Como transformamos o processo de fechamento de Lacre na Reserva
Essa frase representa perfeitamente a realidade da engenharia de produto em moda. Aquela peça deslumbrante na vitrine não surgiu do nada. Ela é fruto de um processo meticuloso, repleto de cuidado, atenção e, claro, muito carinho.
Neste processo há uma pressão que está sempre à espreita – a corrida contra o tempo para que as peças cheguem às lojas no prazo planejado. E há um momento do processo em que a pressão alcança seu ápice: lacrar a coleção.
No processo de lacre, cada peça da coleção é submetida ao olhar criterioso do time.
Cada peça da coleção é submetida ao olhar criterioso do time. Cada detalhe é analisado com precisão. Lacradas, essas peças se tornam a referência – todas as reproduções devem espelhar exatamente a sua qualidade e suas características.
Centenas de produtos, cada um com suas particularidades. Some a isto às constantes idas e voltas com fornecedores. O que poderia parecer uma tarefa tranquila se transforma rapidamente em um monumental desafio. E coordenar tudo isso? É uma verdadeira dança entre diversos departamentos e fornecedores.
"...À primeira vista, pode até parecer simples, mas a realidade é bem diferente."
Equipe Reserva
O grande questionamento é: como é possível fechar o lacre de toda a coleção dentro do prazo?
Ao refletirmos sobre o desafio, vamos chegar no processo e como rodá-lo com eficiência. Automaticamente surgem algumas perguntas:
Como garantir a qualidade da informação?
Como gerir tantas pessoas?
Qual fornecedor precisa de mais atenção agora?
Como saber qual produto priorizo no processo?
Como casar recebimento de matéria prima, data de entrada na loja e priorização do lacre?
Como diminuir retrabalho?
Como reportar status ao time e a diretoria?
E se eu te dissesse que há maneiras de responder estas perguntas e otimizar o processo a um ponto de reduzir em até 90% os imprevistos e retrabalhos?
Não é magia e não é só tecnologia. A chave está na tríade: pessoas, processos e uma boa ferramenta.
Vamos explorar na prática como isso funciona.
A Reserva, empresa carioca referência em moda masculina e hoje parte do grupo AR&CO, desenvolve coleções com centenas de peças distintas.
O processo do lacre, essencial para garantir a vestilibilidade e alto nível de qualidade de cada peça, sempre foi um marco desafiador nessa jornada.
Os desafios específicos que a Reserva enfrentava eram:
Comunicação com o time
Em meio a um ambiente tão dinâmico, manter todos os membros do time atualizados sobre mudanças, feedbacks e decisões tornou-se um desafio. Por exemplo, se uma peça sofria uma alteração, garantir que todos estivessem cientes e alinhados era crucial para evitar retrabalho e ineficiências.
Gestao de fornecedores
A Reserva, ao trabalhar com uma diversidade de peças, interagia com diversos fornecedores, cada um com suas especificidades. Um exemplo prático: um fornecedor poderia ter um prazo diferente ou uma técnica de produção distinta e alinhar esses nuances era fundamental para a continuidade da produção.
Visibilidade do processo
Com tantas peças em movimento, um desafio concreto era determinar rapidamente quais itens já haviam sido lacrados e quais ainda estavam pendentes. Sem esta clareza, atrasos e possíveis falhas poderiam surgir no processo de lacre.
Os processos de feedback de prova de roupa, apesar de configurados para tipos de produto diferentes, são padronizados. Garantindo que todos do time sigam o mesmo processo, não esqueçam de nenhum item e garantam a qualidade do trabalho.
Cada produto é estudado separadamente, em todo o seu detalhamento. Isto permite controlar o processo de lacre de modelagem, aprovação de estampas, lab dips e cada parte do produto que precisa de uma aprovação especial.
Cada aprovação dentro do produto tem seus controles de envio e recebimento compartilhados com os fornecedores responsáveis por dentro do sistema, fazendo com que os prazos sejam cumpridos e que nenhuma peça fique esquecida.
Em tempo real, com a finalização do processo, os fornecedores são avisados automaticamente pelo sistema e têm acesso imediato a todo o detalhamento de provas, fotos e vídeos necessários para seguir com a repilotagem ou iniciar a produção.
Todo o processo é minuciosamente controlado para garantir que os atrasos e imprevistos não aconteçam. Fazer um processo de lacre de maneira eficiente é garantir o início da produção e o produto na loja no tempo planejado.
Antes da uMode Fashion PLM
Depois da uMode Fashion PLM
Comunicação
Todo o controle era feito por e-mails, WhatsApp e planilhas diversas, as informações se perdiam e o controle era caótico.
Unificação e padronização dos procedimentos dentro de um ambiente compartilhado com o fornecedor, garantindo transparência e velocidade na informação.
Acesso à Informação
Falta de visibilidade sobre o desempenho individual e coletivo, dificultando a gestão e a responsabilização.
Acesso a dados precisos sobre o desempenho de cada membro da equipe, facilitando a gestão e promovendo responsabilidade.
Visibilidade e Monitoramento
Monitoramento manual e ineficiente, com atrasos, falhas de comunicação e falta de sincronia com as necessidades de entradas na loja.
Monitoramento automatizado em tempo real, permitindo ajustes ágeis e eficientes no processo.
Interação com Fornecedores
Processo de aprovação demorado e subjetivo, com comunicação lenta e trabalhosa.
Processo de aprovação ágil e baseado em dados concretos, acelerando o tempo para liberação de produção.
Integração de Sistemas
Comunicação complexa e falha, com fichas e informações desatualizadas.
Processo rápido e eficiente envolvendo times diversos, sempre com atualização em tempo real.
Coordenação da Equipe
Comunicação fragmentada e descoordenação entre as equipes.
Comunicação fluida e coordenação apurada entre todas as equipes envolvidas.
Impacto na Entrega de Coleções
Atrasos e inconsistências na liberação de produção.
Cronograma seguido, processo controlado e ajustes feitos com tempo hábil.
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