Foto de Freepik

Aprenda como criar ficha técnica para diminuir erros e facilitar o processo!

A ficha mais importante do seu produto!

Juliana Ferré
Postado em 09 de Dezembro - leitura de 6 minutos
Foto de Freepik

A ficha técnica é um dos documentos mais importantes dentro de qualquer confecção. É nela que está concentrada toda a informação do produto, teoricamente, com ela é possível reproduzir o produto nos mínimos detalhes.

Porém, mesmo com toda essa importância, muitas vezes ela é negligenciada pelos profissionais por falta de tempo, atenção ou até mesmo por não estar bem estruturada.

A seguir, eu vou dar dicas importantes para você construir a melhor ficha técnica para o seu produto e para o seu negócio. Sim, isso mesmo! E é importante que você conheça o tipo de negócio no qual trabalha, saiba quais são todos os processos ao longo da vida do produto dentro do negócio, para direcionar as informações que serão colocadas na ficha técnica. 

Caso você trabalhe em uma confecção em que todo o processo de modelagem, pilotagem, produção, acabamento e expedição seja feito internamente, você precisa ter uma ficha que contemple as informações para todas essas fases do produto, levando a informação correta para todos os profissionais envolvidos nos processos, prevenindo assim, retrabalhos, erros, falta de comunicação e, principalmente, perda de tempo e dinheiro. 

Mas, caso a empresa que você trabalha, terceirize todo o trabalho e você receba a peça e produção prontas, sua ficha pode ser mais simples só atendendo às necessidades de informação que o  controle de qualidade vai precisar ter no ato do recebimento de produção. 

Agora, vou falar de todos os pontos importantes para uma ficha completa e aí você segue o que fizer mais sentido para o seu negócio: ;)

  • INFORMAÇÕES GERAIS: é o início da ficha, logo no topo, você tem que trazer todas as informações cadastrais daquele produto, tais como: referência, descrição, coleção, tema, estilista responsável, modelista responsável etc.
  • GRADE: aqui você mostra qual grade de tamanho esse produto será produzido.
  • DESENHO / FOTO: geralmente essa é a parte central da ficha e a que ocupa maior espaço. O desenho ou a foto do produto são fundamentais para a visualização e identificação da peça e são importantes, porque podemos apontar observações específicas com ajuda de setas  ou sinalizar detalhes que não podem ser deixados de lado.
  • MATERIAIS PRINCIPAIS: impossível existir uma ficha técnica sem haver a indicação de qual material a peça será feita. Informações do nome , referência, fornecedor, largura, composição, gramatura, rendimento, preço etc, podem ser vitais para o seu desenvolvimento, então não podem ser deixadas de lado. Essas informações têm que ser preenchidas para todos os materiais que compõe o produto.
  • AVIAMENTOS: tudo que foi falado acima, vale para os aviamentos. Quanto o maior número de detalhes, melhor para o departamento de compras e produção. Lembrando que, fotos dos materiais são ótimos aliados do controle de qualidade, para eles conseguirem ver exatamente qual aviamento foi pedido e evitar recebimento de produtos em desacordo.
  • MATERIAL BÁSICO: além dos materiais principais e aviamentos, sua peça é construída com muitos outros itens como: linhas, fios, elásticos, fechos, ganchos, entretelas etc. Por isso, se você está em uma empresa que tem desenvolvimento e produção interna, a indicação desses materiais na ficha é fundamental para que tudo saia com agilidade, evite refações e não crie situações desconfortáveis entre integrantes da equipe.
  • ETIQUETAGEM: quais etiquetas, tags, embalagens vão nessa peça? Ela vai ser entregue dobrada ou no cabide? Qual a localização de cada etiqueta e tag? A ficha técnica é o lugar para documentar todas as informações, pois etiquetas erradas além de gerar multa, causam muito retrabalho da produção, perda de tempo e dinheiro!
  •  COSTURA E ACABAMENTOS: como deve ser construída a peça? Qual é o tipo de acabamento? Em um primeiro momento, achamos que só quem trabalha com desenvolvimento e produção interna precisam se preocupar com isso. Mas não se esqueça que mesmo terceirizando esses processos, a escolha de costura e acabamentos podem ser cruciais para definir a qualidade e características do seu produto final, por isso, não deixe de pensar, desenvolver e registrar essas informações na ficha técnica.
  • PROCESSOS E TERCEIRIZADOS: a indicação de todos os processos por qual sua peça caminha e qual é o terceirizado responsável por elas individualmente, é fundamental para o planejamento de produção e viabilização do seu produto da maneira com que você idealizou.
  • SEQUÊNCIA OPERACIONAL E DE MONTAGEM: se você trabalha dentro da confecção, não pode deixar de indicar qual a sequência das etapas que o produto vai passar do começo ao fim. Assim é possível fazer o planejamento da produção, prever melhorias e evitar problemas de produção.

Com todas essas informações detalhadas e documentadas na sua ficha técnica, você estará segura de que o produto vai sair conforme o desenvolvimento e que não haverá dúvidas dos demais integrantes da equipe, quanto aos itens que compõem o produto e quais processos e pessoas são necessárias para fazê-lo existir.

Fique à vontade para incrementar a ficha técnica de acordo com as necessidades da sua empresa! 

A função principal da ficha, é documentar todas as informações do produto para que ele possa existir mesmo com você de férias! Ou seja, se na sua empresa é fundamental ter tabela de medidas, indicações de prazos de entrega, de encaixe de corte e modelagem, inclua tudo isso na ficha! 

E ainda, há a possibilidade de você dividir a ficha técnica para as necessidades de cada departamento, assim você não terá um documento gigante e facilitará a leitura das informações. 

Para facilitar, eu criei um modelo de ficha técnica completa pra você. Baixe aqui e comece a usar.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a ter mais insumos para deixar sua ficha mais eficaz e ativa na vida do seu produto.

E se você ainda não tem um cronograma para desenvolver suas coleções, aproveite para pegar esse material que preparei também com a melhor maneira de você ter mais agilidade, proatividade, não perder os prazos das entregas e ter o controle da sua coleção. É gratuito!

Bjão

Ju Ferré.

Cadastre-se e fique pode dentro das novidades