes parecia impossível - ainda mais no prazo urgente - virou realidade.
Antes da uMode Fashion PLM
Depois da uMode Fashion PLM
Comunicação
Conversas dispersas através de vários canais, muitas vezes levando a informações desencontradas.
Conversas centralizadas e organizadas, facilitando o acesso e a troca de informações entre as equipes.
Acesso à Informação
Acesso à informação principalmente de forma analógica, com dados e informações em papel e planilhas.
Acesso digitalizado à informação, com dados organizados e facilmente acessíveis na plataforma.
Monitoramento
Monitoramento manual e demorado dos processos e progresso das coleções.
Monitoramento em tempo real com dados organizados e acessíveis, facilitando o acompanhamento do progresso.
Interação com Fornecedores
Interação despadronizada, com múltiplos canais e planilhas redundantes, levando ao registro de informações repetidamente em locais não oficiais e gerando confusão sobre a versão correta dos dados.
Interação integrada em uma plataforma única, onde fornecedores inserem e validam informações alinhadas ao ERP, centralizando e garantindo a governança e integridade dos dados.
Integração de Sistemas
Necessidade de inserir manualmente nos sistemas digitais os dados que estavam em papel.
Conexão fluida com os demais sistemas utilizados, promovendo um fluxo de informações mais coeso e eficiente.
Descubra o uMode Fashion PLM.
A uMode Fashion PLM integra toda a cadeia de valor de seu negócio de moda.
Áreas que atuamos: Gestão, Planejamento, Estilo, Produto, Produção, Compras e Vendas.
© uMode. 2025. Todos os direitos reservados.
Instagram
LinkedIn
Youtube
TikTok