Foto de Freepik

Como acompanhar o status do seu mix de produto?

Como não se perder no planejamento no meio da loucura do desenvolvimento de produto!

Juliana Ferré
Postado em 09 de Dezembro - leitura de 4 minutos
Foto de Freepik

Receber o mix de produto é o início da etapa de desenvolvimento de coleção e o sinal de que precisamos finalizar a pesquisa e colocar a mão na massa para desenvolver os produtos e materializá-los.

Dependendo da empresa que você trabalha, você recebe um mix mais enxuto ou longo e extremamente detalhado, mas independentemente de como ele venha pra você, o fato é que você precisa acompanhá-lo diariamente, para não se perder na loucura do desenvolvimento e lá no final descobrir que "esqueceu" de passar o processo de algum tipo de produto. 

Pra isso acontecer, organização e planejamento são fundamentais para você não se perder no meio do caminho sem saber para onde ir. Então, a seguir vou te dar algumas dicas para tornar esse acompanhamento prático, rápido e nada dolorido. Confira!

Agilizando seu status de produto

Tenha noção de custo dos seus processos, fornecedores e parceiros:

Não basta desenvolver o número correto de determinada categoria se eles não estão nos custos corretos! Sei também que custo exato em muitos casos, só é fechado após a finalização da pilotagem, mas se você conhecer seu fornecedor de mão de obra ou o valor do seu tempo de produção e o custo da matéria-prima, é possível estimar qual será o valor do produto final.

Com isso, você já consegue ser assertivo no momento de desenvolver, focando nas faixas de preço que você precisa, simplesmente direcionando a matéria prima e a mão de obra adequadas para o seu budget. Nesse caso, a ajuda do histórico de custos de coleções passadas é um grande aliado para "conhecer" melhor o custo de mão de obra. ;)

Ter margem de erro

Por mais que tenhamos convicção nos nossos parceiros e das nossas escolhas de desenvolvimento, sabemos que muitas vezes o produto final não fica conforme o planejado. Infelizmente, em muitos casos, não há tempo hábil para refazê-lo e ele acaba sendo cancelado. Porém, se no desenvolvimento de produto você não trabalhou com uma gordura para "erros", qualquer cancelamento pode comprometer o resultado da sua coleção, fazendo com que você não entregue o trabalho completo no prazo estipulado. 

Por isso, é fundamental, contar com essa margem e passar desenvolvimentos a mais do que o seu mix de produto permite. Assim, você sempre terá "peças na manga" para cobrir qualquer buraco. Ah, atenção! Qualquer desenvolvimento de peça gera custos, então fazer muito a mais do seu planejamento é falta de respeito e estratégia profissional. Seja inteligente e responsável.

Organize-se

ANTES de começar a desenvolver

Antes de começar a passar todos os seus desenvolvimentos pra frente, é importante você parar, analisar todas as suas fichas e contabilizá-las comparando com o que foi passado no mix de produto. Assim, você cria um resumo, reavalia tudo o que você definiu enquanto estava montando os desenvolvimentos e já consegue saber se algo está pendente ou se algo está sobrando.

DURANTE o desenvolvimento

Essa é a parte que os profissionais mais deixam escapar. Durante o processo, enquanto você passa os desenvolvimentos para os modelistas, terceirizados ou representantes, é comum que novos produtos sejam criados e/ou produtos que estavam planejados sejam "cancelados", sem mesmo terem saído do papel. Porém, é fundamental para sua organização, que você copie TUDO o que passou para todos. Mesmo que já tenha a ficha, sinalize-a de maneira que saiba que ela realmente foi passada e crie fichas dos produtos novos para você não perder o controle da sua coleção.

DEPOIS de todo o dia de desenvolvimento

No final de cada dia de desenvolvimento passados, é muito importante criar o hábito de revisitar todas as anotações, sinalizações e contabilizar tudo novamente. Assim, você vai conseguir se manter sempre em dia e consciente do status do seu desenvolvimento em relação ao mix de produto estipulado. 

Como pode ver, organização e hábitos de controle são fundamentais para se manter atualizado e ciente do que está na sua coleção. Em um primeiro momento pode parecer chato e sem necessidade, mas esses simples atos feitos diariamente, trazem muita agilidade, evitam muitos problemas e dores de barriga que poderão acontecer quando você não tiver mais prazo para consertar.

Cadastre-se e fique pode dentro das novidades